É impossível não perceber que Bogotá está cercada por montanhas. Encravada na Cordilheira dos Andes, ela tem um ambiente especial, um aspecto que é todo seu, e a gente consegue perceber isso melhor subindo o Cerro Monserrate.
Cartão-postal bogotano, queridinho de turistas e moradores – muitos moradores usam as trilha do monte para praticar esportes – e, também, um santuário religioso, o destino perto das nuvens parece mesmo ser um lugar imperdível. E é!
Seguro viagem para a Colômbia
Apesar de não ser obrigatório, viajar sem o seguro viagem não é uma boa ideia. Ainda que você esteja com a saúde em dia, é bom saber que terá atendimento médico e hospitalar na hora que mais precisar.
Além disso, o preço do seguro viagem é menor do que se costuma pensar e ele também garante que você estará amparado em situações como cancelamento da viagem, extravio de bagagem e muitas outras.
→ PLANOS MAIS INDICADOS
Eu sempre uso a plataforma da Seguros Promo para comparar valores antes de fazer a compra. Eles têm um suporte muito eficiente e preços sempre muito bons.
O plano TRAVEL ASSIST 30 AM. LATINA +COVID-19 tem cobertura médica e hospitalar de até USD 30.000 e um custo-benefício muito bom: ele é um dos preferidos dos viajantes.
O GTA 9 SLIM AMÉR. LATINA é um dos seguros mais baratos, mas ele só tem USD 9.600 de despesas médicas e hospitalares.
O meu preferido é o AC 35 MUNDO COVID-19 (Exceto EUA), que é super completo e tem cobertura de assistência médica e hospitalar de até USD 35.000.
História de Bogotá
Os primeiros povos a habitar a região de Bogotá foram os muiscas.
Na época da chegada dos espanhóis, estima-se que havia meio milhão de nativos desse grupo vivendo nos planaltos e nas colinas, em uma área de aproximadamente 25 mil quilômetros quadrados, abrangendo todo o planalto de Bogotá.
Embora não haja registro documental da fundação da cidade, foi aceita a data de 6 de agosto de 1538. Segundo a tradição, nesse dia o frei Domingo de las Casas celebrou a primeira missa em uma igreja de palha, construída perto da atual catedral.
Em 1815, chegou à Colômbia a expedição comandada por Pablo Morillo com o objetivo de reconquistar a colônia em revolta. As batalhas duraram até 1819 e terminaram com a vitória da campanha de libertação liderada por Simón Bolívar e Francisco de Paula Santander.
Estava selada a independência colombiana.
Em 1938, Bogotá já tinha uma população que superava os 300 mil habitantes. Nessa fase, a cidade teve um bom número de projetos de infraestrutura implantados. A partir disso, Bogotá viveu uma série de mudanças fundamentais em seu aspecto arquitetônico, e a população urbana começou a crescer.
Maior e mais importante cidade colombiana, Bogotá está a uma altitude de 2.640 metros. Ponto de convergência de pessoas de todo o país, nela se misturam construções modernas e outras que evocam o seu passado colonial.
Seus muitos parques fazem de Bogotá uma cidade verde, sem falar das montanhas que a cercam, como Cerro Monserrate e o Cerro de Guadalupe. É do alto desses montes que vemos Bogotá e seus tons de marrom, resultado do revestimento de tijolo dos edifícios.
Antes de começar a subida
A capital colombiana é cinza por natureza.
Seu clima, sempre nublado e frio, muitas vezes nos faz experimentar as quatro estações do ano em um único dia. É difícil se acostumar com ele logo de cara e pode ser que você sinta alguns efeitos colaterais.
Outro fator que pouco ajuda é Bogotá estar a exatos 2.640 metros acima do nível do mar. Logo, alguns sintomas como cansaço além do normal, dor de cabeça, enjoo e até ânsia de vômito podem afetar os viajantes.
→ Como se prevenir do mal de altitude
Então, a principal dica para os primeiros dias é pegar leve, deixar o seu corpo se adaptar e se hidratar bastante.
Eu, como sou mais acostumado com essas loucuras, resolvi encarar a subida ao Monserrate logo no primeiro dia – fique claro que não indico fazer o mesmo.
