Erguida sobre uma encosta e famosa por causa do Lago Titicaca e seu mundo flutuante, esta cidade é um caldeirão efervescente de cultura. Só que para ver seus encantos, é essencial escolher bem onde ficar em Puno, no Peru.
Para decidir onde ficar é preciso levar em consideração que a cidade está sobre um morro bem íngreme. Então, se a sua preocupação for apenas financeira, pode ser que você encontre ótimos preços em hotéis e hostels que ficam bem no topo da encosta, onde não há nada muito interessante.
Em sua busca por um lugar para ficar em Puno, você vai ver que muitos anúncios citam uma bela vista para a cidade e para o Lago como um atrativo extra, porém isso é óbvio: a cidade inteira está voltada para o Titicaca.
A minha sugestão, então, é escolher um lugar que fique o mais próximo possível da Plaza de Armas, na parte baixa, pois é nos arredores dela que está a melhor área da cidade. Lembrando que, justamente por isso, os preços acabam sendo mais altos.
Outro item muito importante, para quem vai viajar no inverno, é saber se o quarto tem aquecedor, porque o frio pode incomodar bastante.
Durante a invasão inca, para evitar a guerra, os povos de Sillustani foram escravizados. Em seguida, perderam os laços com a sua cultura original. Como resultado de um esforço comunitário para a manutenção do pequeno povoado, a história tem sido recuperada lentamente nas últimas décadas.
A arquitetura inca se destaca no cenário de Sillustani. A maior e mais imponente torre se diferencia das demais por seu estilo mais elaborado. É fácil perceber que os invasores tinham técnicas mais avançadas e arrojadas de construção.
Mesmo ameaçada no passado, Sillustani ainda pode ser visitada. Do alto do monte, a visão que alcanço com o Lago Umayo no horizonte é espetacular.
Onde ficar em Puno
A área mais interessante é os arredores da Plaza de Armas. É nesta região que estão os hotéis mais legais, os hostels mais bacanas e todos os serviços, como bares e restaurantes.
Se quiser ficar coladinho com o Lago Titicaca, há excelente opções de hotéis nesta parte da cidade.
Preço da diária
Agora que você já sabe a melhor área para ficar em Puno, veja no mapa abaixo os preços das diárias.
No mapa abaixo, você pode ver todas as opções de hospedagem e para saber mais, você só precisa clicar nos pins e pronto.
Melhores opções para ficar em Puno
Para ir direto ao ponto, você pode ver abaixo as opções mais reservadas pelos leitores.
Casona Plaza Hotel Puno: ótima localização perto de bares, restaurantes e lojas; café da manhã delicioso e quartos espaçosos e limpos com bom custo-benefício.
Hotel Hacienda Plaza de Armas: excelente localização perto da Plaza de Armas, quartos confortáveis e café da manhã variado com opções frescas e deliciosas.
Colonial Plaza Hotel: excelente custo-benefício, com o melhor café da manhã da cidade e localização em frente à Catedral, além de atendimento atencioso.
Hotel Terra Mistica Ciudad del Lago: localizado perto de tudo, com café da manhã ótimo e instalações novas e amplas.
Tierra Viva Puno Plaza: quartos aconchegantes com bom aquecimento e café da manhã de qualidade, além de excelente serviço de recepção.
Conde de Lemos Hotel: ótimo para quem gosta de andar a pé pela cidade, com quartos espaçosos e uma linda vista da cidade, além de excelente atendimento.
Hotel Hacienda Puno: oferece quartos com boas comodidades e um excelente restaurante no topo, além de uma vista panorâmica do lago.
Sonesta Posadas del Inca Puno: próximo ao Lago Titicaca, com quartos confortáveis, uma vista maravilhosa e café da manhã variado
Ghl Hotel Lago Titicaca Puno: localizado no lago, com vista espetacular, ótimo café da manhã, sauna e jacuzzi para relaxar.
Marlon’s House: hotel simples e barato, com localização excelente e ambientes decorados com cultura peruana.
