Glaciar Pia: um dos lugares mais incríveis da Patagônia chilena

Atualizado em 8 de janeiro de 2024 – POR ALTIER MOULIN

Glaciar Pia

O Glaciar Pia é um dos lugares mais lindos que visitei nessa parte do Chile: ele fica no Parque Nacional Alberto de Agostini, na Patagônia chilena. Essa área de proteção ambiental tem mais de 1,4 milhão de hectares e já foi totalmente coberta pelo gelo.

O que a gente encontra são paisagens que deixam qualquer um de boca aberta.

Glaciar Pia

Conheça o Glaciar Pia

Aos pés da Cordilheira Darwin, a montanha de gelo tem cerca de 80 metros de atura e avança pela encosta até tocar o mar.

Todo o gelo do Glaciar Pia foi se formado durante anos e anos, a partir do acúmulo da neve que, com o tempo, vai se compactando e recebendo novas camadas. Depois de décadas, esse monte de neve se torna um glaciar.

Naturalmente, a formação de um glaciar provoca erosão nas montanhas e nos vales que ocupa.

Ao avançar, o gelo leva consigo rochas e qualquer vegetação que estiver no caminho.

Glaciar Pia

Esses materiais são abandonadas quando ele começa a regredir, em um processo natural de degelo. É esse movimento de aumentar e diminuir de tamanho que faz com que os glaciares tenham uma paisagem única e diferente a cada dia.

Sons do degelo

Em alguns momentos parece que o Glaciar Pia está vivo.

Rompendo o silêncio que reina por essas bandas, um som como o de um trovão parte de dentro da montanha de gelo que parece anunciar mais uma de suas mudanças.

Minutos depois, um pedaço de gelo se desprende e cai na água formando ondas que balançam toda a baía ao redor. Deitado, fico parado por longos minutos observando esse espetáculo da natureza.

Glaciar Pia

Mais tarde, em uma caminhada de dez minutos, chego ao alto de uma pequena montanha de onde tenho uma visão sensacional de tudo ao redor: o Glaciar Pia, a Cordilheira Darwin, os fiordes formados pelo recuo do gelo milenar, as montanhas de pico nevado, o bosque patagônico e o Stella Australis, que completa o cenário.

Glaciar Pia

Me sinto abençoado por pisar esta terra e poder contemplar, em um dia tão bonito, um lugar tão especial, mas que em algumas décadas terá, praticamente, desaparecido, já que o aquecimento global tem feito com que o processo de degelo seja ainda mais rápido.

Planeje sua visita ao Glaciar Pia

Como chegar

O Glaciar Pia está a 80 milhas náuticas de Punta Arenas e a única maneira de chegar até aqui é a bordo dos navios da Cruzeiros Australis.

O desembarque é feito no terceiro dia de viagem exclusivamente na rota que vai de Punta Arenas a Ushuaia, na Argentina.escemos por volta das 14h30, e a caminhada até o mirante dura cerca de 10 minutos. A trilha é sinalizada por cordas que também servem de apoio.

Quanto custa

A viagem no estilo all inclusive – isso inclui bebidas alcoólicas – custa a partir de USD 2.900 e varia de acordo com a quantidade de dias e com o navio escolhido.

Quando ir

A temporada de cruzeiros nessa parte do mundo começa em setembro e vai até abril, mas os melhores meses são de novembro a janeiro, quando há mais baleias, pinguins e outros animais na região.

O que levar

Esteja preparado para o frio.

O ideal é usar agasalhos no estilo de camadas, de modo que você possa tirá-los à medida que caminha e que seu corpo se aquece. Uma segunda pele, um casaco intermediário e um impermeável completam as três camadas. O mesmo vale para as pernas.

Use sapatos de trekking – ou equivalentes – que sejam impermeáveis e confortáveis. Leve um par de luvas, gorros e o que achar conveniente para se proteger.

Óculos de sol e protetor solar são indispensáveis.

Informações Básicas

Visto

Não é necessário ter  visto para entrar no país e o tempo de permanência é de até 90 dias.

Documentos

Você pode apresentar o passaporte ou a carteira de identidade emitida há menos de dez anos.

