Onde ficar em Calama: porta de entrada para o Atacama

Atualizado em 26 de fevereiro de 2025 – POR ALTIER MOULIN

Onde ficar em Calama

É muito fácil escolher onde ficar em Calama, no norte do Chile. A cidade é a principal porta de entrada para o impressionante deserto do Atacama, pois é nela que está o mais importante aeroporto da região.

→ Onde ficar no Atacama

O Aeroporto Internacional El Loa (CJC) fica a 6,5 quilômetros do Centro e ainda não recebe voos direto do Brasil, sendo necessário fazer uma conexão na capital chilena. A viagem de Santiago a Calama dura cerca de duas horas.

A viagem de carro de Calama até San Pedro de Atacama, a principal cidade para quem vai turistar no deserto, dura aproximadamente 1h20.

Como você deve perceber, se o seu voo for muito cedo ou muito tarde, pode ser mais seguro ficar uma noite em Calama para não ter que fazer tudo na correria.

Onde ficar em Calama

A melhor área para ficar em Calama é no Centro, nas quadras perto da Plaza 23 de Marzo, e nos seus arredores.

Como a cidade é pequena e o aeroporto é perto, não há necessidade de buscar acomodações fora desta área.

No Centro estão os principais pontos turísticos e aqueles serviços que sempre precisamos: farmácia, mercado, caixa eletrônico e tudo mais.

Ficar mais afastado do Centro só vale a pena para quem está de carro e não está com o tempo corrido.

Se preferir ficar perto do aeroporto, a melhor opção é o Park Hotel Calama.

Preço da diária

Agora que você já sabe a melhor área para ficar em Calama, veja no mapa abaixo os valores das diárias.

No mapa abaixo, você pode ver todas as opções de hospedagem e  para saber mais, você só precisa clicar nos pins azuis e pronto.  

Melhores opções de Calama

Para ir direto ao ponto, você pode ver abaixo as opções de hotéis, pousadas, hostels e apartamentos mais reservadas pelos leitores.

→ CENTRO

Alto del Sol Calama: hotel ótimo com boa estrutura.

Geotel Calama: quartos e suítes para até quatro pessoas.

ibis budget Calama: prático e com preços em conta.

ibis Calama: prático e bem localizado.

Hotel Diego de Almagro: mais classe e conforto.

Hotel Diego de Almagro Express: quartos compactos e práticos.

Hotel Diego de Almagro Alto: quartos bons e piscina agradável.

Depa en Calama: apartamento lindo para quatro pessoas.

Departamento Central: apartamento de dois quartos.

Ayelen Apart Hotel: hotelzinho básico e econômico.

Park Hotel Calama: fica bem perto do aeroporto.

Melhores hotéis de Calama

Eu vou mostrar, agora, os cinco hotéis mais reservados no Centro de Calama. Eles ficam bem perto dos principais atrativos e dos serviços que sempre precisamos.

Geotel Calama

Onde ficar em Calama

★★★★☆ | Nota de Avaliação: 8,4

O Geotel Calama tem suítes e quartos que acomodam até quatro pessoas. Ele fica em uma área boa, perto de tudo, e o atendimento é super atencioso, assim como a decoração leve dos ambientes, que nos acolhe e enche de conforto.

ibis budget Calama

★★☆☆☆ | Nota de Avaliação: 6,9

Os quartos do ibis budget Calama são básicos, seguindo o padrão da rede mundial. Ele pode ser uma boa opção pela praticidade e pelo preço das diárias, que costuma ser menor no que nos concorrentes, sem perder na qualidade.

ibis Calama

Onde ficar em Calama

★★★☆☆ | Nota de Avaliação: 7,2

Na mesma linha, o ibis Calama também garanta padronização e nada de surpresas desagradáveis. Quartos básicos, café da manhã pago à parte e boa localização são requisitos básicos para os hotéis da rede.

Diego de Almagro Express

★★★☆☆ | Nota de Avaliação: 8,0

O Hotel Diego de Almagro Express é um quatro estrelas que não deixa a desejar. Tem quartos bem resolvidos, café da manhã farto, atendimento bom e a área da piscina é bastante agradável.

Ayelen Apart Hotel

★★★☆☆ | Nota de Avaliação: 8,0

O Ayelen Apart Hotel é uma excelente opção para quem só vai passar por Calama para usar o aeroporto, seja na chegada ou na saída. Ele tem quartos básicos, conforto suficiente para uma noite boa de sono e preços camaradas.

Onde se hospedar em Calama

Se você está só de passagem pela cidade, não vai ter dificuldade de escolher onde se hospedar depois das dicas que eu dei.