Inka’s Rest B&B: localizado a 10 minutos do Lago Titicaca, com uma decoração descolada e café da manhã energético, além de cozinha compartilhada.
Casona Plaza Hotel Puno★★★☆☆ | Nota de Avaliação: 8,5 O grande ponto positivo do Casona Plaza Hotel Puno é a localização, perto de ótimos bares e restaurantes e de várias lojas. O café da manhã é muito bom, com muitas comidinhas deliciosas. Os quartos são sempre limpos com critérios rígidos, as camas são ótimas e o espaço dos quartos também. No fim das contas, a gente percebe que o custo-benefício fica bastante interessante. |
Hotel Hacienda Plaza de Armas★★★☆☆ | Nota de Avaliação: 8,7 O Hotel Hacienda Plaza de Armas também tem uma localização ótima, nos arredores da Plaza de Armas. Os quartos são acolhedores e muito confortáveis. O banheiro é bastante espaçoso e perfeito para aquele banho relaxante de hidromassagem depois de um dia cansativo. O café da manhã é excelente, com horário bom para quem fará passeios, e tem várias opções de frutas, mudando todos os dias. Pães frescos, ovos, panquecas e tufo mais. É um dos melhores hotéis para ficar em Puno. |
Colonial Plaza Hotel★★★☆☆ | Nota de Avaliação: 8,9 O Colonial Plaza Hotel tem um bom custo-benefício. O café da manhã é o melhor da cidade, os quartos têm camas confortáveis, chuveiro bom e aquecedor para os dias mais frios. A localização é perfeita, de frente para a Catedral. O atendimento do pessoal da recepção é sempre muito elogiado e elas ajudam em tudo: dão dicas do que fazer na cidade, guardam nossa bagagem antes ou depois do check-in e estão sempre com um sorriso no rosto. Isso faz muito diferença. |
Tierra Viva Puno Plaza★★★☆☆ | Nota de Avaliação: 9,2 O Tierra Viva Puno Plaza tem quartos muito bem equipados e aconchegantes. Camas muito confortáveis, roupas de cama sempre limpas e cheirosas e o sistema de aquecimento funciona de verdade. O café da manhã é som, sempre com muitas variedades e produtos de qualidade. O serviço da recepção impressiona e eles ajudam a organizar tudo o que precisamos para conhecer o melhor de Puno. É uma excelente opção para ficar em Puno. |
Conde de Lemos Hotel★★★☆☆ | Nota de Avaliação: 8,2 O Conde de Lemos Hotel é muito bem localizado, no Centro, e dá para fazer tudo a pé. Além do ambiente para tomar café, que é excelente, muito bonito mesmo, há muitos restaurantes ao lado do hotel. Os quartos são amplo, confortáveis e têm varanda enormes com vista linda para a cidade. O equipe da recepção é muito atenciosa e isso deixa tudo muito mais garadável. Vale a pena dar uma olhada com calma neste hotel. |
Hotel Hacienda Puno★★★☆☆ | Nota de Avaliação: 8,5 O Hotel Hacienda Puno é uma ótima opção para ficar na cidade. Todos os quartos têm televisão, internet sem fio, mesa de trabalho e banheiro com produtos de banho. O café da manhã lhe dará energias para aproveitar o melhor da cidade. No balcão de turismo você pode organizar passeios para as ilhas flutuantes e se informar sobre outros passeios. Quando a fome bater, conheça o restaurante na cobertura do hotel, onde você encontra opções à la carte de pratos regionais e internacionais, além de uma vista panorâmica para o famoso lago. O bar local é um ótimo lugar para se divertir e conhecer novas pessoas. |
Sonesta Posadas del Inca Puno★★★★☆ | Nota de Avaliação: 8,8 O Sonesta Posadas del Inca Puno é para quem quer ficar mais próximo do Lago Titicaca e ele é espetacular, com vários pontos positivos: quartos muito limpos e confortáveis, vista maravilhosa do lago, banheira perfeita depois de um dia de trilha na altitude e café da manhã muito variado e delicioso. Par completar, a lista o atendimento dos funcionários é sempre muito elogiado. É um hotel indicado para quem quer viver a experiência do Lago Titicaca, ficando mais perto das Ilhas de Uros. |
