Onde ficar no Algarve: as melhores cidades
Eu já comentei que é melhor ficar em uma das cidades centrais. Especialmente, entre Lagos e Faro.
Normalmente, as cidades mais procuradas são Lagos, Albufeira e Faro.
O problema é que todo mundo quer ficar em uma delas e, claro, os preços acabam ficando mais altos.
Nesta região central – especialmente em Lagos, Carvoeiro, Albufeira e Quarteira – ficam algumas das praias mais lindas do mundo.
A praia de Carvoeiro, por exemplo, que também é conhecida como praia da Vila, foi eleita a praia mais linda da Europa em 2018.
Tudo isso é comprovado por concursos feitos pela imprensa europeia e, mesmo que a gente não concorde, toda a divulgação que é feita só atrai mais gente.
Isso aumenta incrivelmente a busca por hotéis, hostels, apartamentos e resorts. Afinal, quem não quer conhecer uma praia bonita, né?
Lagos
Como a maioria das cidades dessa região, Lagos é bem tranquila e é uma boa opção para ficar no Algarve.
A parte mais antiga de cidade é protegida por uma muralha e a maioria dos prédios é branca, o que deixa tudo ainda mais vivo nos dias claros de sol.
Lagos é uma boa opção para quem vai viajar sem carro, porque há muitas atrações na cidade, nos arredores e, também, muitas agências que oferecem passeios de carro e de barco pela região.
É em Lagos que fica a Ponta da Piedade, o lugar que eu achei mais lindo em todo o Algarve.
Dentro da parte murada da cidade, há muitas opções de apartamentos e pousadas menores – como é de se esperar, o tamanho das construções é mais limitado.
Do lado de fora, é mais fácil encontrar hotéis maiores e com mais estrutura. Os preços variam bastante e é bom fazer um comparativo antes de decidir.
A praia mais famosa da cidade é a Dona Ana, que já foi considerada a melhor do mundo pela imprensa europeia.
Então, para resumir, a lógica é simples: o centrinho fica na parte murada e as praias mais famosas ficam fora.
Há bastante opções entre uma área e outra, e dá para fazer o trajeto entre elas de ônibus.
Eu selecionei os melhore hotéis para você ter uma ideia do que vai encontrar.
Dom Manuel I
O Hotel Dom Manoel I é exclusivo para adultos – isso mesmo: ele não aceita crianças – e tem uma ótima localização. Banhos refrescantes de piscina e um café da manhã dos deuses são garantidos. Não é por acaso que ele tem uma nota altíssima e muitas recomendações dos hóspedes.
O quarto é tipicamente português, com uma decoração linda de azulejos. Tudo bem claro e leve. Talvez, o único problema seja a quantidade de vagas de estacionamento na frente do hotel. Vale a pena conferir!
Tivoli Lagos
O Tivoli Lagos tem uma boa localização, a dez minutos de caminhada do Centro, perto de mercados, lojas, bares e restaurantes. É um hotel muito bonito, agradável e com vários jardins e salas de estar, todas sempre muito limpas e bem cuidadas.
Os quartos são extremamente confortáveis, com uma decoração moderna e camas maravilhosas. Alguns têm varandinhas que são um charme à parte. As piscinas – coberta e ao ar livre – são fantásticas e o café da manhã tem muitas variedades, incluindo opções mais leves e saudáveis.
Lagos Avenida Hotel
O Lagos Avenida Hotel é excelente! Ambientes modernos e super confortáveis, ótimo atendimento de toda a equipe de funcionários e café da manhã da melhor qualidade. Isso é suficiente?
Tem pontos extras para a localização, em uma das principais avenidas da cidade, para os quartos, que têm camas maravilhosas, e para a piscina com borda de vidro e um visual sensacional.
Dentro da cidade murada, o Centro Histórico de Lagos, eu separei duas excelentes opções de apartamentos de temporada para você ter uma ideia do que pode encontrar.
The Salty Lodge
O The Salty Lodge fica na parte cercada pela muralha e tem uma localização excelente, bem próximo de bons restaurantes, mercadinhos e lojas. As suítes são aconchegantes, bem equipadas e podem acomodar até sete pessoas.
Tudo é muito bem planejado e decorado, com excelente iluminação, ventilação e espaço. As roupas de cama e de banho são muito boas, as cozinhas são perfeitamente equipadas e a limpeza é excelente.