De qualquer forma, é sempre bom ter alguns pontos em mente:

  • O Centro é a área mais prática e perto de tudo – inclusive do aeroporto;
  • A cidade é mais usada para fazer conexão no aeroporto, tendo poucos atrativos conhecidos;
  • Há opções para ficar bem perto do hotel, o que pode ser mais confortável se tiver um voo muito cedo.

Com tudo isso, você terá uma boa experiência de hospedagem e sua viagem será muito melhor.

Informações Básicas

Visto

Não é necessário ter  visto para entrar no país e o tempo de permanência é de até 90 dias.

Documentos

Você pode apresentar o passaporte ou a carteira de identidade emitida há menos de dez anos.

Moeda

O peso chileno, representado pela sigla CLP, é a moeda local. Você pode levar dólares e trocar ao chegar.

Vacinas

Não há exigência de vacinação para nenhuma doença não importa qual seja o motivo da viagem.

Seguro viagem

Apesar de não ser obrigatório,  viajar sem um seguro viagem não é uma boa ideia. 

É que nem todos os países têm um sistema de saúde público e gratuito. Na verdade, na maioria deles, viajantes estrangeiros não têm acesso a assistência médica gratuita. Por isso, é muito importante ter o seguro internacional de saúde – também chamado de seguro viagem –, mesmo que ele não seja obrigatório.

O preço do seguro viagem é mais barato do que se costuma pensar e ele garante que você terá atendimento em casos de emergências médicas comuns, como acidentes de trânsito, intoxicações alimentares, acidentes vasculares e infartos cardíacos, por exemplo.

→ PLANOS MAIS INDICADOS

A Seguros Promo é a plataforma que eu sempre uso para comprar o seguro viagem. Com ela, é possível comparar os preços e as coberturas das seguradoras mais confiáveis do mercado.

Compras feitas através do Seguros Promo com o cupom de desconto PENAESTRADA5 têm 5% de desconto. Se quiser mais 5% de desconto extra, é só pagar no Pix ou no boleto — totalizando 10% de desconto. Também é possível pagar em até 12x no cartão.

Os planos mais indicados para quem vai fazer uma viagem para o Chile são os que mostro abaixo. Todos têm telemedicina 24 horas por dia em português. Antes de contratar, eu sugiro que você veja como funciona o seguro e porque ele é obrigatório.

SM 30 AMERICA LATINA

Este plano é um dos mais baratos e cobre até USD 60.000 em despesas médicas e hospitalares, ideal para imprevistos de saúde durante a viagem, incluindo tratamento para covid-19. Em caso de problemas com bagagem, o seguro garante até USD 1.200 por extravio.

Também inclui cobertura para cancelamento de voo pela companhia aérea e reembolso de até USD 2.000 em despesas não reembolsáveis se for preciso cancelar a viagem por motivos previstos na apólice.

VEJA O PREÇO E COMPRE
ITA 60 AM. LATINA

O plano cobre até USD 30.000 em despesas médicas e hospitalares, incluindo tratamento para covid-19. Em caso de extravio de bagagem, a cobertura é de até USD 1.200.

Também há reembolso de até USD 2.000 para cancelamento da viagem pelos motivos cobertos, como problemas de saúde ou falecimento. É uma opção mais acessível, mas ainda completa para quem quer viajar com segurança.

VEJA O PREÇO E COMPRE
MTA 150 AM. LATINA

Neste plano, a cobertura para despesas médicas e hospitalares é de até USD 60.000, incluindo o tratamento para covid-19. Em caso de problemas com bagagem, há cobertura de até USD 1.200 por extravio.

O seguro também garante reembolso de até USD 3.000 no caso de cancelamento da viagem por motivos previstos em apólice, como emergências médicas ou falecimento.

VEJA O PREÇO E COMPRE
AC 150 PROMOCIONAL AM. LATINA

Este plano é um dos melhores e tem cobertura de até USD 15.000 para despesas médicas e hospitalares, incluindo tratamento para covid-19. Em caso de extravio de bagagem, o segurado tem direito a até USD 1.200.

Cobre também cancelamento de viagem por motivos previstos, com reembolso de até USD 2.000 em despesas não reembolsáveis.

VEJA O PREÇO E COMPRE

Veja mais dicas do Chile

Ficou mais fácil planejar sua viagem? Se tiver alguma dúvida, deixe sua pergunta nos comentários que eu respondo.

Se preferir, pode falar comigo no Instagram: @altiermoulin. Agora, aproveite para ver mais dicas do Chile.

SOBRE O AUTOR

COMENTÁRIOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *