Este é um dos cartões postais mais famosos de Pequim, concorrendo fortemente com a Muralha da China, e visitar a Cidade Proibida é um dos programas imperdíveis. Só que você precisa estar preparado para algumas coisas.
Como visitar a Cidade Proibida
Primeiro, é preciso chegar aqui. O acesso é muito fácil, já que estações de metrô lhe deixam praticamente na entrada do complexo.
Depois, você precisa encarar a fila do raio-x. O governo chinês é bem rígido quanto à segurança, e você passará por isso em vários momentos de sua viagem à China: em todas as estações de metrô, por exemplo, você será revistado.
Estrangeiros não precisam apresentar o passaporte para visitar a Cidade Proibida, mas os chineses têm que mostrar o documento de identidade. Eu, sinceramente, não sei a razão disso.
Vencida a muralha da segurança, você terá que comprar seu tíquete. A Cidade Proibida tem quatro portões, mas a entrada é feita pelo Portão do Céu, que fica, justamente, de frente para a Praça da Paz Celestial, onde está aquele famoso retrato de Mao Tsé-Tung. É aqui dentro, que você compra o ingresso.
A fila, geralmente, é grande. Mas eu dei sorte e não esperei muito – menos de cinco minutos. Com o tíquete na mão, você pode seguir pelo portão principal para visitar a Cidade Proibida.
Cidade Imperial
Depois de cruzar o Portão do Céu, você será transportado para outros tempos. Todo o complexo, cheio de prédios, torres, jardins e rodeado por um fosso de seis metros de profundidade, era considerado o maior palácio imperial do mundo.
As dinastias reinaram sobre todo o território chinês de 1420 a 1912, quando o foi instaurada a República.
Sobrevivente de ataques e guerras violentas – como a Segunda Guerra Mundial –, visitar a Cidade Proibida exige um bom tempo: você vai gastar uma manhã ou tarde inteira aqui dentro. Particularmente, eu achei a visita um pouco cansativa, pois, a partir de um certo ponto, tudo parece meio repetitivo.
Além disso, o lugar é um verdadeiro labirinto. Então, se não prestar atenção para onde está indo, é possível que fique girando em círculos a vida toda. Sabendo disso, fique de olho nas placas.
Não deixe de ver
Além do Portão do Céu, o Palácio da Suprema Harmonia, onde os imperadores eram coroados e faziam suas cerimônias oficiais, é imperdível. Só que não dá para entrar em nenhum templo. Então, a gente tem que se espremer nas portas para conseguir ver alguma coisa.
Assim é com o Palácio da Pureza Celeste, onde moravam os imperadores, e com o Palácio da Tranquilidade Terrestre, onde moravam suas esposas.
No Jardim Imperial, você caminhará entre árvores centenárias, muitas delas com placas identificando a espécie e a idade. Se não fosse o tanto de gente caminhando e fazendo poses para fotos por aqui, esse lugar seria ideal para relaxar e meditar um pouco.
Simbologias
Em todos os prédios, pátios e jardins, há muitos elementos da simbologia chinesa. Ao visitar a Cidade Proibida, você verá dois leões na entrada de alguns prédios. Eles significam poder e proteção. Além disso, no budismo, o leão é um animal divino.
O dragão, que está em inúmeros lugares da Cidade Proibida, significa sucesso e prosperidade. Por isso, também é comum presentear os amigos e familiares com objetos que tenham um dragão estampado.
A garça é outro animal muito usado na cultura chinesa. Ela aparece para simbolizar a longevidade e a pureza, e, muitas vezes, enfeita os pátios e os telhados das casas e dos templos.
As cores também têm grande significado no país.
O amarelo, por exemplo, é a cor imperial. Por isso, os telhados da Cidade Proibida são pintados nessa cor, e nenhum outro prédio poderia, durante o império, ser amarelo.
Como visitar a Cidade Proibida
Quanto custa
Na alta estação, que vai de abril a outubro, o ingresso custa CYN 60. Nos outros meses, o preço cai para CYN 40. Você pode tentar comprar sua entrada online, mas o site está em chinês. Na bilheteria, é possível alugar um sistema de audioguia – em português – com um mapa e com todas as orientações sobre cada lugar.
