O mais tradicional prato maranhense tem como principal ingrediente um dos itens que nós brasileiros mais amamos: o arroz. Mas, aqui, onde a mistura de etnias fez fartura na mesa, o arroz de cuxá ganhou sobrenome e um gostinho bem típico.
Estudiosos da culinária do Maranhão contam que esse prato teve influência de diversas culturas: indígenas, portugueses, franceses, holandeses e árabes deram a sua contribuição para que ele ganhasse o sabor que hoje conhecemos.
Mas, originalmente, a palavra cuxá vem da língua indígena tupi e significa o que conserva azedo. Traduzindo isso em forma de ingredientes, o molho é feito com ramos de vinagreira, gergelin, camarão seco e pimenta de cheiro. Itens que você encontra com fartura na Casa das Tulhas, um mercado que funciona no Centro Histórico de São Luis.
RECEITA DO ARROZ DE CUXÁ
Ingredientes:
- vinagreira (erva verde meio amarga)
- um tomate picado
- uma cebola picada
- um pimentão picado
- pimenta de cheiro a gosto
- 150 gramas de camarão pequeno seco
- gergelim a gosto
- 1/2 quilo de arroz branco cozido e azeite
Modo de fazer:
coloque a vinagreira para cozinhar até murchar. Depois, retire do fogo e escorra toda a água. Refogue todos os temperos no azeite, coloque o camarão seco, um pouco do gergelim e a vinagreira, mexendo sempre. Depois, acrescente o arroz já cozido aos poucos.
A receita parece simples: depois de cozinhar o arroz com água e sal, o molho é acrescentado e o prato é servido.
Mas se, assim como eu, você prefere não se envolver com a cozinha, um bom lugar para experimentar o arroz de cuxá é o famoso e requintado restaurante do Senac, que funciona em um casarão do Centro Histórico.
Aqui, além desse prato, você poderá experimentar muitas iguarias locais e regionais como frutos do mar e comida nordestina, mas é bom consultar o cardápio com antecedência, porque o menu é temático e varia de um dia para o outro.
Veja mais dicas do Maranhão
Ficou mais fácil planejar sua viagem? Se tiver alguma dúvida, deixe sua pergunta nos comentários que eu respondo.
Se preferir, pode falar comigo no Instagram: @altiermoulin. Agora, aproveite para ver outras dicas do Maranhão.