Eu sentia uma leve dor de cabeça, mas ela não me parou: tomei algumas pílulas e um café reforçado – comi o tamal, um prato bem típico que inclui arroz temperado com carne de frango, servido em folha de bananeira. Depois, segui rumo ao topo do Monserrate.
Subindo o Cerro Monserrate
O Cerro Monserrate é um dos principais pontos turísticos de Bogotá.
São 2.350 metros de subida, vencidos com dificuldade em aproximadamente uma hora de caminhada.
Eu fiz várias paradas para recuperar o fôlego. Enquanto isso, via colombianos mais bem preparados subirem e descerem correndo as escadarias, que parecem não ter fim.
Monserrate é ideal para atletas em fase de preparação antes de campeonatos, mas há também os que escalam a montanha por simples prazer.
Há, ainda, os que fazem esse trajeto motivados pela fé: no alto de Monserrate está a Basílica Santuario del Señor Caído de Monserrate, construída no século 17.
Durante o percurso, encontrei várias barracas que vendem frutas e água. Elas foram ideais para restaurar minhas energias, enquanto descansava olhando Bogotá aos meus pés.
Depois de muitos degraus e subidas íngremes, alcancei a parte mais alta do monte, chegando a 3.200 metros acima do nível do mar.
No topo, há uma feirinha de artesanato, onde o chá de coca custa COP 5.000.
O chá é livremente consumido entre os povos que vivem na Cordilheira dos Andes – um aliado no combate aos sintomas do mal de altitude. Aproveitei e comprei um pacotinho para levar – pode parecer estranho, mas eu amo esse chazinho!
Informações práticas
Algumas informações são importantes para que você desfrute mais do seu passeio, como não fazer refeições pesadas antes de subir, levar uma garrafinha com água e passar protetor solar, reforçando a proteção no caminho, pois o sol tímido de Bogotá pode facilmente queimar sua pele.
Leve um casaco, mas tenha uma camiseta mais leve para usar por baixo, pois na caminhada você sentirá calor. É importante que você não ultrapasse os limites do seu corpo.
Evite fazer a subida no primeiro dia, logo depois de sua chegada à cidade, pare sempre que achar necessário e descanse: é melhor se acostumar com a altitude a fim de aproveitar mais a subida.
Como chegar
Do Aeroporto El Dorado (BOG), por exemplo, você pode tomar a linha K6 do Transmilenio, o sistema de ônibus articulados, e descer na estação Universidades.
Você pode, ainda, escolher entre um táxi e o Uber, que funciona bem na cidade.
Se não quiser fazer essa longa caminhada para chegar ao topo, você pode usar o funicular – similar a um bondinho que se movimenta sobre trilhos –, pagando uma tarifa de COP 24.500, ou o teleférico, que custa COP 14.000.
A trilha para subir o Cerro Monserrate fica aberta todos os dias das 05h às 13h, para subir, e das 05h às 16h, para descer.
A subida a pé é gratuita.
Animais de estimação não são permitidos. Crianças que medem menos que o metro também não podem entrar.
Quando ir
O Cerro Monserrate abre 365 dias por ano, das 6h30 às 21h. Em alguns dias, o horário de fechamento é estendido para as 23h.
Quanto custa
O valor da passagem de ida e volta por pessoa de segunda a sábado é de COP 22.000, uma única viagem custa COP 13.000. Estes preços também valem para feriados.
No domingo, custa COP 13.000 ida e volta por pessoa, uma única viagem custa COP 7.500.
Crianças com menos de um metro de altura não pagam ingresso e adultos maiores de 62 anos têm desconto mediante apresentação de documento de identificação.
Para saber mais, acesse o site do Cerro Monserrate.
Onde comer
No topo de Monserrate há dois restaurantes.
O Casa de San Isidro serve pratos da culinária francesa – confesso que achei meio sem sentido – e tem os preços bem elevados.
Já o Casa de Santa Clara tem comida típica bogotana e preços mais amigáveis. Eu almocei um delicioso ajiaco, que é um prato típico com uma sopa de milho e frango, servido com abacate e arroz de coco.
Para acompanhar, tomei uma lulada, um tipo de suco feito com uma fruta local, o lulo.
