Fernando de Noronha é um arquipélago que fica a 350 quilômetros da costa brasileira e isso faz com que seu clima tenha características bem peculiares, já que sofre influência direta das correntes marítimas e dos ventos oceânicos. Por isso, é muito importante entender quando ir a Fernando de Noronha.
Cercado por belas praias e com uma natureza preservada que é exuberância pura, a verdade é que Noronha não combina com chuva e frio.
Longe de mim desejar isso para alguém, mas quem não se atenta para a época certa na hora de escolher quando ir a Fernando de Noronha vai jogar dinheiro fora.
→ Hostel em Noronha: a lista completa
Isso pode acontecer porque, dependendo do clima, alguns passeios são cancelados: as saídas de barco, por exemplo, são suspensas em dias de mar muito batido e chuvoso.
Quando ir a Fernando de Noronha
Fernando de Noronha tem, na prática, apenas duas estações: seca e chuvosa, e entender isso é o primeiro passo para planejar sua viagem.
→ Onde comer em Noronha sem gastar muito
A estação seca vai de agosto a fevereiro. Nesse período, os dias são ensolarados e longos, perfeitos para quem quer aproveitar Noronha ao máximo.
O período das chuvas vai de março a julho, sendo que abril, maio e junho são os meses mais chuvosos. Então, é bom evitar esse período.
Temperatura da água
A temperatura em Noronha é estável, com média de 28 graus. Isso significa que faz calor e, portanto, levar roupas leves é o mais indicado.
A água é super agradável, sempre em torno dos 24 graus.
Condições do mar
Outra coisa que você precisa prestar atenção é na condição do mar.
Da metade de outubro até o final de março, as ondas ficam mais fortes e o mar mais mexido: é a chegada do swell, um termo usado por surfistas para descrever essa movimentação do mar, que, para quem curte pegar onda, é ótimo.
Por outro lado, com ondas maiores e mar agitado, a visibilidade da águia pode ser prejudicada, especialmente para quem curte esnórquel.
Noronha mês a mês
Janeiro
Dias ensolarados e com pouca chance de chuva deixam a ilha com aquela vibe que a gente busca para as férias. O mar pode estar agitado, mas dá para aproveitar as praias e fazer esnórquel e mergulho de cilindro.
Um grande ponto negativo é que o começo do ano é a época mais cara de Noronha: os preços disparam por causa da procura.
Nessa época, a ilha também fica mais movimentada, como em qualquer lugar de praia durante as férias escolares, né?
Fevereiro
O mês preferido dos surfistas tem ondas grandes quebrando na areia e isso deixa o mar um pouco mais mexido. Por isso, não é o melhor mês para quem quer fazer esnórquel.
Pode chover um pouco, mas são chuvas rápidas de verão que logo vão embora.
Depois do Carnaval, o movimento aumenta um pouco, porque alguns viajantes aproveitam que estão no Nordeste e fazem um pós-carnaval em Noronha, mas não há uma programação especial.
A ideia é mesmo descansar para começar o ano de verdade.
Março
Com março chegam as chuvas e quantidade de dias nublados aumenta. Bom para os surfistas, que ainda podem curtir boas ondas, ruim para quem quer curtir as praias e explorar a natureza da ilha.
Uma coisa muito importante é levar calçados para lama, porque muitas ruas de Noronha não são calçadas e, com a chegada das chuvas, viram um lameiro só.
O ponto positivo de ir a Fernando de Noronha em março é o custo: com menos procura, as pousadas fazem promoções interessantes.
Abril
É um mês bem chuvoso, considerado baixa estação em Noronha.
O movimento de turistas cai consideravelmente e até alguns moradores aproveitam para deixar a ilha e passar uma temporada no continente – nem tudo se resolve a partir de uma ilha no oceano, né?
Maio
Maio tem as mesmas características de abril: chuva todos os dias. Mas, é importante dizer que isso não significa que chove o dia inteiro todos os dias.
Às vezes chove apenas no começo do dia ou no meio da tarde. Há dias que o sol aparece timidamente. Enfim, é um período muito instável.
