Decidir quando ir ao Peru é muito importante para que sua viagem não seja frustrada. É que não há, exatamente, um período ideal para conhecer todo o país.
Mas, se sua prioridade é conhecer Machu Picchu sem chuva, é melhor ir entre julho e setembro, antes da temporada chuvosa.
Machu Picchu está a 2.830 metros acima no nível do mar e o clima aqui e em todo o país é altamente influenciado pelo relevo.
Quando ir ao Peru
Para entender melhor a lógica das estações do país, podemos dizer que o Peru está dividido em duas zonas climáticas.
No litoral, o clima é mais quente entre os meses de dezembro a março.
No altiplano, na região da Cordilheira dos Andes, chove mais entre dezembro e março, enquanto que, de abril a dezembro, o clima é mais seco e os dias mais ensolarados.
Para programar sua viagem sem erros, veja quando ir ao Peru de acordo com as cidades que você quer conhecer.
Quando ir a Lima
Uma característica do clima de Lima é que nunca chove. Para você ter ideia, o mês mais chuvoso é janeiro, mas, segundo os meteorologistas, a chance da chuva estragar seus planos é de 1%.
Nem dá para acreditar, né? Mas, é verdade. É por uma dessa que entender quando ir ao Peru é tão importante.
Outro ponto positivo é que a temperatura varia pouco durante o ano e nunca faz calor ou frio extremo.
Os termômetros marcam entre 20 e 27 graus em fevereiro, o mês mais quente, e entre 15 e 19 graus no mês mais frio, agosto.
O melhor período para visitar a capital peruana é entre os meses de abril a outubro, quando os dias são mais ensolarados e livres da névoa fria que cobre a cidade no resto do ano.
É importante dizer que, mesmo sem chuva, a umidade relativa do ar é sempre alta, podendo chegar a 95%. Isso que causa os nevoeiros tão constantes na atmosfera de Lima.
Na segunda quinzena de outubro acontecem as celebrações do Señor de los Milagros, procissão que é tradição desde os tempos coloniais.
Quando ir a Paracas
Como em qualquer ambiente típico de deserto, a possibilidade de chover em Paracas é praticamente inexistente.
Então, você pode viajar para Paracas em qualquer época do ano, mas os meses com dias mais quentes e ensolarados vão de janeiro a abril.
Essa época é boa para visitar as Ilhas Ballestas e encontrar muitas aves e leões-marinhos sobre as rochas e nas pequenas praias que se formam no arquipélago.
Nos meses de novembro a março, os termômetros podem marcar 27 graus. De junho a setembro, os dias são ensolarados e têm temperaturas agradáveis. Mas, durante a noite, a temperatura pode cair para cerca de 10 graus.
No inverno, você vai sentir muito frio durante o passeio até às ilhas e pode ser que o mar esteja mais agitado.
Ventos fortes são comuns nessa região e a velocidade média é 25 km/h, mas pode subir para 65 km/h.
Quando ir a Nazca
Só para você ter uma ideia, Nazca é conhecida como a cidade do verão eterno, porque o clima sempre é quente, seco e os dias são ensolarados.
Isso significa que você pode programar sua viagem para qualquer época do ano.
A temperatura média anual é 23 graus, mas entre os meses de janeiro e março ela pode superar os 30 graus. Por uma dessa que vale apena estudar quando ir ao Peru com atenção.
Se durante o dia você vai sentir calor, se prepare para o frio da noite: as temperaturas podem cair até 15 graus, variando entre 12 e 15 graus.
Nazca está rodeada por um dos desertos mais secos do mundo onde chuva é realmente coisa rara. O mês mais seco é setembro e janeiro é o mês com mais possibilidade de chuva.
Em março, quando é feita a colheita da uva, acontece o Festival Internacional da Vindima na cidade de Ica, a maior e mais importante da região.
Quando ir a Arequipa
A melhor época para visitar Arequipa é de novembro a abril, mas os meses ideais são dezembro e janeiro.
De forma geral, as temperaturas são amenas. No verão, de novembro a abril, a temperatura gira em torno dos 20 graus. No inverno, os termômetros variam entre a 10 graus.
As chuvas são mais frequentes de janeiro a março, quando chove praticamente todos os dias – mas isso não significa que chova o dia inteiro, claro.
Um ponto positivo da cidade é que ela tem mais de 300 dias de sol por ano.
Quando ir a Cusco
A melhor época para conhecer Cusco é de abril a outubro, principalmente se você quiser ver Machu Picchu sem nuvens.
Como você deve saber, a cidade fica no altiplano peruano a 3.400 metros acima do nível do mar e está cercada por altas montanhas que chegam aos 6.000 metros.