Ghl Hotel Lago Titicaca Puno★★★★★ | Nota de Avaliação: O GHL Hotel Lago Titicaca Puno fica em uma olhota dentro do Lago Titicaca, a poucos metros da margem. É por isso que ele tem uma vista maravilhosa do Lago Titicaca, especialmente ao nascer do sol, e, também, uma vista da cidade que é lindíssima. Além da localização, ele coleciona outros pontos positivos: funcionários atenciosos e educados, conforto dos quartos, excelentes duchas quente, camas super confortáveis, café da manhã formidável, restaurante com excelente cardápio e pratos muito saborosos e, ainda, jacuzzi e sauna que ajudam a relaxar depois de tanto caminhar pela cidade. Tá bom para você? |
Marlon’s House★☆☆☆☆ | Nota de Avaliação: 7,9 O Marlon’s House é um hotelzinho bom, bonitinho e barato, desses que sempre nos salvam na hora de economizar. Mas, o melhor mesmo é a localização do hotel: a apenas cem metros da Avenida Flora, uma das principais da cidade – um excelente lugar para ficar em Puno. Em todos os ambientes do hotel você percebe traços da cultura peruana, que eles fazem questão de destacar. Os quartos têm televisão e internet sem fio, além do banheiro privativo. Você pode se divertir no salão de jogos, relaxar no terraço e também trazer seu animalzinho de estimação. |
Inka’s Rest B&B★☆☆☆☆ | Nota de Avaliação: 7,8 O Inka’s Rest B&B fica a dez minutos a pé do famoso Lago Titicaca, enquanto a Plaza das Armas está a 400 metros, sendo esta uma boa opção para ficar em Puno. Você encontra ambientes descolados e com decoração colorida, fazendo você se sentir em casa e mantando o astral lá no alto. O café da manhã lhe fornece energias para explorar a região e, para as outras refeições, fique a vontade na cozinha compartilhada. No balcão de turismo você se inscreve para passeios na área e recebe dicas do que fazer pela cidade. |
Quando as diárias ficam mais baratas?
Puno é conhecida por seu clima frio e seco, especialmente durante a estação seca, que vai de maio a outubro. Durante esse período, as temperaturas diurnas variam entre 15 e 20 graus, enquanto as noites podem ser bastante frias, com mínimas próximas a 0 graus ou até negativas.
A estação chuvosa ocorre de novembro a abril, quando as precipitações são mais frequentes, especialmente nas tardes. As temperaturas diurnas tendem a ser um pouco mais amenas, entre 18 e 22 graus, mas as noites continuam frias.
Em relação às diárias de hotéis, os preços tendem a ser mais baixos durante a estação chuvosa, de novembro a abril, devido à menor demanda turística. Por outro lado, na estação seca, de maio a outubro, a demanda aumenta, resultando em preços mais elevados para se hospedar em Puno.
Portanto, se você deseja economizar em sua estadia, pode ser vantajoso considerar a baixa temporada para ficar em Puno. No entanto, é importante estar preparado para as condições climáticas mais adversas durante esse período.
Informações Básicas
Visto
Brasileiros não precisam de visto para entrar no país e o prazo máximo de permanência é de 90 dias, podendo ser prorrogado por mais 90 dias.
Documentos
Você deve apresentar o passaporte, com seis meses de validade, ou a carteira de identidade, emitida há menos de dez anos e em bom estado de conservação.
Dinheiro
A moeda peruana é o nuevo sol, identificado pela sigla PEN e pelo símbolo S/. Para sua viagem, leve dólares e troque nas casas de câmbio.
Vacinas
A vacina contra febre amarela é recomendada para quem for viajar para a região amazônica. Veja como solicitar o certificado pela internet.
Seguro viagem
Apesar de não ser obrigatório, viajar sem o seguro viagem não é uma boa ideia, pois é sempre bom saber que teremos atendimento médico e hospitalar na hora que mais precisarmos.