Suites Inn Lagos
O Suites Inn Lagos também tem uma localização prática, com tudo perto. Os apartamentos são pequenos, mas muito bem resolvidos e decorados com muito cuidado. Alguns têm varanda e outros, um terraço. Eles podem acomodar até cinco pessoas.
Quem estiver de carro vai poder usar o estacionamento gratuito da região. O café da manhã é básico, mas satisfaz. É uma boa opção para quem quer ficar na parte histórica e ter privacidade sem gastar uma pequena fortuna.
Também há boas opções para quem quer economizar na viagem. Uma forma simples de fazer isso é dividir o quarto de um hostel com outros viajantes.
Em Lagos, eu encontrei oito hostels com média de R$ 50 a diária. A maioria fica no Centro e isso facilita muito para quem vai usar o transporte público, porque eles ficam perto de tudo.
Muitos desses hostels oferecem cozinha e isso significa que você pode ir ao mercado, comprar o que deseja comer e preparar no hostel mesmo. É sempre bom economizar uns euros, não acha?
Se você quiser ficar muito bem acomodado e pagar um preço justo por isso, dê uma olhada no Olive Hostel Lagos.
Olive Lagos
O hostel mais bem avaliado de Lagos é o Olive Hostel Lagos. O ambiente é realmente muito tranquilo, organizado e perfeito para quem gosta de conhecer gente nova enquanto viaja. As camas são muito boas – tanto as dos quartos privados, quanto as dos compartilhados.
A limpeza é surpreendente, sempre com velas perfumadas por todo o local, além de música boa. A equipe sempre está pronta para ajudar e a localização é perfeita: perto de tudo. É um ótimo lugar para ficar no Algarve.
Faixas de preço de Lagos
No mapa abaixo você pode conferir os preços das diárias de todas as opções de hospedagem de Lagos. Se quiser saber mais, é só clicar sobre os pins azuis.
Albufeira
Albufeira é a cidade mais agitada da região. A vida noturna é ótima e, não somente por isso, ela é a preferida dos turistas estrangeiros. Mas, claro, isso não significa que os portugueses não a amem loucamente.
O Centro é uma boa escolha para quem quer comodidade e pode pagar por isso.
Aliás, uma boa opção para quem vai passar uns dias de férias na cidade é alugar um apartamento no Centro. Há apartamentos muito charmosos, super bem cuidados e com todo conforto que você merece: já que é para meter o pé na jaca, melhor afundar tudo de vez, né?
→ Melhores apartamentos de Albufeira
Existem ótimas opções e, quase sempre, alugar um apartamento fica mais barato do que um hotel, principalmente se você estiver viajando com família ou em grupo.
Se estiver sem carro, essa região também é boa: lembra que eu falei que dá para ir de uma cidade a outra usando os ônibus locais?
Cerro da Marina Hotel
O Cerro da Marina Hotel é para quem gosta de hotel grande, com todo conforto e comodidade que eles podem oferecer. Tem uma piscina soberba, serviços de SPA, atendimento de alto padrão e quartos amplos e bem arejados.
Ele fica no Centro, na área da Praia do Penedo, uma região de casas luxuosas, bem segura e tranquila. É um hotel com excelente avaliação e, por isso, deve estar na sua lista de favoritos para escolher onde ficar no Algarve.
Hotel California Urban Beach
O Hotel California Urban Beach é um hotel exclusivo para adultos e também fica no Centro de Albufeira. Ele é super concorrido porque tem uma localização excelente, a cerca de 150 metros das praias do Centro, a Penedo e a dos Pescadores.
Tem uma piscina muito boa, um terraço grande com uma vista incrível e quartos amplos, claros, bem cuidados e super confortáveis. O café da manhã é ótimo e o atendimento é sempre muito elogiado. Vale a pena dar uma olhada com calma.
Boa Vista Hotel & SPA
O Boa Vista Hotel & Spa também é exclusivo para adultos. Ele tem tudo que a gente precisa para ter dias incríveis, e ainda nos presenteia com uma vista linda para o mar do Algarve. Isso é um ponto muito positivo!
Há muitas opções de quartos e, por isso, pode ser uma opção com bom custo-benefício, especialmente se você não pretende passar muito tempo no hotel. A localização também é ótima, a 500 metros da praia – sim, da para ir caminhando.