Junho
Quem só pode viajar para Noronha nos meses de abril, maio e junho precisa trabalhar o psicológico para encarar chuva.
Isso é importante para não se frustrar, pois Noronha não terá o mesmo charme que tem, quando o sol brilha forte, em dias nublados: praia não combina com céu cinza, não é verdade?
Junho até tem menos volume de chuvas, mas os dias são nublados e um tanto sem graça.
Uma observação importante: nos meses mais chuvosos – abril, maio e junho – apesar da pouca luminosidade, a visibilidade de água é muito boa, porque o mar estará calmo, sem fortes ondas.
Julho
Julho volta a empolgar a ilha.
Com dias alternando em parte com sol e parte com chuva, dá para aproveitar as praias, os passeios e o mar calminho, com ótima visibilidade.
Uma dica é ficar uns dias a mais para não ser prejudicado pela chuva: venha com calma, sem pressa para ir embora, mas faça as reservas com antecedência, porque os preços já começam a subir novamente.
Agosto
Agosto inaugura a temporada de céu limpo, dias quentes e lindos, perfeitos para quem esperou uma vida inteira para colocar os pés em Noronha.
Dá para fazer esnórquel, mergulho, levar as crianças para brincar de pular ondinhas e ver, de verdade, o que essa ilha tem de tão lindo que encanta o mundo.
Aliás, agosto é o mês dos europeus desembarcarem em Noronha: você verá muitos deles.
Setembro
No mesmo padrão de agosto, setembro é outro ótimo mês para ir a Fernando de Noronha.
Céu limpo, mar igual piscina, paisagens como as dos cartões-postais, mas, os preços já voltaram ao normal.
A regra de reservar tudo com antecedência é super válida.
Outubro
Até a metade de outubro o mar ainda está calmo. Depois, o swell chega e muda muita coisa.
A Praia do Cachorro começa a se encher de pedras, é preciso se afastar mais para ter boa visibilidade com o esnórquel e o mar fica mais batido para fazer passeios de barco.
O ponto positivo é que as chances de chuva são mínimas.
Novembro
Com o swell instalado, os surfistas voltam para a ilha e o mar fica mais atraente para eles do que para quem queria apenas um mergulho despretensioso.
O tempo segue firme e os preços já voltaram ao normal.
Dezembro
Dezembro segue na mesma linha de outubro e novembro: dias ensolarados e mar agitado.
Até 15 de dezembro é baixa estação e os preços pode ser atraentes, mas a ilha estará quieta, sem muito agito: todo mundo chega mais no fim do mês para curtir o réveillon.
Qual a melhor época?
Esta é a pergunta que todo mundo gostaria de responder, mas é difícil dar garantias sem avaliar um conjunto de fatores – que podem ser até pessoais.
Mas, de forma geral, um bom período para conhecer Fernando de Noronha é agosto, setembro e outubro, quando o céu está mais limpo e o mar mais calmo.
Neste período, ainda não é altíssima estação – fora dos feriados, claro – e dá para economizar um pouco.
Onde ficar em Fernando de Noronha
A parte mais movimentada, que podemos considerar o Centro de Noronha, é a Vila dos Remédios. É nesta área que a vida noturna acontece e onde há mais opções de comércios e serviços.
Da Vila dos Remédios, é fácil chegar às praias do Cachorro, do Meio e da Conceição: apesar das ladeiras, dá para ir caminhando tranquilamente.
→ Onde comer em Fernando de Noronha
Sem dúvida, esta é a parte perfeita de Noronha para quem quer fazer praticamente tudo de forma independente, curtindo o dia e a noite.
Na Vila, as pousadas Recanto e Germana têm tarifas dentro da média e acomodações muito boas.
Uma opção econômica é a Simpatia da Ilha. A Pousada do Vale fica pertinho da Vila e tem uma estrutura muito melhor.
Fora da Vila dos Remédios
Há áreas bem próximas da Vila dos Remédios que também são boas para ficar em Fernando de Noronha.
Um pouquinho mais para dentro da ilha, pertinho da BR-363, que vai do aeroporto ao Centro, eu indo as pousadas Lua Bela e Corveta.