Além disso, o preço do seguro viagem é mais barato do que se costuma pensar e ele também garante que você estará amparado em situações como cancelamento da viagem, extravio de bagagem e muitas outras.
→ PLANOS MAIS INDICADOS
A Seguros Promo é a plataforma que eu sempre uso para comprar o seguro viagem. Com ela, é possível comparar os preços e as coberturas das seguradoras mais confiáveis do mercado.
Compras feitas através do Seguros Promo com o cupom de desconto PENAESTRADA5 têm 5% de desconto. Se quiser mais 5% de desconto extra, é só pagar no Pix ou no boleto — totalizando 10% de desconto. Também é possível pagar em até 12x no cartão.
Os planos mais indicados para quem vai fazer uma viagem para o Peru são os que mostro abaixo. Todos têm telemedicina 24 horas por dia em português. Antes de contratar, eu sugiro que você veja como funciona o seguro e porque ele é obrigatório.
SM 30 AMERICA LATINA
Este plano é um dos mais baratos e cobre até USD 60.000 em despesas médicas e hospitalares, ideal para imprevistos de saúde durante a viagem, incluindo tratamento para covid-19. Em caso de problemas com bagagem, o seguro garante até USD 1.200 por extravio. Também inclui cobertura para cancelamento de voo pela companhia aérea e reembolso de até USD 2.000 em despesas não reembolsáveis se for preciso cancelar a viagem por motivos previstos na apólice. VEJA O PREÇO E COMPRE |
ITA 60 AM. LATINA
O plano cobre até USD 30.000 em despesas médicas e hospitalares, incluindo tratamento para covid-19. Em caso de extravio de bagagem, a cobertura é de até USD 1.200. Também há reembolso de até USD 2.000 para cancelamento da viagem pelos motivos cobertos, como problemas de saúde ou falecimento. É uma opção mais acessível, mas ainda completa para quem quer viajar com segurança. VEJA O PREÇO E COMPRE |
MTA 150 AM. LATINA
Neste plano, a cobertura para despesas médicas e hospitalares é de até USD 60.000, incluindo o tratamento para covid-19. Em caso de problemas com bagagem, há cobertura de até USD 1.200 por extravio. O seguro também garante reembolso de até USD 3.000 no caso de cancelamento da viagem por motivos previstos em apólice, como emergências médicas ou falecimento. VEJA O PREÇO E COMPRE |
AC 150 PROMOCIONAL AM. LATINA
Este plano é um dos melhores e tem cobertura de até USD 15.000 para despesas médicas e hospitalares, incluindo tratamento para covid-19. Em caso de extravio de bagagem, o segurado tem direito a até USD 1.200. Cobre também cancelamento de viagem por motivos previstos, com reembolso de até USD 2.000 em despesas não reembolsáveis. VEJA O PREÇO E COMPRE |
Veja mais dicas do Peru
Ficou mais fácil planejar sua viagem? Se tiver alguma dúvida, deixe sua pergunta nos comentários que eu respondo.
Se preferir, pode falar comigo no Instagram: @altiermoulin. Agora, aproveite para ver mais dicas do Peru.
Respostas de 2
Oi, Naara.
Obrigado por ler o blog. 🙂
Não conheço uma forma interessante de fazer o bate-volta de Arequipa ao Titicaca.
A melhor ideia é pernoitar em Puno, fazer o passeio nas Ilhas do Titicaca e seguir viagem.
O aeroporto que atende a Puno fica Juliaca.
Um abraço.
Você está de parabéns, excelente seu blog, me foi muito útil quando viajei para a colômbia.
Desta vez irei com meus irmãos ao Peru e nosso roteiro será: lima,arequipa e cusco.
Minha dúvida é: de arequipa tenho como ir ao lago titicaca e retornar a arequipa, tipo um bate e volta? pois vamos comprar a passagens para cusco saindo de arequipa de avião.
No caso passariamos um dia em arequipa, no outro bate volta ao vale del colca e no terceiro pensei ir bate e volta ao lago titicaca, tem essa possibilidade? ou qual seria sua sugestão?
Obrigada!