Não é raro viajar e se deparar com atitudes bem diferentes das nossas. Se mesmo dentro do Brasil a gente percebe isso por causa de diversidade de nossa cultura, imagine como é com alguns costumes da Rússia. A população do país tem alguns comportamentos e maneiras de agir que podem ser engraçadas e até mesmo curiosas no primeiro momento.
Então, é bom conhecer algumas delas antes de embarcar para o país para não ser surpreendido e, pior, pagar aquele mico histórico.
10 costumes da Rússia
A Rússia é o maior país do mundo em tamanho de território e só por isso dá para imaginar que existam centenas –talvez milhares – de hábitos diferentes no país, principalmente se compararmos uma região com a outra.
De qualquer forma, vamos dar uma lida nestes curiosos costumes da Rússia.
1. Alugue um gato
Os russos são apaixonados por gatos e os bichanos são vistos como símbolos de paz e tranquilidade.
Existe até uma tradição bem curiosa: quando um russo se muda para uma casa nova, dizem que dá sorte se um gato for o primeiro a entrar na casa. Então, quem não tem gato pode alugar um: há agências especializadas nisso.
2. Dar bacon para os passarinhos
Parece estranho, mas os russos costumam dar bacon para os passarinhos comerem. No Brasil, a tradição é colocar frutas nos galhos das árvores ou em cima do muro para que os pássaros possam se alimentar.
3. “Ei, psiu!”
No Brasil, é comum chamarmos alguém com um assovio ou com alguma interjeição como “psiu”. Já na Rússia, isso pode ser visto como um gesto ofensivo, porque essa é a maneira como os cachorros são chamados, e os russos podem entender que você está chamando alguém de animal.
4. Feriado prolongado
No Ano Novo, os russos costumam ter, pelo menos, dez dias de folga até que o ano comece de verdade. Essa folga não é incluída no período de férias, que por lei é de 28 dias por ano.
5. Cuidado com a quantidade de flores
Tenha muito cuidado ao presentear alguém com flores na Rússia. É que, segundo os costumes da Rússia, um número par deve ser dado apenas em velórios.
Já para aniversários, casamentos ou encontros românticos a quantidade deve ser ímpar.
6. Formação do sobrenome
Quando você vai conversar com alguém na Rússia, especialmente se quiser demonstrar respeito, é importante falar o nome e o sobrenome da pessoa.
Aliás, o sobrenome também possui uma regra de formação: ele é composto pelo nome do pai acrescido do final ovna/evna, para mulheres, e ovitch/evitch, para os homens.
7. Russos evitam tatuagens
Embora tenha mudado nas últimas décadas, ainda hoje, há muitos russos que associam as tatuagens ao fato de a pessoa ter sido presa.
Isso porque, por lá, as tatuagens ainda estão muito ligadas à cultura das prisões. Mas fique tranquilo, porque você não será maltratado por isso. É apenas algo que eles evitam.
8. Sem legenda
Os russos valorizam bastante a língua nacional e fazem questão de que a população tenha acesso a ela nas produções internacionais exibidas na televisão. Assim, dificilmente você vai encontrar canais no país que apresentem shows ou filmes com legendas.
A maioria da programação é dublada em russo, o que pode dificultar as coisas na hora que você quiser assistir os canais da tevê aberta.
9. Sem variações no nome
Esse é mais um dos costumes da Rússia e os russos são bastante tradicionalistas com relação a isso. Por lá, se alguém se chama “Yuri”, por exemplo, não haverá variações do tipo Iuri ou Iury.
10. Tirar os sapatos antes de entrar em casa
Esse costume não é muito estranho para os brasileiros, pois muitas pessoas seguem a regra de tirar o calçado antes de entrar em casa. Aliás, os russos não são os únicos a fazerem isso: o costume é amplamente difundido no Japão e em muitos países como a Alemanha.
Porém, os russos levam essa regra bastante a sério. É um costume das famílias russas usar um tapochki, uma espécie de sandália feita para ser utilizada somente dentro de casa.
Veja mais dicas importantes
Gostou das minhas dicas e sugestões? Se tiver alguma dúvida, deixe sua pergunta nos comentários que eu respondo.
Se preferir, pode falar comigo no Instagram: @altiermoulin.