A Martinelli Residence e a Palhoça da Colina são boas opções bem mais simples e econômicas.
Abaixo da rodovia, no bairro Floresta Nova, ficam a Atobá e as duas pousadas do Bruno Gagliasso, a Maria Bonita e a Maria Flor.
No bairro Floresta Nova, ainda perto do Centro, estão as clássicas Zé Maria, Morena e a fantástica Filó.
Quem quiser privacidade e não faz questão de ficar perto do movimento, pode escolher a Pousada Maravilha, a mais cara de Noronha, que fica perto da Praia do Sueste.
Dê uma olhada no mapa abaixo para entender melhor cada localização.
Melhores Pousadas de Fernando de Noronha
Há pousadas muito luxuosas e outras mais pé no chão. A escolha, agora, depende do seu orçamento e do estilo de viagem que está planejando.
Pousada do Vale
A Pousada do Vale está na categoria luxo, o que não é comum na Vila dos Remédios. Ela ocupa um terreno bem grande, com muito verde, e é bem completa: tem restaurante, uma piscina incrível, serviço de SPA e um festival gastronômico – a Peixada do Solón -, que acontece nas quintas-feiras.
Os quartos são espaçosos e todo o ambiente da pousada é muito bem cuidado. Dois pontos que você precisa considerar: para chegar e sair é preciso encarar uma ladeira bem cansativa e, dependendo da época, há muitos mosquitos.
Pousada Recanto
A Pousada Recanto é pequena, tem quartos confortáveis, especialmente os que ficam perto da piscina, que tem uma vista ótima. Ela fica na Vila dos Remédios, a uns 300 metros da Praia do Cachorro.
Sempre muito bem cuidada e limpa, a pousada tem de tudo para ganhar sua simpatia. O restaurante serve pratos deliciosos feitos pelo chef Léo e o atendimento é sempre elogiado.
Pousada da Germana
Muito bem localizada, a Pousada Germana também fica na Vila dos Remédios, perto de tudo: ponto de ônibus, restaurantes, lanchonetes e, claro, praia.
Os quartos são básicos, bem resolvidos e tudo é sempre limpo e bem cuidado. O atendimento é um ponto muito elogiado e isso faz muita diferença.
Pousada Corveta
Na entrada da Vila dos Remédios, de frente para a Praça Flamboyant, a Pousada Corveta tem uma localização excelente, apesar de não ter piscina e nem vista para a praia.
Mas, o que falta neste aspecto, sobra no atendimento personalizado e em todo o resto. Os quartos são muito confortáveis e bem decorados.
Pousada Lua Bela
A Pousada Lua Bela fica no bairro Floresta Velha, do lado da Vila, em uma área com várias outras pousadas. A vista da piscina para o Morro do Pico é o ponto alto: realmente, é de impressionar.
Os apartamentos e bangalôs são bem equipados, bem cuidados e sempre limpos. Ta dentro das boas opções da ilha e não é uma das mais caras.
Pousada Atobá
Do outro lado da BR-363, no finalzinho do bairro Floresta Nova, a Pousada Atobá tem um custo-benefício muito bom. Os quartos são compactos, mas muito bem decorados, limpos e arejado.
A área da piscina é incrivel e o atendimento também é excepcional: tudo é muito ajustado e, mesmo não sendo uma pousada grande, funciona muito bem.
Pousada Maria Bonita
Ainda no Floresta Nova, a Maria Bonita é a famosa pousada do Bruno Gagliasso. Aliás, é a primeira, porque ele está construindo a segunda, a Maria Flor.
Não é uma pousada que impressiona logo de cara, mas fica muito bem localizada, numa parte bem urbanizada e perto de tudo: só não tem uma vista bonita – aliás, nenhuma.
Maria Flor
A Maria Flor é a segunda pousada do Bruno Gagliasso na ilha e já é considerada o melhor lugar para ficar em Fernando de Noronha. Claro que isso vale para quem pode pagar pela diária, mas, sem dúvida é uma excelente escolha.
Como Noronha não tem grandes construções, a pousada é pequena e super aconchegante, muito bem planejada com uma arquitetura moderna e atraente. O atendimento é excepcional e os quartos são maravilhosos, muito aconchegantes mesmo.