D Loft Downtown
Eu poderia facilmente morar em um dos apartamentos do D Loft Downtown. A decoração é impecável, com detalhes que impressionam mesmo, e ainda tem um terraço sensacional com banheira de hidromassagem e vista para a cidade. Então, se você ainda não decidiu onde ficar no Algarve, pode colocar esse lugar no topo de sua lista.
A localização é ótima, com vários restaurantes e supermercado por perto: dá para usar a cozinha do apartamento. Os hóspedes sempre falam que o investimento vale a pena e eu não tenho dúvidas.
Para quem gosta de ficar mais pertinho do mar e prefere a comodidade de um resort, Albufeira – e toda essa região – também tem muitas boas opções. E como tem.
A praia mais famosa é a São Rafael, e a lista de hotéis “classudos” perto dela é grande. Só que, claro, o preço pode ser mais alto.
A boa notícia é que há muitas outras praias boas, menores e menos badaladas nessa área, e dá para aproveitar muito de tudo.
→ Melhores resorts de Albufeira
O padrão é alto. O atendimento europeu é sempre muito bem elogiado – mesmo em Portugal, onde muita gente acha diferente – e as comidas são muito boas, especialmente os frutos do mar que chegam fresquinhos à mesa.
Uma dica extra: não deixe de comer no Restaurante São Rafael, que fica na praia. Eu comi um polvo com batatas que foi o melhor que já experimentei.
Vidamar Resort Hotel Algarve
O VidaMar Resort Hotel Algarve é um típico resort cinco estrelas daqueles que muita gente sonha para as férias: praia logo ali, piscina fabulosa, comida dos deuses, quartos amplos e tratamento de realeza. É tudo isso e um pouco mais.
Ele fica na região da Praia da Galé, uma das melhores do Algarve, com um toque de tranquilidade muito especial. É uma região de fácil acesso a todas as outras praias, então você vai poder usufruir de tudo, especialmente se estiver de carro. Vale cada euro!
Vila Vita Parc
O Vila Vita Parc Resort & Spa, que fica em Armação da Pera, é um sonho. Essa foi a primeira frase que veio à minha cabeça para tentar definir este resort. Tudo parece ter sido colocado no lugar certo com muito carinho e cuidado – isso inclui a vista linda que a gente tem a partir dos quartos e da piscina.
Aliás, os quartos são grandes, confortáveis, e a maioria tem uma antessala espaçosa. A equipe prepara vários mimos, como chocolate de boas-vindas, e isso faz muita diferença. As camas e a roupas de cama são perfeitas e há sistema de aquecimento do chão – importante para quem vai fora do verão. É uma excelente escolha para ficar no Algarve.
Faixas de preço de Albufeira
No mapa abaixo você pode conferir os preços das diárias de todas as opções de hospedagem de Albufeira. Para saber mais, é só clicar sobre os pins azuis.
Carvoeiro
Carvoeiro não é exatamente uma cidade. De forma simples, podemos dizer que é uma vila, e é comum se referir a ela simplesmente como Praia de Carvoeiro.
A cidade mais próxima é Lagoa, que fica no caminho entre Lagos e Albufeira.
Para quem gosta de lugares tranquilos, pequenos e bem aconchegantes, esse balneário pode ser interessante. Mas, lembre-se de que as opções para a noite são poucas ou inexistentes, dependendo da época.
Mas, claro, não é por acaso que essa região está na minha lista de onde ficar no Algarve: a praia do vilarejo já foi eleita a melhor da Europa – como eu mencionei antes – e isso é um indicativo de que você deve, pelo menos, passar algumas horas nela.
O grande barato de Carvoeiro é fazer o passeio de lancha – custa uns EUR 15 – para ver o que eles chamam de Algar de Benagil, uma abertura natural na falésia que tem uma praia singular.
Pertinho dela tem, também, a Praia do Paraíso. Escondida, ela é perfeita para quem não gosta de praia lotada. Mas, prepare as pernas para descer e subir a escadaria da estrada até a praia.
Uma dica preciosa é almoçar no restaurante o Mar d’Fora, que fica perto da Praia Paraíso. Você pode ver algumas fotos dele na #mardfora. A comida é simplesmente fantástica e a vista é singular.