Isso influencia no o clima, que é seco e temperado com duas estações, e também na sua escolha de quando ir ao Peru.
As temperaturas oscilam muito pouco durante o ano, mas as diferenças no termômetro podem ser percebidas facilmente entre o dia e a noite.
A temperatura máxima durante o ano varia entre 18 e 20 graus, enquanto as temperaturas mínimas ficam entre zero e 6 graus.
De junho a agosto a cidade fica bem agitada por causa das férias escolares.
Além disso, no dia 24 de junho os cusquenhos comemoram o solstício de inverno e o início do novo ano do sol: o Inti Raymi.
Realizado no sítio arqueológico de Sacsayhuamán, ele atrai cerca de cem mil pessoas e, por isso, é bom fazer a reserva de seu hotel com antecedência.
Quando ir a Puno
Independente da época do ano, o clima em Puno sempre será frio e seco. Mesmo assim, prefira viajar entre os meses de dezembro e janeiro.
É que a cidade está em uma altitude superior a 3.800 metros e, como já comentei, isso influencia muito no clima.
Mesmo fazendo frio, a incidência de raios solares durante o dia o sol é muito grande e, mesmo que você pense que não precisa, use chapéu, óculos de sol e protetor solar.
Durante a alta estação, nos meses de julho e agosto, quase todos os dias um turista é hospitalizado com queimaduras.
A temperatura média é de 8 graus, com máxima de 15 graus no verão e mínima de um grau no inverno.
Fevereiro é o mês ideal para visitar Puno. No dia dois, a Festa da Virgen de la Candelaria enche todos os cantos da cidade de fé e de manifestações religiosas.
Durante as celebrações podem ser observadas uma grande variedade de danças e outras manifestações culturais de Puno e das cidades ao redor.
Terremotos no Peru
Outra coisa que você precisa saber antes de decidir quando ir ao Peru é que o país é propício a terremotos e eles acontecem, praticamente, todos os dias.
A maioria deles é de baixa intensidade e não representa risco de morte, mas viajantes podem se assustar ao sentirem a terra tremer.
Para saber onde aconteceram os últimos tremores de terra e qual a intensidade de cada um deles, você pode acessar o site do Instituto Geofísico do Peru.
Então, esse é um ponto que não vai interferir na sua decisão de quando ir ao Peru.
O que levar na mala
Durante o período mais quente, evite fazer muito esforço físico caso não se sinta preparado para isso. Use roupas frescas, principalmente durante as horas mais quentes do dia e abuse do protetor solar.
Sempre que possível evite exposição direta ao sol e tenha sempre um chapéu ou um boné por perto. Como o Peru está próximo á linha do Equador, o sol pode se tornar perigoso para a sua pele e para seus olhos.
Especialmente na Cordilheira, há forte radiação de raios ultravioleta e, devido à altura e ao ar bastante frio, queimaduras na pele podem aparecer antes mesmo que você perceba.
Qual a melhor época para viajar para o Peru?
A melhor época para viajar para o Peru depende das suas preferências e dos destinos específicos que você pretende visitar, pois o clima pode variar significativamente em diferentes regiões do país. No entanto, a melhor época para viajar para o Peru é de abril a outubro, quando a chance de chover é menor.
A estação seca é considerada a melhor época para visitar muitas partes do Peru, incluindo destinos populares como Cusco, Machu Picchu e o Vale Sagrado. Durante esses meses, você pode esperar dias ensolarados, noites mais frias e menos chuvas.
Informações Básicas
Visto
Brasileiros não precisam de visto para entrar no país e o prazo máximo de permanência é de 90 dias, podendo ser prorrogado por mais 90 dias.
Documentos
Você deve apresentar o passaporte, com seis meses de validade, ou a carteira de identidade, emitida há menos de dez anos e em bom estado de conservação.
Dinheiro
A moeda peruana é o nuevo sol, identificado pela sigla PEN e pelo símbolo S/. Para sua viagem, leve dólares e troque nas casas de câmbio.
Vacinas
A vacina contra febre amarela é recomendada para quem for viajar para a região amazônica. Veja como solicitar o certificado pela internet.
Seguro viagem
Apesar de não ser obrigatório, viajar sem o seguro viagem não é uma boa ideia, pois é sempre bom saber que teremos atendimento médico e hospitalar na hora que mais precisarmos.
Além disso, o preço do seguro viagem é mais barato do que se costuma pensar e ele também garante que você estará amparado em situações como cancelamento da viagem, extravio de bagagem e muitas outras.
