Eu tenho certeza que você vai gostar muito desta lista de coisas para fazer em Palmas. Mas, antes de contar as minhas dicas, eu preciso explicar um pouco sobre a cidade.
A capital do Tocantins foi planejada para ter um milhão e meio de habitantes, mas atualmente tem apenas cerca de 280 mil. Com uma população muito abaixo do esperado, a cidade tem imensas áreas vazias e avenidas que parecem ligar nada a lugar nenhum.
É verdade que a maioria dos turistas que chega aqui quer mesmo explorar o Jalapão, terra de fascinante beleza natural cheia de cachoeiras, piscinas naturais, rios e montanhas. Então, se esse é seu plano, eu sugiro que você leia: O melhor roteiro de viagem ao Jalapão.
O que fazer em Palmas
Agora que você já sabe disso, vamos às minhas dicas do que ver e fazer em Palmas.
Praça dos Girassóis
Esta praça é a maior da América Latina e a segunda maior do mundo – a primeira fica em Jacarta, na Indonésia.
Aqui estão os prédios públicos mais importantes da cidade. Você vê o Palácio Araguaia, sede do governo estadual e vários monumentos que recontam partes da história do Tocantins, como o Memorial Coluna Prestes.
Aqui também estão o lugar da primeira missa celebrada no estado, depois de sua fundação em 1988 e um conjunto de esculturas que reverencia os pioneiros que povoaram e desenvolveram essas terras. Ah, o Centro Geodésico do Brasil, que marca o centro exato do país também.
Além disso, algo que pode passar despercebido são os desenhos feito no chão da praça. Todas essas figuras identificam as diversas tribos indígenas do Tocantins.
Memorial Coluna Prestes
Desenhado por Oscar Niemeyer, esse centro de memória reúne um acervo com fotos e objetos utilizados pela Coluna Prestes. Este foi um movimento socialista comandado por Luís Carlos Prestes, que teve suas primeiras reuniões em Santo Ângelo, no Rio Grande do Sul.
Mais do que visitar esse lugar, é importante entender seu simbolismo. A rampa de acesso à escultura de Luís Carlos Prestes tem a forma de uma foice, símbolo do comunismo defendido pelo grupo guerrilheiro. A cor vermelha, que tinge o chão de algumas áreas do memorial, simboliza o sangue dos revolucionários derramado durante o levante.
O prédio tem ainda um pequeno teatro com capacidade para 87 pessoas. As visitas podem ser feitas de segunda a sexta, das 8h às 18h. A entrada é gratuita.
Palacinho
Popularmente conhecido como Palacinho, o Museu Histórico do Tocantins funciona na antiga sede do governo, antes da construção do Palácio Araguaia. Aqui, você pode entender melhor o processo de criação e de desenvolvimento do estado.
Monumento aos Dezoito do Forte
Esse belo monumento homenageia uma ação do Movimento Tenentista, que aconteceu no Rio de Janeiro, em 1922. Na tentativa de derrubar o governo aristocrata, civis e militares planejaram um grande ato na então capital do país. Porém, a proposta de revolução comunista não avançou.
O Monumento aos Dezoito do Forte de Copacabana fica em frente ao Memorial Coluna Prestes. Juntos, formam um importante complexo histórico de Palmas.
Feira do 304 Sul
Embora ainda seja muito tradicional na cidade, a Feira do 304 Sul não é mais tão turística como antigamente. Aqui, você vai encontrar algumas barraquinhas de comida regional. Encontra também comerciantes oferecendo verduras e frutas. A feira acontece nas sextas-feiras, a partir do meio-dia.
Taquaruçu
Taquaruçu é um distrito de Palmas e fica a pouco mais de 30 quilômetros do centro da capital tocantinense. Lugar de belezas naturais e de gente hospitaleira, aqui você pode praticar rapel, descer em uma tirolesa e apreciar a vista a partir de mirantes. Mas, a maioria das pessoas prefere se refrescar nas 82 cachoeiras de Taquaruçu.