Pousada Morena
A Pousada Morena fica na margem da rodovia, no bairro Floresta Velha, perto da Vila dos Remédios, e é uma das minhas favoritas em Noronha.
Ela tem uma piscina de borda infinita de cara para o Morro do Pico que é sensacional. Os quartos são muito espaçosos e o conforto é excepcional. Vale muito a pena dar uma olhada com calma nesta pousada.
Pousada Filó
A Pousada Filó também fica nesta área, perto da BR-363, e também tem uma vista sensacional para o Morro do Pico.
Os quartos são bem completos, aconchegantes, mas há bastante diferença entre as categorias: é bom conferir as fotos do quarto ou bangalô que vai escolher.
Pousada Zé Maria
A Pousada Zé Maria é uma das mais tradicionais de Noronha. Ela começou logo que a ilha abriu para o turismo e vem se renovando ao longo dos anos.
Os bangalôs são muito espaçosos e têm vista panorâmica para o Morro do Pico. Todas as quartas e sábados, a partir das 20h30, acontece o Festival Gastronômico no restaurante da pousada.
Maravilha
A Pousada Maravilha fica do outro lado da ilha, perto da Praida de Sueste. Espaçosa e muito bem decorada, ela tem uma piscina incrível com vista para a praia.
Todos os ambientes são arejados, modernos e os quartos são magníficos: também com uma vista incrível. Com tudo isso, ela é a pousada mais cara de Noronha.
Pousada Simpatia da Ilha
A Pousada Simpatia da Ilha fica na Vila dos Remédios, perto de tudo: ponto de ônibus, restaurantes e lanchonetes e tudo mais.
É uma pousada pequena, muito arrumadinha, com quartos compactos e preço super interessante. É um dos melhores custo-benefício da ilha.
Palhoça da Colina
A Palhoça da Colina fica na Estrada da Colina, pertinho da Vila dos Remédios. Pequena, ela tem bangalôs básicos, com o essencial para ter dias tranquilos e confortáveis.
É uma boa ideia para quem quer uma opção alternativa e pretende passar o dia fora e só voltar para o quarto para dormir. O atendimento é muito elogiado.
Martinelli Residence
A Martinelli Residence fica na entrada da Vila dos Remédios e é mais uma boa opção para quem não quer gastar muito.
Os quartos são básicos, mas bem arrumadinhos – alguns têm banheiro compartilhado. Dá para usar a cozinha e pegar muitas dicas com o Caio, dono da pousada.
Melhores hostels de Fernando de Noronha
Se você precisa economizar e topa dividir um quarto de hostel, pode ser uma boa ideia para você ficar em Fernando de Noronha sem estourar a fatura do cartão de crédito.
Esta é a lista com os melhores hostels de Noronha:
- Hostel Ilha do Amor
- Doce Lar Hostel Noronha
- Noronha Hostel
- Boldro Surf House
- Ilha Hostel
- Vila Hostel Noronha
- Hostel Estrela de Noronha
- Casa Swell Hostel
Agora, eu vou explicar porque você deve escolher um hostel para se hospedar em Noronha, mostrando um pouco do que cada um deles oferece.
Casa Swell Hostel
Bem localizado, o Casa Swell Hostel fica perto de comércios e das praias: dá para ir caminhando mesmo. Além de quartos compartilhados, há quartos privativos, bom para quem viaja com família ou amigos.
O café da manhã – sim, este hostel tem café da manhã incluso – é muito bom e garante aquela energia para as primeiras horas do dia. Para conseguir uma cama neste hostel, você precisa fazer a reserva com bastante antecedência.
Noronha Hostel
O Noronha Hostel tem quartos compartilhados e suítes privativas, e a escolha vai depender do seu gosto e do quanto pode gastar. A cozinha é simples, mas atende bem às nossas necessidades: eu preparava meu café da manhã todos os dias.
A área externa é muito aconchegante, com poltronas para a agente sentar e interagir com outros colegas viajantes. Apesar de ficar um pouco mais afastado do Centro, há mercado e outros serviços por perto. É um bom hostel para ficar em Fernando de Noronha.