→ PLANOS MAIS INDICADOS
A Seguros Promo é a plataforma que eu sempre uso para comprar o seguro viagem. Com ela, é possível comparar os preços e as coberturas das seguradoras mais confiáveis do mercado.
Compras feitas através do Seguros Promo com o cupom de desconto PENAESTRADA5 têm 5% de desconto. Se quiser mais 5% de desconto extra, é só pagar no Pix ou no boleto — totalizando 10% de desconto. Também é possível pagar em até 12x no cartão.
Os planos mais indicados para quem vai fazer uma viagem para o Peru são os que mostro abaixo. Todos têm telemedicina 24 horas por dia em português. Antes de contratar, eu sugiro que você veja como funciona o seguro e porque ele é obrigatório.
SM 30 AMERICA LATINA
Este plano é um dos mais baratos e cobre até USD 60.000 em despesas médicas e hospitalares, ideal para imprevistos de saúde durante a viagem, incluindo tratamento para covid-19. Em caso de problemas com bagagem, o seguro garante até USD 1.200 por extravio. Também inclui cobertura para cancelamento de voo pela companhia aérea e reembolso de até USD 2.000 em despesas não reembolsáveis se for preciso cancelar a viagem por motivos previstos na apólice. VEJA O PREÇO E COMPRE |
ITA 60 AM. LATINA
O plano cobre até USD 30.000 em despesas médicas e hospitalares, incluindo tratamento para covid-19. Em caso de extravio de bagagem, a cobertura é de até USD 1.200. Também há reembolso de até USD 2.000 para cancelamento da viagem pelos motivos cobertos, como problemas de saúde ou falecimento. É uma opção mais acessível, mas ainda completa para quem quer viajar com segurança. VEJA O PREÇO E COMPRE |
MTA 150 AM. LATINA
Neste plano, a cobertura para despesas médicas e hospitalares é de até USD 60.000, incluindo o tratamento para covid-19. Em caso de problemas com bagagem, há cobertura de até USD 1.200 por extravio. O seguro também garante reembolso de até USD 3.000 no caso de cancelamento da viagem por motivos previstos em apólice, como emergências médicas ou falecimento. VEJA O PREÇO E COMPRE |
AC 150 PROMOCIONAL AM. LATINA
Este plano é um dos melhores e tem cobertura de até USD 15.000 para despesas médicas e hospitalares, incluindo tratamento para covid-19. Em caso de extravio de bagagem, o segurado tem direito a até USD 1.200. Cobre também cancelamento de viagem por motivos previstos, com reembolso de até USD 2.000 em despesas não reembolsáveis. VEJA O PREÇO E COMPRE |
Veja mais dicas do Peru
Ficou mais fácil planejar sua viagem? Se tiver alguma dúvida, deixe sua pergunta nos comentários que eu respondo.
Se preferir, pode falar comigo no Instagram: @altiermoulin. Agora, aproveite para ver mais dicas do Peru.
Respostas de 8
Vai sim, Mara.
è muito comum mulheres viajarem sozinha pelo Peru.
Um abraço.
Quero ir ao peru no começo de outubro vou sozinha mesmo sozinho vou conseguir Aproveitar a viajem
Oi, Bruna.
Não é isso que o histórico meteorológico mostra: https://pt.weatherspark.com/y/20441/Clima-caracter%C3%ADstico-em-Lima-Peru-durante-o-ano.
Janeiro é o mês com mais chance de chover: 1%. Outubro também tem a mesma probabilidade.
Os meses do meio do ano: junho, julho e agosto são extremamente secos, com ZERO chance de chuvas pelo histórico meteorológico.
Talvez você esteja confundindo chuva com tempo nublado, o que é bem característico da cidade.
Um abraço.
Tem um comentário equivocado. Janeiro não é o mês mais chuvoso em Lima. Pelo contrário, temos muito sol em Lima em janeiro, algo que acontece poucos meses. O mês ou época mais “chuvosa” é entre junho e outubro. Mas estou falando de lima. Que é ao contrário do clima dos Andes ou da Selva.
Moro em Manaus e gostaria de saber se é mais vantajoso Eu ir pro Acre e depois pro Peru?ou se tem vôo direto. E qual cidade do Peru é mais barato de se hospedar? Numa pousada
Moro em Manaus e gostaria de saber se é mais vantajoso Eu ir pro Acre e depois pro Peru?ou se tem vôo direto
Legal. Gostaria de viajar ao Peru via Acre.
Bom dia.
Para viajar de carro com a família, qual o melhor roteiro de Cascavel no Paraná, para Cusco e possível ida a Lima no Peru?
Fico grata e no aguardo de sua opinião.
Obrigada pelas informações da reportagem.