Quando ir
As visitas começam às 8h30 e terminam às 17h30, sendo que a última entrada é às 16h10. No inverno, de novembro a março, os portões fecham uma hora mais cedo, às 16h30, com a última entrada às 15h40.
Chegar cedo pode ser uma boa opção para evitar filas e encontrar o lugar menos lotado. Você pode consultar alterações de horário e as exposições disponíveis no site da Cidade Proibida (em inglês e chinês).
As melhores épocas para visitar Pequim são a primavera e o verão, já que o outono e o inverno são frios e úmidos. Eu fui em novembro e, apesar dos dias ensolarados, peguei temperaturas bem próximas a zero.
Como chegar
A forma mais simples é descer na estação Tian’anmen East, que fica atrás da Praça da Praz Celestial, e caminhar por ela até a Cidade Proibida. Toda essa área é muito vigiada e bloqueada para o acesso de carros. Então, evite levar bolsas e mochilas, para não perder muito tempo na revista, e use o transporte público.
Informações Básicas
Visto
Brasileiros precisam de visto para entrar no país. Veja como solicitar o visto para China.
Documentos
Você precisa apresentar o passaporte com, no mínimo, seis meses de validade.
Dinheiro
A moeda nacional é o yuan renminbi, identificada pelas siglas CNY e RMB, e pelos símbolos ¥, 元 e 角, em chinês.
Vacinas
A vacinação contra febre amarela é obrigatória. Saiba como solicitar o certificado pela internet.
Seguro viagem
Nem todos os países têm um sistema de saúde público e gratuito. Na verdade, na maioria deles, viajantes estrangeiros não têm acesso a assistência médica gratuita. Por isso, é muito importante ter o seguro internacional de saúde – também chamado de seguro viagem. No caso da Bolívia, o seguro viagem passou a ser obrigatório depois da pandemia de covid-19.
O custo de um seguro viagem é menor do que se costuma pensar e ele garante que você terá atendimento em casos de emergências médicas comuns, como acidentes de trânsito, intoxicações alimentares, acidentes vasculares e infartos cardíacos, por exemplo.
→ PLANOS MAIS INDICADOS
Eu sempre uso a plataforma da Seguros Promo para comparar valores antes de fazer a compra. Eles têm um suporte muito eficiente e preços sempre muito bons.
O plano AC 35 MUNDO (Exceto EUA) COVID-19 tem cobertura médica e hospitalar de até USD 35.000 – incluindo tratamento para covid-19 – e um custo-benefício muito bom: ele é um dos preferidos dos viajantes.
O Affinity 35 Mundo (exceto EUA) +COVID-19 tem um ótimo custo-benefício, com cobertura médica e hospitalar de até USD 35.000 e USD 1.200 de seguro complementar no caso de extravio de bagagem.
O seguro mais barato é o MTA 30 Mundo (exceto EUA) +Telemedicina Albert Einstein, que também tem cobertura de assistência médica e hospitalar de até USD 30.000.
Veja mais dicas da China
Ficou mais fácil planejar sua viagem? Se tiver alguma dúvida é só deixar sua pergunta nos comentários que eu respondo.
Se preferir, pode falar comigo no Instagram: @altiermoulin. Agora, aproveite para ver outras dicas da China.
Respostas de 2
Oi, Mara.
Tenho dicas da Colômbia. Sugiro que compre este guia: https://www.penaestrada.blog.br/guia-colombia-lugares-incriveis/
Um abraço e boa viagem!
Prezado Altier,acabei de comprar minha passagem Salvador/ Porto Alegre,para 10/07/2018,e se possível,pode me passar umas dicas do Paraguai a Colômbia; irei para Santiago em maio,por conta do Chile não fazer fronteira com o Brasil,e nesta viagem que devo fazer em uns 4 meses,retornando para Salvador de Bogotá.Sei que estou pedindo muito; mas você é viajante carimbado.rs
Desde já,muito obrigada mesmo.