Moeda

O peso chileno, representado pela sigla CLP, é a moeda local. Você pode levar dólares e trocar ao chegar.

Vacinas

Não há exigência de vacinação para nenhuma doença não importa qual seja o motivo da viagem.

Seguro viagem

Apesar de não ser obrigatório,  viajar sem um seguro viagem não é uma boa ideia. 

É que nem todos os países têm um sistema de saúde público e gratuito. Na verdade, na maioria deles, viajantes estrangeiros não têm acesso a assistência médica gratuita. Por isso, é muito importante ter o seguro internacional de saúde – também chamado de seguro viagem –, mesmo que ele não seja obrigatório.

O preço do seguro viagem é mais barato do que se costuma pensar e ele garante que você terá atendimento em casos de emergências médicas comuns, como acidentes de trânsito, intoxicações alimentares, acidentes vasculares e infartos cardíacos, por exemplo.

→ PLANOS MAIS INDICADOS

A Seguros Promo é a plataforma que eu sempre uso para comprar o seguro viagem. Com ela, é possível comparar os preços e as coberturas das seguradoras mais confiáveis do mercado.

Compras feitas através do Seguros Promo com o cupom de desconto PENAESTRADA5 têm 5% de desconto. Se quiser mais 5% de desconto extra, é só pagar no Pix ou no boleto — totalizando 10% de desconto. Também é possível pagar em até 12x no cartão.

Os planos mais indicados para quem vai fazer uma viagem para o Chile são os que mostro abaixo. Todos têm telemedicina 24 horas por dia em português. Antes de contratar, eu sugiro que você veja como funciona o seguro e porque ele é obrigatório.

SM 30 AMERICA LATINA

Este plano é um dos mais baratos e cobre até USD 60.000 em despesas médicas e hospitalares, ideal para imprevistos de saúde durante a viagem, incluindo tratamento para covid-19. Em caso de problemas com bagagem, o seguro garante até USD 1.200 por extravio.

Também inclui cobertura para cancelamento de voo pela companhia aérea e reembolso de até USD 2.000 em despesas não reembolsáveis se for preciso cancelar a viagem por motivos previstos na apólice.

VEJA O PREÇO E COMPRE
ITA 60 AM. LATINA

O plano cobre até USD 30.000 em despesas médicas e hospitalares, incluindo tratamento para covid-19. Em caso de extravio de bagagem, a cobertura é de até USD 1.200.

Também há reembolso de até USD 2.000 para cancelamento da viagem pelos motivos cobertos, como problemas de saúde ou falecimento. É uma opção mais acessível, mas ainda completa para quem quer viajar com segurança.

VEJA O PREÇO E COMPRE
MTA 150 AM. LATINA

Neste plano, a cobertura para despesas médicas e hospitalares é de até USD 60.000, incluindo o tratamento para covid-19. Em caso de problemas com bagagem, há cobertura de até USD 1.200 por extravio.

O seguro também garante reembolso de até USD 3.000 no caso de cancelamento da viagem por motivos previstos em apólice, como emergências médicas ou falecimento.

VEJA O PREÇO E COMPRE
AC 150 PROMOCIONAL AM. LATINA

Este plano é um dos melhores e tem cobertura de até USD 15.000 para despesas médicas e hospitalares, incluindo tratamento para covid-19. Em caso de extravio de bagagem, o segurado tem direito a até USD 1.200.

Cobre também cancelamento de viagem por motivos previstos, com reembolso de até USD 2.000 em despesas não reembolsáveis.

VEJA O PREÇO E COMPRE

Veja mais dicas do Chile

Ficou mais fácil planejar sua viagem? Se tiver alguma dúvida, deixe sua pergunta nos comentários que eu respondo.

Se preferir, pode falar comigo no Instagram: @altiermoulin. Agora, aproveite para ver mais dicas do Chile.

SOBRE O AUTOR

COMENTÁRIOS

Respostas de 2

  1. Olá, Altier! Estou planejando viajar pro Chile em outubro e senti falta do post com o roteiro completo da viagem (que você fez de outros paises). Você poderia me dizer quantos dias você passou e quais lugares você visitou? Obrigada!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

37