O Santa Clara funciona em um casarão construído em 1924 na parte baixa da cidade. Há 37 anos, ele foi desmontado e novamente montado no alto do morro, onde passou a funcionar como restaurante.
Onde ficar em Bogotá
Na minha opinião, as áreas mais interessantes para ficar em Bogotá são La Candelária, onde está o Centro Histórico, e as Zona T e Zona G.
O bacana de ficar no La Candelária é que você estará muito perto de lugares que não devem ficar de fora do seu roteiro.
A Zona T, também chamada de Zona Rosa, é famosa pelos restaurantes e pelas lojas badaladas, e pode ser uma uma boa pedida se você estiver disposto a pagar um pouco mais.
Se quiser uma região mais moderna, uma boa escolha para ficar em Bogotá é a Zona G. Nela, estão os prédios de arquitetura contemporânea, as grandes redes de hotéis e o centro financeiro da capital colombiana.
Há muitos usuários do Couchsurfing em Bogotá. Este programa consiste, basicamente, na troca de hospedagem sem custo. Se você tem uma alma aventureira e curte o contato com moradores, vale a pena experimentar.
Faixas de preço em Bogotá
Agora que você já viu as minhas opções preferidas – não só as minhas, mas as de muita gente também – é hora de dar uma olhada nos preços antes de decidir onde ficar em Bogotá.
No mapa acima estão todas as opções de hospedagem da cidade, especialmente as do Centro. Para saber mais, você só precisa clicar nos pins azuis e pronto.
Hotéis no La Candelária
Uma das áreas mais interessantes para ficar em Bogotá. É onde está grande parte das atrações históricas e também fica pertinho da Usaquém.
BH Bicentenario
No La Candelária, onde fica o Centro Histórico, o BH Bicentenario é um quatro estrelas simplesmente espetacular que não tem um preço absurdo. Aqui, você encontra ambientes modernos e bem confortáveis, com serviços que vão garantir sua tranquilidade.
Camas confortáveis, atendimento muito agradável, café da manhã farto e com muitas opções. É disso que você gosta? Se ficar nos andares mais altos, você ainda ganha de brinde uma vista bem interessante da parte histórica de Bogotá.
A localização é simplesmente fantástica: a Casa da Moeda e o Monserrate ficam pertinho e o aeroporto a 20 quilômetros. Não é por acaso que este hotel é um dos meus preferidos da cidade, né?
Arche Noah
Sim, isso é um hostel. O Arche Noah une o conforto de um hotel com aquela vibe gostosa de hostel, com gente do mundo todo interagindo. Ele fica no coração do La Candelária, perto de vários museus, bibliotecas e prédios históricos, e é por isso, também, que todo mundo gosta daqui: dá para fazer tudo a pé.
Os funcionários são muito atenciosos e os quartos atendem bem às expectativas: a cama é ótima. Sem falar que ele tem cozinha, áreas de convivência – salas de estar e terraço -, serviço de lavanderia realmente eficiente e a um preço justo – a gente sabe muito bem como é isso, né? – e até uma sauna.
Os banheiros são bons, limpos e os chuveiros têm um sistema de economia de água – muito importante. Se quiser que limpem seu quarto, você deve avisar na recepção. No mais, é aproveitar o hostel e a cidade que está logo ali.
Botanico Hostel
A localização do Botanico Hostel é excelente: dá para caminhar para vários pontos turísticos. As instalações são lindíssimas e o terraço é especial – que energia. O hostel é muito limpo e a equipe muito gentil e atenciosa.
O café da manhã é servido com fartura e durante todo o dia, é servido chá sem custo adicional o que é uma grande gentileza do hostel. Os quartos são muito organizados, arejados e há opções para quem procura ambientes compartilhados ou com mais privacidade.
Hotel Casa de la Vega
O Hotel Casa de la Vega é muito bem localizada, no Centro Histórico de Bogotá. As instalações são boas, limpas e bem cuidadas, sem luxo, mas com aconchego. O café da manhã é gostoso, simples, mas muito bom.
Um item que sempre é elogiado pelos hóspedes é o atendimento do pessoal da recepção. Isso faz muita diferença, né? É um hotel interessante para ficar em Bogotá, especialmente para quem busca opções com custo-benefício interessante.
Hotel Casa Deco
Um dos pontos fortes do Hotel Casa Deco é a receptividade. Tem, também, limpeza impecável e quartos grandes, bem acima da média. O café da manhã é bem servido e os funcionários são super gentis.
A localização é realmente privilegiada: coladinho com os mais importantes atrativos turísticos do Centro de Bogotá. Se você quer explorar a parte histórica da cidade, esta é uma excelente opção para ficar em Bogotá.
Hotéis em Usaquém
O Usaquém tem um polo gastronômico agitado, com restaurantes de culinária de fusão asiática, bistrôs franceses sofisticados e joviais cafés com áreas externas que se agrupam em torno do Parque Usaquén, o ponto focal do distrito
Enquanto cervejarias e bares chiques mantêm a agitação até mais tarde, multidões se reúnem – especialmente aos domingos – para aproveitar o mercado de pulgas de Usaquén com músicos de rua, shows de marionetes, pontos de comida gourmet e barracas que vendem de joias feitas à mão a grãos de café locais.
Santafe Boutique Hotel
Quando eu falo que dá para ficar em uma área boa e pagar pouco, eu não estou mentindo. O Santafe Boutique Hotel é um cinco estrelas que fica na Zona Norte, a área mais moderna de Bogotá, perto dos shoppings Unicentro e Hacienda Santa Barbara.
Se você é aquele tipo de viajante que não liga muito para a parte histórica – você até vai lá conhecer, mas não faz questão de ficar perto – esse hotel é para você. Eu também acho ele perfeito para quem quer conhecer um pouco da agitada vida noturna bogotana: há ótimos restaurantes, bares e cafés por perto.
Os quartos são bem espaçosos – mesmo os mais baratos – e alguns têm dois ambientes: quarto e sala. Os funcionários são mega atenciosos e você pode até alugar uma bicicleta para conhecer a cidade na recepção.
Holiday Inn Express & Suites Bogota Dc
O Holiday Inn Express & Suites Bogota DC é muito bem localizado. Pertinho do comércio, inclusive do Centro Comercial Avenida Chile, onde há ótimas casas de câmbio. Para quem vem do aeroporto, o ônibus M86 para a duas quadras do hotel.
Os quartos são excelentes, tudo sempre muito bem cuidado e limpo, com colchões e roupas de cama de qualidade. O café da manhã e o atendimento ganham muitos elogios dos hóspedes que escolhem o conforto de ficar na Zona G, uma da melhores de Bogotá.
Hotéis em Chapinero
No Chapinero a gente se dá conta de que Bogotá é uma metrópole que cresceu para o Norte, a partir do antigo centro. Nesta área mais contemporânea, rica e organizada da cidade, há dois núcleos principais: o arredores do Parque de la 93 e a Zona Rosa, que vai da Calle 79 à 85, entre as carreras 11 e 15.
Na Zona Rosa fica a famosa Zona T, cujo centro é a Calle 82, famosa como passarela de bares, restaurantes e boates.
Mercure Bogota Bh Zona Financiera
O Mercure Bogota BH Zona Financiera tem muitos pontos a favor. Vamos começar pela excelente localização, perto de tudo e com acesso fácil a todas as áreas da cidade. Além disso, tem o lindo projeto arquitetônico, o conforto dos quartos e as camas que parecem uma nuvem.
O atendimento é simplesmente impecável, daqueles que vale a pena elogiar mesmo, sabe? O café da manhã é fantástico, com muitas variedade e tudo é fresquinho, feito com produtos de qualidade. Sem dúvida, é um dos melhores lugares para ficar em Bogotá.
Hilton Bogotá
A localização do Hilton Bogotá também é ótima, coladinho na Zona G. O café da manhã é muito bom, com muitas opções e o atendimento de todos os funcionários é super profissional – a gente percebe isso nos detalhes.
É um hotel super completo, com quartos muito bons, serviços de primeira, terraço gostoso com uma piscina fantástica e restaurante com bom cardápio. É outra grande escolha para ficar em Bogotá.