Boldró Surf House
O Boldró Surf House fica perto do aeroporto, da praia, e de frente para uma agencia de passeios. Para quem gostar de caminhar, dá para fazer trilhas até a Praia do Boldró e da Conceição. Para chegar ao Centro, é preciso caminhar cerca de 30 minutos ou chamar um táxi.
O hostel é muito bem cuidado, com desenhos super coloridos na parede e um jardim bem convidativo. Os quartos são arejados, limpos e a cozinha compartilhada fica disponível para quem gosta de cozinhar.
Hostel Ilha do Amor
O Hostel Ilha do Amor é super bem localizado: pertinho da Praia do Cachorro e do Centro, onde estão mercados, ponto de ônibus, restaurantes e a central do táxi. Limpo e muito bem cuidado, o atendimento é sempre muito elogiado e isso deixa o lugar mais aconchegante.
Os banheiros têm água quente e os quartos são equipados com ar condicionado, item essencial em Noronha. É uma das opções mais econômicas e interessantes para ficar em Fernando de Noronha.
Doce Lar Hostel Noronha
O Doce Lar Hostel Noronha tem ótimos quartos compartilhados, um jardim super charmoso e um terraço onde os hóspedes costumam se encontrar no fim do dia. Mas, o que pesa mesmo é a localização: da para ir andando até o Bar do Cachorro, para a praia da Conceição e há vários restaurantes por perto também.
O pessoal que faz o atendimento é sempre muito atencioso e ajuda muito na hora de organizar os passeios. Os quartos têm ar condicionado, todas as camas têm uma cortina, que nos dá mais privacidade, né? Na geladeira, todos os itens são etiquetados. Enfim, é um show a organização deste hostel.
Ilha Hostel
O Ilha Hostel funciona em uma casa simples, mas tem uma localização excelente: pertinho do famoso bar do Cachorro e da praia. Isso significa que você vai conseguir fazer muita coisa a pé ou usanto do transporte público.
Os quartos são confortáveis, equipados com ar condicionado, limpos e arejados. Todos têm armários para você guardar seus pertences. O banheiro tem chuveiro quente e a cozinha é bem equipada. Por tudo que falei, ele deve entrar na sua lista de opções na hora de decidir ficar em Fernando de Noronha.
Vila Hostel Noronha
O Vila Hostel Noronha tem algo muito especial: a forma como você é recebido pelos proprietários. Nativos da ilha, eles conhecem Noronha como a palma da mão e nos ajudam muito a fazer uma programação leve e cheia de descobertas.
Bem localizado, tem tudo perto: mercados, ponto de ônibus, lojas e restaurantes. O hostel tem quartos super aconchegantes, que cumprem bem a função de nos acolher para uma boa noite de sono. Sem dúvida, é um ótimo hostel para ficar em Fernando de Noronha.
Faixas de preço em Noronha
No mapa abaixo estão todas as opções de hospedagem e os preços.
Assim, você pode escolher um lugar para ficar em Fernando de Noronha que se encaixa melhor no seu orçamento.
Informações Básicas
Quando ir
Noronha tem duas estações: a seca vai de agosto a fevereiro e a chuvosa vai de março a julho. O mar fica mais agitado entre outubro e março, e isso pode afetar a visibilidade na água. Para encontrar o mar mais calmo, prefira os meses de abril a setembro.
Taxas
A Taxa de Preservação Ambiental (TPA), popularmente chamada de taxa de permanência, custa cerca de R$ 97 por dia, e o ingresso no Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha custa R$ 179 e vale por dez dias.
Transporte
Dá para fazer muita coisa caminhando, mas você também pode usar o transporte público: a passagem de ônibus custa R$ 5. Outra opção é alugar uma bicicleta convencional ou elétrica a partir de R$ 17, a diária. Para quem quer mais comodidade, a opção é alugar um buggy.
Passeios
Há muitos passeios de barco e por terra que são imperdíveis O mais famoso é o Ilhatour, que passa pelos principais atrativos da ilha e dura um dia inteiro. Tem, também o passeio de barco para ver os golfinhos. Consulte os preços.
Veja mais dicas de Pernambuco
Ficou mais fácil planejar sua viagem? Se tiver alguma dúvida, deixe sua pergunta nos comentários que eu respondo.
Se preferir, pode falar comigo no Instagram: @altiermoulin. Agora, aproveite para ver outras dicas.
Respostas de 18
Aproveite, Wanderley.
Um abraço.
Estava com o boleto para pagar minha viagem com esposa, na primeira metade das férias em Março de 2024, mudei para Porto Seguro… Obrigado pela matéria, vou tentar Fernando de Noronha, na segunda metade das férias, agosto ou setembro.
Excelentes dicas, mas vou dar minha experiência de 2022: fui em outubro, quando teoricamente deveria ser mais seco, certo? Mas não, choveu TODOS OS DIAS, e teve dois ou três dias com CHUVAS TORRENCIAIS, coisa de mais de 10 mm. Apesar da chuva, o tempo oscilava muito, então tinha dia que amanhecia chovendo, depois dava céu azul, voltava a fechar e chover ou ia alternando, amanhecia sol, chovia, depois sol. Fiquei 10 dias então pude ver que o padrão foi mantido. O dono da pousada disse que nunca havia visto um outubro tão chuvoso. QUero só dizer com isso para não se preocupar muito com o tempo, procure mais se preocupar com o swell!
Consegue, João.
Um abraço.
quero ir em abril agora, mesmo que tenha chuvas consigo aproveitar dias de sol e fazer passeios bons ?
Adorei as dicas, quero ir em abril, mas medo de pegar essas chuvas 🙁
Oi, Mirlei.
Com março chegam as chuvas e a quantidade de dias nublados aumenta. Bom para os surfistas, que ainda podem curtir boas ondas, ruim para quem quer curtir as praias e explorar a natureza da ilha.
Uma coisa muito importante é levar calçados para lama, porque muitas ruas de Noronha não são calçadas e, com a chegada das chuvas, viram um lameiro só.
O ponto positivo de ir a Fernando de Noronha em março é o custo: com menos procura, as pousadas fazem promoções interessantes.
Um braço.
Boa tarde ,
Irei viajar para Noronha agora no mês de março, gostaria de saber se encontrarei um mar calmo , e bastante calor , pois amo o verão 😁!
Obrigaso, João.
Aproveite a viagem.
Um abraço!
Parabéns pela matéria muito completa em tudo, obrigado por compartilhar com todos e Deus te abençoe
Obrigado pelas dicas, Jéssica.
Um abraço.
Fui em Junho/2021 e o clima estava perfeito!
Todos os dias com muito sol e mar calminho, choveu só um pouco a noite em alguns dias.
É preciso contar com a sorte, mas normalmente quando chove é passageiro.
Nosso guia disse que quando o mar de dentro está com swell o mar de fora é calminho, então sempre terá boas praias pra aproveitar 🙂
Oi, André.
Acredito que o melhor lugar para curtir praia assim é na Sueste, mas você se importante se entre os peixinhos tiver uns tubarões? Brincadeira!
Noronha tem o mar lindo o ano todo, é um paraíso aqui pertinho de nós.
Aproveite a ilha como um todo, pois cada parte é preciosa.
Um abraço.
Boa tarde, gostei do seu conteúdo pois foi o primeiro que vi falando de mês a mês.
Quero ir com minha esposa em Janeiro para Noronha.
Só tenho essa época para viajar com minha esposa e temos muita vontade de ir para Noronha, porém gostamos de mares mais calmos, ver os peixes, ficar no mar sem precisar lutar contra ele rs não somos.do surf e sim da calmaria kkk.
Dentro disso, no mês de janeiro existe alguma praia ou alguma chance de nós encontrarmos isso em algum lugar em noronha?
Se sim, poderia me.indicar esses locais? Para fazermos um roteiro bacana.
Obrigado.
Obrigado, Thaissa! 🙏🏼
Sem dúvidas, a matéria mais completa das muita que ja pesquisei sobre Noronha! Obrigada por compartilhar 🙂
Obrigado, Romulo.
Um abraço.
Bom dia
Excelente informações