Sem dúvida, é muito melhor ficar na região de Carvoeiro se você estiver viajando de carro, mas dá para fazer os deslocamentos de ônibus.
O mais comum nessa região é alugar um apartamento – que pode ser uma casa também – ou um quarto nos muitos resorts.
→ Melhores hotéis de Carvoeiro
Eu, sinceramente, acho que a melhor pedida de Carvoeiro é ficar em um hotel pequeno ou mesmo numa pousadinha charmosa, daquelas que esbanjam estilo e conforto. As minhas favoritas são estas:
O Quintal Guesthouse
A O Quintal Guesthouse é uma pousadinha cama e café linda e perfeita para quem quer tranquilidade. Com a melhor avaliação de Carvoeiro, é perfeita para quem quer ficar pertinho da praia e de tudo: a Praia de Carvoeiro fica a 200 metros e a Praia do Paraíso, a 400.
O prédio é pequeno – pode até passar despercebido –, mas tem uma piscina e uma cozinha completa. Os quartos são bem aconchegantes, arejados e equipados com aquecedor para os dias mais frios. É uma excelente opção para você ficar no Algarve.
Castelo Guest House
A Castelo Guest House é outra pousada sensacional, mas ela tem o ponto extra da vista incrível para a o mar. Ela fica de frente para a Praia de Carvoeiro e eu posso apostar que é um dos melhores lugares para você ficar no vilarejo.
O atendimento é muito gentil e sempre elogiado, os quartos são bastante aconchegantes e super acolhedores e, colocando tudo isso na conta, o custo-benefício é excelente. A realidade é que a pousada é uma verdadeira experiência, não é somente um local para dormir.
Carvoeiro Hotel
Para quem prefere hotel completo, no estilo resort, eu indico o Carvoeiro Hotel. Ele fica um pouco mais afastado do vilarejo, em uma área com muitas casas luxuosas e proporciona uma experiência super agradável.
Quartos muito confortáveis, estrutura reformada recentemente e na medida – sem luxo desnecessário, entende? – piscina boa, restaurante com cardápio super variado e atendimento profissional. Se você pretende ficar em cidades diferentes para aproveitar melhor cada uma delas, este hotel tem que estar na sua lista.
Vilamoura
A partir de Vilamoura, a paisagem já começa a ficar menos interessante.
As praias já não têm o contraste das falésias com o mar e tudo parece um pouco sem graça, principalmente, depois de já termos visto tudo o que mostrei.
Mas, há pontos positivos de ficar nesta região: os preços são mais baixos, a procura é menor e as cidades têm uma infraestrutura melhor.
Pelo menos foi isso que encontrei quando estava decidindo onde ficar no Algarve, e foi por isso que me hospedei em Vilamoura.
Na verdade, Vilamoura não é uma cidade, mas um bairro que se desenvolveu como extensão de Quarteira, a primeira praia a se consagrar como destino de verão no Algarve.
Em Quarteira, o mar é mais calmo – melhor para quem está com crianças –, a orla tem um calçadão organizado e as muitas opções de restaurantes, lojas, mercados e tudo mais ainda seduzem bastante.
Só que quem quer algo um pouco mais atualizado acaba ficando em Vilamoura. Especialmente, nos arredores da Marina de Vilamoura, que é onde a vida pulsa mais forte de dia e à noite.
Aliás, é na marina que todo mundo se encontra à noite: nas ruas que ladeiam o píer dos barcos há centenas de restaurantes, lojas e bares excelentes que têm de tudo o que você imaginar. É um ótimo lugar para ver como o Algarve é desejado entre os europeus – que lotam as praia no verão.
Mas, vamos voltar ao que me atraiu para Vilamoura: o preço dos apartamentos de temporada.
→ Melhores apartamentos de Vilamoura
Como há muita oferta, fica mais fácil achar um com preço justo e do jeitinho que a gente quer. Basta fazer a reserva com antecedência.
Marina Plaza
O prédio do Marina Plaza fica na avenida detrás da Marina de Vilamoura, que realmente tem uma energia sensacional. Então, em termos de localização, acredito que não tenha outra melhor.
O apartamento tem 60 metros quadrados, acomoda até duas pessoas, fica em um prédio pequeno – muito comum em Vilamoura – e é muito bem decorado: tem cozinha completa, máquina de lavar, internet boa e tudo mais. O custo-benefício é, de fato, muito interessante.
