De forma geral, comer em Cuba é fácil e barato. A mesa dos cubanos tem a mesma base que a nossa: arroz, feijão, salada e carne. Com isso em mente, a tarefa de escolher onde comer em Varadero só dependerá do quanto você quer e pode gastar.
É que Varadero tem ótimas opções de restaurantes, desde os mais baratos e tradicionais, até os caros e turísticos.
Além disso, como em qualquer parte de Cuba, você pode procurar pelos paladares. Estes são restaurantes familiares que servem a autêntica comida cubana.
Como Varadero é uma área de praia, os frutos do mar são facilmente encontrados. Eles chegam fresquinhos ao seu prato. Mas, há muitas opções para quem não come peixe.
Para saber o que você vai encontrar nos cardápios cubanos, leia: Comidas de Cuba: o que comer e beber no país.
Onde comer em Varadero
Para almoçar, eu escolhi o DonAlex. Ele fica na calle 31 e funciona na varanda de uma casa muito agradável. Em frente a ele, funciona o Salsa Suarez, que é mais indicado para a noite.
O Nona Tina, fica na esquina da calle 38 com a avenida Primeira. Também é um restaurante bem local, embora sua especialidade seja comida italiana, como o nome entrega.
O La Bodegita del Medio, que funciona na calle 40, é uma franquia famosa por ter inventado a receita do mojito. Então, mesmo que não vá comer, passe para experimentar a bebida.
O La Vicaria fica na avenida Primeira, é mais turístico, mas se você procura uma opção mais requintada – no estilo cubano –, ele pode ser interessante escolher para comer em Varadero.
Para o café da manhã, uma opção muito boa e barata é o Terracita’s Café, na avenida Primeria, entre as calles 28 e 29.
Falando das gordices, eu gostei muito do sorvete Varadero, que você encontra nos mercados da cidade.
Entre os doces, os mais famosos são o pudim, que tem um sabor bem industrializado, e o flan, que na verdade é o pudim de leite que comemos no Brasil.
NOTA
Como tem acontecido com vários países ao redor do mundo, Cuba tem registrado uma escalada nos preços de forma generalizada. Em 2022, a inflação registrada no país foi de 39% e, em 2023, foi 30%. As previsões para 2024 mostram tendência de alta dos preços.
Informações Básicas
Visto
Brasileiros precisam de visto para entrar em Cuba, mas é possível obter o visto no aeroporto.
Documentos
É necessário apresentar o passaporte com validade mínima de seis meses e outros documentos obrigatórios.
Dinheiro
Cuba unificou as duas moedas do país em janeiro de 2021, mas o ideal ainda é levar euros e trocar seu dinheiro em Cuba.
Vacinas
A vacina contra febre amarela é obrigatória e sem o Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia (CIVP) você não entra no país.
Informações sobre covid-19
Desde o dia 6 de abril de 2022, Cuba flexibilizou as medidas para o controle de entrada e saída de viajantes estrangeiros.
Com isso, não é necessário apresentar certificado de vacinação ou testes negativos para covid-19, independente se você estiver vacinado ou não.
Seguro viagem obrigatório
O seguro viagem para Cuba é obrigatório e, sem ele, você poderá ser impedido de entrar no país.
É que mesmo tendo um serviço de saúde pública considerado referência, os hospitais e clínicas de Cuba só atendem gratuitamente quem mora no país – até os cubanos que vivem no exterior precisam de um seguro viagem.
Esta regra é antiga, foi implementada em maio de 2010, como mostra este comunicado.
→ PLANOS MAIS INDICADOS
A Seguros Promo é a plataforma que eu sempre uso para comparar os preços do seguro viagem.
Há várias opções de seguro para a América Central, mas a que eu mais recomendo é a Assist Card, e o plano mínimo indicado é o AC 35 AM. LATINA (Exceto EUA) COVID-19.
O Affinity 15 LATAM +COVID-19 tem cobertura básica e preço bem mais em conta.
Já o MTA 60 Am. Latina +Telemedicina Albert Einstein é um dos mais vendidas, com boa cobertura e atendimento.
Antes de contratar um seguro viagem para Cuba, eu sugiro que você veja como funciona o seguro e porque ele é obrigatório.
Veja mais dicas de Cuba
Ficou mais fácil planejar sua viagem? Se tiver alguma dúvida, deixe sua pergunta nos comentários que eu respondo.
Se preferir, pode falar comigo no Instagram: @altiermoulin. Agora, aproveite para ver outras dicas de Cuba.