Eu conheci duas dessas quedas d’água quando seguia para o Jalapão. Uma foi a Cachoeira Escorrega Macaco, com 55 metros. A outra foi a Cachoeira da Roncadeira, que despenca de um paredão com 70 metros de altura. Veja mais aqui: Conheça as cachoeiras de Taquaruçu.
Praias de Palmas
O Tocantins está bem longe do mar. Com o calor que faz aqui eu tenho certeza que você não vai resistir a um mergulho no lago. Ele se formou depois da construção da Hidrelétrica Luiz Eduardo Magalhães.
Com águas claras, calmas e em uma temperatura muito agradável, essas praias de rio são realmente um grande atrativo da cidade. Para saber mais, leia Conheça as agradáveis praias de Palmas.
Ilha do Canela
Diariamente, muita gente deixa o porto da Praia da Graciosa em direção à Ilha do Canela. Aqui, há muitas barracas que servem petiscos e bebidas da forma mais refrescante possível: na beira do lago.
Então, se você quiser aliviar o calor, abuse das praias de areia amarela. Aproveite para caminhar pelo deque de madeira e se permita mergulhar nesta água agradável. Veja mais detalhes em Ilha do Canela, o pequeno oásis de Palmas.
Planeje sua viagem a Palmas
Quando ir
Dá para conhecer Palmas durante todo o ano. O melhor período é de maio a outubro, sendo que os meses mais interessantes são de junho a setembro. Outubro é o mês mais quente. As chuvas são mais frequentes entre novembro e abril, mas são raros os dias de chuva constante.
Onde comer
O Restaurante Ecológico é bem rústico, fica já na saída da Palmas e é um dos mais tradicionais da cidade. O almoço custa R$ 27 e você pode se servir à vontade, quantas vezes quiser. Aqui, aproveite para experimentar alguns pratos da região, como o arroz de pequi e a farinha d’água.
Como chegar
O Aeroporto Brigadeiro Lysias Rodrigues (PMW) atende à cidade de Palmas e é o mais próximo do Jalapão. De ônibus, as principais empresas que operam aqui são a Gontijo, a Expresso União e Transbrasiliana.
O que levar
Como faz sol praticamente o ano inteiro em Palmas, é indispensável trazer protetor solar, roupas leves e um boné ou chapéu.
Onde ficar em Palmas
A Praça dos Girassóis é, na verdade, o grande ponto de encontro da cidade e, portanto, a melhor região para ficar em Palmas.
Mas, há um detalhe que você precisa prestar atenção.
Apesar de ter sido planejada para ter um milhão e meio de habitantes, atualmente, a cidade tem apenas cerca de 300 mil moradores.
Por isso, a gente tem a sensação de que Palmas é espalhada – tudo fica meio longe – e, como sempre faz muito calor, não dá para fazer muitos deslocamentos a pé.
Por isso, a melhor opção é ficar no Centro – nos arredores da Praça dos Girassóis -, perto de tudo o que você pode precisar e dos principais pontos turísticos da cidade.
No mapa abaixo você vai conseguir se localizar melhor.
Você vai notar que a rede hoteleira de Palmas não é muito variada, mas com jeitinho a gente acha um lugar confortável para dormir pagando o que é justo.
Uma dica muito importante é escolher um hotel com ar condicionado, porque esta terra parece ter um sol para cada habitante.
Mac Hotel
Eu me hospedei no Mac Hotel, no Centro. O hotel é novo e muito bem localizado – perto de serviços como restaurantes, bares, bancos e farmácias, por exemplo.
Os quartos são simples, mas sempre muito bem limpos e arejados: a cama que dormi era super aconchegante. O estacionamento é gratuito e coberto.
Hotel 10 Palmas
O Hotel 10 Palmas também é novinho e mega aconchegante. Os quartos são muito bem decorados, espaçosos e arejados. Como é bom chegar em um quarto assim depois de um dia cansativo, não é?
A localização é ótima – uma das mais bem avaliadas da cidade -, bem perto da Praça dos Girassóis. O café da manhã é servido no restaurante e é sempre elogiado.
Ibis Styles Palmas
O Ibis Styles Palmas é uma excelente opção para quem gosta da rede Ibis e conhece o padrão de atendimento dos hotéis que levam a marca.
Os quarto são muito bons, com decoração moderna e clara, e os ambiente são arejados e super bem cuidados. Existem dois hotéis da Rede Ibis na cidade e os dois são ótimas opções para ficar em Palmas.
Ibis Palmas Avenida JK
O Ibis Palmas Avenida JK também fica na área central de Palmas, com acesso fácil a todas as partes da cidade. Mas uma vez, o padrão da rede internacional não decepciona – ótimo para quem não gosta de surpresas desagradáveis.
Quartos aconchegantes e super bem resolvidos, com camas muito boas. Quem gosta de mais espaço, pode reservar os quartos que têm uma salinha de estar. O atendimento é super profissional do começo ao fim, mas o café da manhã tem que ser pago à parte. É um bom lugar para ficar em Palmas.
Select Hotel
O Select Hotel também é muito aconchegante, seguindo na linha dos anteriores, e é daqueles hotéis que a gente paga pelo que vale. Nada mais justo, não acha?
A localização é muito boa, perto na região central e de tudo. Outro ponto positivo do hotel é a hamburgueria que funciona no térreo, a Downtown Burguer. É simplesmente sensacional!
Jalapão Hotel
O Jalapão Hotel é aquele basicão que a gente sempre valoriza: quartos simples, café da manhã na medida, localização boa e preço justo.
Pode ser uma ótima escolha para quem vai ficar pouco tempo e só precisa do quarto para deixar a bagagem enquanto anda pela cidade.
Hotel perto do aeroporto
O aeroporto de Palmas (PMW) fica um pouco longe do Centro. São quase 20 quilômetros de chão, mas os deslocamentos sempre são rápidos, porque a cidade tem avenidas largas e quase nunca registra engarrafamentos demorados.
Mas, se preferir ficar mais perto do aeroporto – talvez seu voo seja muito cedo -, há opções como o Italian Palace Hotel e o Hotel Astoria.
Italian Palace Hotel
O Italian Palace Hotel é outro basicão, bom para quem quer ficar hospedado perto do aeroporto, no caso de ter um voo muito cedo ou muito tarde. Pode ser bem prático!
Os quartos são básicos, mas sempre estão limpos e bem organizados. O atendimento e super elogiado e o café da manhã está dentro do esperado. O custo-benefício também é bastante interessante.
Hotel Astoria
O Hotel Astoria é mais um basicão, mas com quartos bem aconchegantes, práticos e muito bem cuidados. Aliás, todo o hotel é muito bem organizado. A gente vê isso na recepção, nas varandas, no café da manhã e em tudo mais.
A localização só é interessante para quem vai pernoitar para pegar o voo cedo demais ou depois de chegar tarde da noite. Sabendo disso, não espere conhecer muito da cidade ficando nesta área.
Apartamentos de temporada em Palmas
Há algumas opções de apartamentos para serem alugados por temporada em Palmas. Se você estiver pensando em ficar uns dias a mais, um deles pode ser interessante.
Apartamento Completo no Centro
O Apartamento Completo no Centro é o que fica mais perto da Praia da Graciosa, uma das muitas praias de rio – ou de lago – que você deve conhecer na cidade. Principalmente porque o pôr do sol é lindo, lindo demais!
Ele tem 56 metros quadrados e acomoda até cinco pessoas: são dois quartos, um com uma cama de casa e outro com duas de solteiro, e um sofá-cama na sala. Cozinha completa, internet boa e tudo dentro do esperado. Vale a pena olhar com calma!
Apartamento Palmas
O Apartamento Palmas fica entre o aeroporto e Centro de Palmas. É uma área tranquila, de fácil acesso e pode ser interessante para quem vai ter tempo para explorar a cidade de carro.
Ele tem 77 metros quadrados e acomoda bem até seis pessoas: são três quartos, um com uma cama de casal e outros dois com duas camas de solteiro cada. A cozinha é bem equipada, o prédio é novo e tem uma varandinha legal.
Hostel em Palmas
O melhor hostel de Palmas é o Woman Trip Hostel Boutique.
Woman Trip Hostel Boutique
O Woman Trip Hostel Boutique fica no Plano Diretor Sul, a quatro quadras da Praça dos Girassóis. Então, tem acesso fácil para qualquer parte da cidade.le fica no Plano Diretor Sul, a quatro quadras da Praça dos Girassóis. Então, tem acesso fácil para qualquer parte da cidade.
O hostel tem uma piscina muito boa – no calor de Palmas, isso é o céu – os quartos são compartilhados ou privativos e todos são muito bem organizados e sempre estão limpos. Assim como todas as áreas do hostel.
Faixas de preços de Palmas
No mapa abaixo, você preços cobrados em cada área e, assim, planejar quanto vai gastar para ficar em Palmas.
Veja mais sobre o Tocantins
Ficou mais fácil planejar sua viagem? Se tiver alguma dúvida, deixe sua pergunta nos comentários que eu respondo.
Se preferir, pode falar comigo pelo Instagram: @altiermoulin. Agora, aproveite para ver outras dicas do Tocantins.
Respostas de 25
Lamento, Elias.
Um abraço.
Meu irmão mais velho, Odir, médico pioneiro no Tocantins, foi prefeito eleito de Palmas.
Faleceu há poucos meses.
Nossa família tem muito orgulho do legado histórico que ele deixou por lá…
Obrigado, Lucas.
Cara, estive lá semana passada e os valores mudaram bastante… o custo para atravessar o rio até a ilha do canela agora custa 40 reais, o restaurante ecológico agora é 49,90reias o kilo
sempre precisa de mecanico la e a mão de obra e cara.
Oi, Allan.
Infelizmente não tenho esta informação. :/
Um abraço.
Estou pesquisando uma cidade para migrar, sou mecânico e queria saber como é a profissão em Palmas To
Estou pesquisando uma cidade para migrar, sou mecânico e queria saber como é a profissão em Palmas To
Oi,
O tocantins é um dos estados menos afetados pela Covid-19, mas ainda não é indicado viajar durante a quarentena.
O isolamento social ainda é a melhor opção para eles e para nós.
Esta é minha opinião.
Um abraço.
Obrigado pelo post. Gosto de viajar, conhecer lugares, pessoas, histórias e culturas diferentes. O que você me diz sobre a quarentena em palmas? consigo me divertir, conhecer os lugares e aproveitar??
Obrigado, Silvano.
Tem pesca esportiva com barcos e guias turísticos, muito bom, vale a pena! Abraços!
Oi Patricia…Estou querendo ir a Palmas… se puder me ajudar me falando sobre o “muito mais” agradeço ??
Estou querendo ir a Palmas… se puder me ajudar me falando sobre o “muito mais” agradeço ??
Infelizmente, não tenho esta informação, Alexandre.
Um abraço.
Gostaria de saber se tem pescaria em palmas , como contratar um barco e sair para pescar
Por nada, Conceição.
Obrigada pelo post e pelas contribuições dos demais. Parece ser uma delícia o lugar
Obrigado, Patrícia. 😉
Eu estive lá, Mayara, veja: https://www.penaestrada.blog.br/conheca-as-cachoeiras-de-taquarucu/
Um abraço.
Olá pessoal, moro em Palmas e complementando o “muito mais “, há também o Parque Cesamar, as cachoeiras de Taquarussu e regiões, várias feiras – uma pra cada dia da semana e fins de semana também e etc.
Tem também, Taquaruçu, distrito de Palmas. Um vale de cachoeiras, riachos e muitas árvores, além de artesanatos e cultura cabocla interiorana.
Realmente tem muito mais. Ficou muita coisa de fora, isso só em Palmas, sem contar a região…
Mas há isso tudo e muito mais, Lucas. 🙂
Já estive ai e não vi tanta coisa que nem no seu post. Parabéns Altier!!