Al – Apartamento Vista Marina 2
O AL – Apartamento Vista Marina 2 fica de frente para o gol. Ou melhor, para a marina. É só descer alguns degraus de escada e você já estará dentro da área mais vibrante de Vilamoura, com acesso a tudo. Porém, se você gosta de silêncio para dormir, aí é bom avaliar.
O apartamento é pequeno, mas super aconchegante, com uma decoração leve, que tem a cara do Algarve, e acomoda até quatro pessoas: um quarto com cama de casal e um sofá-cama na sala. Por isso, o custo-benefício fica muito interessante.
Duplex Marina de Vilamoura
O Duplex Marina de Vilamoura fica no mesmo prédio. Então, você já sabe sobre a localização, certo? Ele é um duplex super acolhedor e acomoda bem até quatro pessoas: são dois quartos, um com cama de casal e outro com duas de solteiro.
A cozinha é toda montada, o banheiro é ótimo – com banheira –, tem máquina de lavar e secar roupa e a varandinha com vista para a marina é sensacional. É, sem dúvida, um ótimo apartamento para você escolher onde ficar no Algarve.
Faixas de preço de Vilamoura
Neste mapa estão as faixas de preço para você ter uma ideia do quanto vai gastar. Para saber mais, é só clicar sobre os pins azuis.
Faro
Faro é a capital do Algarve, mas eu acho que ela já fica um pouco fora de mão para quem está sem carro ou tem pouco tempo para explorar as melhores praias da região.
Apesar disso, há um fator muito importante que pode influenciar na sua escolha: o principal aeroporto do Algarve fica nesta cidade.
O Aeroporto Internacional de Faro (FAO) é um dos mais movimentados de Portugal e o único que recebe voos internacionais na região.
Ele fica no caminho entre as duas principais atrações da cidade: o Centro Histórico e a Praia de Faro – aproximadamente dez quilômetro uma da outra.
Neste contexto, você terá que escolher se fica perto do aeroporto ou do Centro. Tudo vai depender do seu tempo, do quanto quer gastar e, claro, do que você quer fazer na região.
Se o seu objetivo é apenas fazer uma conexão aérea, fique perto do aeroporto. Assim, talvez você ainda consiga aproveitar um pouco da praia.
Para se localizar melhor, dê uma olhada no mapa abaixo, que tem todas as opções de hospedagem de Faro e os preços também.
Quando as diárias ficam mais baratas?
A melhor época para conhecer o Algarve é, claro, no verão, especialmente em julho e agosto.
É nesta estação que o sol está mais quente, mas é neste período, também, que tudo fica mais caro e lotado: como já disse, os portugueses – e muitos outros europeus – adoram as águas mais quentes do sul.
Mas, cá entre nós, a água é muito gelada: sempre entre 16 e 22 graus. Então, quando é que as temperaturas são agradáveis e as diárias são mais baratas?
Você pode se programar para conhecer o Algarve na primavera, especialmente em maio ou junho, ou no começo do outono, do começo de setembro até a primeira quinzena de outubro, quando ainda faz tempo bom.
Eu estive no Algarve no final de setembro e o tempo estava excelente, como você pode ver nas fotos.
Onde ficar no Algarve
Como você notou, o Algarve já deixou de ser barato há muito tempo: a cada ano, mais portugueses – e europeus, de forma geral – vêm para essa parte de Portugal e isso eleva bastante os preços.
O apartamento que aluguei em Vilamoura custou cerca de EUR 40, a diária, e era ideal para até três pessoas. Para quem viaja sozinho, a dica é fazer um bom planejamento, porque, com antecedência, você encontra opções com bom custo-benefício.
Há uma infinidade de apartamentos de temporada. Isso ajuda bastante, principalmente, quem gosta de viajar de forma mais independente – como nós.
Há, também, hostels nas principais cidades – eles são ótimos para quem precisa economizar –, só que quanto mais perto das praias mais isoladas e mais legais, menos chances temos de encontrá-los. Isso é triste!
Depois de tudo que expliquei, você já percebeu que os preços variam de uma cidade para outra e, claro, eles também dependem do tipo de hospedagem. Mas, a notícia boa é que é possível escolher onde ficar no Algarve sem voltar para o Brasil devendo até as calças.