Morrison 84
Se você não mede esforços – nem dinheiro – para estar nas nuvens em sua hospedagem, apresento o Morrison 84. Com um megaterraço panorâmico, gente bacana, serviços luxuosos e bares finíssimos, aqui você vai ter uma experiência bem exclusiva na Zona Rosa, a área mais cool de Bogotá.
O hotel está perto das melhores galerias de arte, dos principais shoppings e de ótimos bares e restaurantes. Se você vem com tempo para fazer tudo com calma e pode pagar por uma hospedagem fantástica, esse é o hotel ideal.
E o preço nem é absurdo e, nesse caso, vale cada centavo: uma diária para casal custa cerca de R$ 400, mas a experiência não tem preço. Isso inclui um atendimento impecável, o acesso rápido a vários pontos da cidade – do hotel para o Centro Histórico você gasta menos de 30 minutos – e todas as mordomias de um cinco estrelas.
Mercure Bogota BH Retiro
O Mercure Bogota BH Retiro tem um ótimo custo-benefício. Isso porque todos os ambientes foram reformados e estão novinhos, com tudo funcionando perfeitamente bem. Isso vale para chuveiro, televisão e internet, que é estável e rápida.
Os quartos são muito confortáveis, com camas grandes e ótimas. O banheiro é muito funcional, de super bom gosto. O ponto extra vai para a máquina de café espresso do quarto. Sem deixar de citas os funcionários super atenciosos e empáticos.
Hotel Saint Simon
O Hotel Saint Simon é um hotel muito bem localizado, próximo a bares, restaurantes e centros comerciais. Os funcionários são sempre muito atenciosos e ajudam em tudo. Os quartos são grandes e com camas muito confortáveis.
O café da manhã é muito bom e também por isso, é super indicado para quem quer ficar em uma área segura sem gastar muito: o custo-benefício é muito interessante.
GHL Hotel Hamilton
A lista de pontos positivos do GHL Hotel Hamilton é grande, mas eu vou tentar resumir: localização perfeita – na região da Zona T –, café da manhã muito bom com produtos de qualidade, funcionários educados, colchões, lençóis e toalhas limpas e sempre cheirosas.
Quer mais? Decoração super elegante, conforto sem medida e ainda dá para fazer uma comprinhas nos shoppings que ficam ao redor. É, assim temos que concordar que ele é um forte candidato a ser seu lugar para ficar em Bogotá.
Holiday Inn Express Bogotá
O Holiday Inn Express Bogotá é perfeito para quem quer um bom hotel por um preço razoável. Ele tem serviços e instalações de alta qualidade e a localização é perfeita, em uma área segura e muito bonita.
É fácil caminhar até bares, restaurantes, cafés, lojas, shoppings e tudo mais. E você ainda pode contar com a cordialidade dos funcionários, que sempre são muito elogiados pelos hóspedes. Vale a pena dar uma olhada com mais calma neste hotel.
Best Western Plus 93 Park Hotel
O Best Western Plus 93 Park Hotel tem uma boa infraestrutura, com ambientes muito bem cuidados e sempre limpos. O estacionamento para os hóspedes é gratuito e a localização é muito boa, perto do Parque 93, que tem a noite bem agitada.
Os quartos são muito confortáveis, arejados e a cama é sensacional, perfeita para uma noite de sono revigorante. Vale ainda lembrar o atendimento gentil dos funcionários – isso é uma marca dos colombianos.
Hotel Bh Parque 93
Com um custo-benefício bastante interessante, o Hotel bh Parque 93 tem café da manhã bom e localização ótima, em uma área tranquila com ótimas opções de restaurantes, bem próximo da Zona T. A equipe da recepção é muito simpática e solícita, sempre dispostos a nos ajudar com dicas.
Os quartos são modernos, decorados com cores fortes, mas arejados e leves. É um lugar muito interessante para se hospedar pela localização e pela qualidade do serviço, e ainda com preço justo.
GIO Suites Parque 93 Bogotá
O GIO Suites Parque 93 Bogotá é muito bem localizado, em uma área bonita e segura, pertinho do Parque 93. Os atendentes são sensacionais, muito receptivos e atenciosos. O café da manhã é maravilhoso, com ovos mexidos feitos na hora, frutas frescas e boa variedade. De forma geral, a comida é gostosa e com preço justo.
Os quartos são grandes, sempre muito limpos e os chuveiros são ótimo – com águia quente. Também é uma opção super vantajosa no quesito custo-benefício. Por isso tudo, pode ser um lugar interessante para ficar em Bogotá.
Informações Básicas
Visto
Brasileiros não precisam de visto para entrar na Colômbia. O prazo máximo de permanência no país é de 90 dias, podendo ser prorrogado por mais 90 dias.
Documentos
Você pode viajar com o passaporte, que tenha validade de seis meses, ou com a carteira de identidade, desde que ela tenha sido emitida há menos de dez anos.
Dinheiro
A moeda local é o peso colombiano, identificado pela sigla COP. Para sua viagem, leve dólares e troque nas casas de câmbio.
Vacinas
A vacinação contra febre amarela é obrigatória. Veja como emitir o Certificado Internacional de Vacinação.
Informações sobre covid-19
As autoridades colombianas revogaram todas as restrições sanitárias implementadas durante a pandemia. No entanto, todos os viajantes ainda precisam preencher o CheckMig.
Formulário CheckMig
O CheckMig é um formulário online que serve como uma declaração de saúde obrigatória para qualquer pessoa que deseja viajar para a Colômbia. Ele deve ser preenchido tanto para entrada quanto na saída do país.
O formulário deve ser preenchida dentro de um período de 72 horas a 1h antes de atravessar a fronteira colombiana, a partir do site Migración Colombia.
Seguro viagem
Apesar de não ser obrigatório, viajar sem o seguro viagem não é uma boa ideia. Ainda que você esteja com a saúde em dia, é bom saber que terá atendimento médico e hospitalar na hora que mais precisar.
Além disso, o preço do seguro viagem é menor do que se costuma pensar e ele também garante que você estará amparado em situações como cancelamento da viagem, extravio de bagagem e muitas outras.
→ PLANOS MAIS INDICADOS
Eu sempre uso a plataforma da Seguros Promo para comparar valores antes de fazer a compra. Eles têm um suporte muito eficiente e preços sempre muito bons.
O plano TRAVEL ASSIST 30 AM. LATINA +COVID-19 tem cobertura médica e hospitalar de até USD 30.000 e um custo-benefício muito bom: ele é um dos preferidos dos viajantes.
O GTA 9 SLIM AMÉR. LATINA é um dos seguros mais baratos, mas ele só tem USD 9.600 de despesas médicas e hospitalares.
O meu preferido é o AC 35 MUNDO COVID-19 (Exceto EUA), que é super completo e tem cobertura de assistência médica e hospitalar de até USD 35.000.
Veja mais sobre a Colômbia
Ficou mais fácil planejar sua viagem? Se tiver alguma dúvida, deixe sua pergunta nos comentários que eu respondo.
Se preferir, pode falar comigo no Instagram: @altiermoulin. Agora, aproveite para ver outras dicas da Colômbia.
Respostas de 32
Muito obrigado, Flor.
Um abraço.
Achei maravilhosa tda informação, obrigada por ter pessoas como vc dedicadas ajudar os outros e ser feliz assim!
Continúa viajando e aportando !
Isso ae, Camila.
Aproveite.
Um abraço.
Adorei.. vou está em Bogotá de passagem porém o intervalo do meu voo e de 16h de um pro outro.. vou fazer isso. Será um domingo mesmo! Adorei as dicas.
Eu não indico, Marcelo. Mas, claro, é uma escolha pessoal.
Como conto no texto, subi em, mais ou menos, uma hora.
Leia o relato, por favor.
Um abraço.
Olá., estou acostumado com trilhas e altitude. Tenho 8 horas de conexão e 4 horas (liquidas) para subir e descer o mont. Seria suficiente tendo como referencica o inicio do percurso a pe ? quanto tempo vc levou so pra subir ?
Abs
Oi, Eneida.
Acho muito difícil dizer quanto você gastará em uma viagem. Não sei como é sei estilo, o que gosta de fazer ou onde vai se hospedar.
Então, acho melhor você dar uma olhada nos posts que fiz ou comprar esse guia: https://www.penaestrada.blog.br/guia-colombia-lugares-incriveis/
Neles eu falo todos os preços.
Um abraço.
Bom dia!
Estarei viajando para Bogotá dia 12/05 a 15 e de 16 a 19/05 Cartagena, tenho duvidas de quantos dólares vou precisar em media para esta viagem. Onde estarei trocando no aeroporto quando chegar por la
Oi, Telma.
Dê uma olhada neste post: https://www.penaestrada.blog.br/hospedar-em-bogota/
Um abraço.
Boa tarde. Vamos em fevereiro/2018 mas ainda tenho dúvidas com relação ao melhor hotel pra ficar. Prefiro ter segurança pra sair a noite então já sei que não dá pra ficar no centro. Qual hotel voce me recomendaria além do Morrison 84.
Obrigado, Orlani.
Olá, Altier!
Bom dia!
Estou programando minhas férias para 15/20 dias em março/abril de 2018. Estou dissecando seu blog, que é muito bom.
Quando fui para Uruguai, fiz do mesmo jeito com viveruruguai, que também é muito bom.
Vocês nos ajudam muito com as dicas.
Enfim, passando só para agradecer e parabenizá-lo.
Abraços.
Ei, Bernadete.
Até que dá tempo, mas se prepare para a altitude, porque muita gente passa mal nos primeiros dias.
Bogotá está a 2.640 metros de altitude e o Monserrate a 3.152.
Sair do nível do mar para essa altura não é mole.
Uma opção é visitar o Centro Histórico, o Museu do Oro e a Catedral, que ficam na mesma região.
Um abraço.
Oi, Altier!
Vamos fazer uma escala de 7 h em Bogotá. Daria tempo para ir no MORRO de MONTSERRAT, DE TREM?
Sem dúvida, Mary. Vai aproveitar muito.
Um abraço.
Adorei suas dicas! Estou programando ir a Colombia em Janeiro de 2018, dá pra curtir as praias esse periodo?Abraço
Oi, Ieda.
Viajar sempre vale a pena. Se esta for sua única opção, siga em frente. 😉
Dê uma olhada neste guia: https://www.penaestrada.blog.br/guia-colombia-lugares-incriveis/
Um abraço.
Estou pensando em fazer essa viagem no final de setembro. Você acha que vale a pena, pois estará em período chuvoso.
Oi, Ronaldo.
No Aeroporto El Dorado você pode tomar a linha K6 do Transmilenio, o sistema de ônibus articulados, e descer na estação Universidades. Você pode, ainda, escolher entre um táxi e o Uber, que funciona bem na cidade.
Um abraço.
Como faço pra chegar monserrate, vou estar no aeroporto ????
Oi, Fabiana.
Fiz todas as reservas com antecedência. Ficou mais barato e eu já cheguei na cidade com tudo certo.
Um abraço.
Me tira uma duvida estou querendo ir em Outubro, nas minhas férias os hostel que vc ficou, foi reservado todos com antecedência, ou vc foi escolhendo conforme chegou lá.
Eu fui em março/abril, Fernanda.
Olá, você foi em que época do ano? Estou pensando em ir em junho, mas vi que é época de chuvas :((
Oi, Ana.
Sugiro que você faça outros programas em Bogotá. Esse vai lhe tomar muito tempo, além de exigir muito fôlego.
Um abraço.
Olá, tenho apenas o horario das 8h até 11h para fazer esse passeio pois estarei só de escala em Bogotá, será que dá tempo? preciso estar no aeroporto ao 12:00h mas queria muito aproveitar o tempo para algo legal.
Use um para subir e outro para descer. 😉
melhor o teleferico ou o trem?
Ufa! Fiquei cansado por você… brincadeira. 🙂 É irado!
Um abraço.
Cheguei em Bogotá num sábado à noite e subi a escadaria de MonteSerrate logo no domingo. Paguei todos os meus pecados, e não tomei nem chás e nem nenhum remédio…. kkkkkkkkk
Oi Pedro,
Faça o Monserrate pela manhã e, depois, o Museu.
Um abraço.
Olá! Vou a Bogota dia 29,30 e 31 de Dezembro
Qual o melhor horário para realizar este passeio?
Manhã ou a tarde?
Quero fazer teleferico e museu do ouro no mesmo dia