Sucre cresceu entre os picos da Cordilheira dos Andes. Cidade colonial, linda e capital constitucional da Bolívia, foi aqui que os movimentos de independência do país se fortaleceram. Chegar a Sucre é uma tarefa a ser bem planejada.
Apesar de tímida, ao chegar a Sucre você vai perceber que seu charme histórico se mistura com a modernidade dos estudantes que vivem aqui, já que é também uma cidade universitária.
Sucre tem muitos pontos turísticos históricos. São igrejas, praças, monumentos e, também, comida boa e rodada dupla em vários bares. Para preparar seu roteiro, eu sugiro que veja o que fazer em Sucre.
Como chegar a Sucre
De avião
Chegar a Sucre de avião é algo que não tem mistério. A cidade é servida por apenas um aeroporto, o Aeroporto Internacional Juana Azurduy de Padilla (SER). A apenas 10 quilômetros do centro, ele recebe voos de vários países sul-americanos. Além de receber, também, de cidades bolivianas como Santa Cruz da la Sierra e La Paz.
As principais companhias aéreas que fazem a rota até Sucre são Boliviana Aviación (BoA), Transporte Aéreo Militar (TAM) e Amaszonas.
Quando estiver chegando à cidade, corra para a janela do avião, porque a aproximação da aeronave é uma das mais difíceis do país e a gente consegue ver a Cordilheira do alto, com seus campos desérticos e gelados.
De ônibus
O terminal rodoviário da cidade fica a apenas dois quilômetros do centro. Porém, mesmo que isso pareça simples e prático, a verdade é que as viagens de ônibus até aqui são muito longas.
Partindo de Santa Cruz de la Sierra, por exemplo, são 16 horas em um trajeto de subidas e curvas sem fim. Isso acontece porque a geografia da cidade atrapalha muito o transporte na região.
A empresa que faz o trajeto é a Trans Oruruo e a passagem, vendida exclusivamente nos postos autorizados, custa cerca de BOB 70. Os ônibus chegam e partem do Terminal entre 16h e 20h. Se quiser entender melhor o sistema rodoviário, eu aconselho você a ler: Como é viajar de ônibus na Bolívia.
De carro
Uma viagem de carro na Bolívia não é assim tão simples. É que a burocracia por aqui é grande e, especialmente, chegar a Sucre exige muita atenção ao volante. Como a estrada tem muitas curvas, você deve dirigir em baixa velocidade, sempre durante o dia.
As estradas bolivianas melhoram muito durante os últimos anos, então, essa nem deve ser a sua principal preocupação. O maior problema é o mal de atitude, que pode afetar algumas pessoas com sonolência, dor de cabeça, enjoo e vômito. Dirigir nessa situação não é nada legal.
Para saber mais, leia: Bolívia de carro: tudo o que você precisa saber.
Onde ficar em Sucre
Sucre é uma das cidades mais altas da América do Sul e só isso a torna muito peculiar. Mas, outro fato muito curioso é que ela é capital apenas no papel, já que a sede do governo fica em La Paz, que acaba sendo o centro do poder de fato.
Longe de toda essa agitação, mas sem perder sua relevância política, Sucre é um dos destinos que sempre entra no roteiro de quem planeja uma viagem para a Bolívia.
O melhor lugar para ficar na cidade é, sem dúvida, o Casco Viejo – o Centro Histórico –, especialmente, nos arredores da Plaza 25 de Mayo.
É nesta parte que estão os prédios mais importantes, os restaurantes mais bem avaliados, os bares que têm sempre um happy hour interessante e todos os serviços que a gente precisa durante uma viagem, como caixas eletrônicos, por exemplo.
Longe dessa área Sucre fica menos interessante e pode ser até um tanto entediante.
Uma observação muito importante é que Sucre tem muitas ladeiras – muitas mesmo –, e do lado direito da Praça isso fica mais evidente.
Para facilitar, tenha em mente que o Centro Histórico se divide em parte alta e baixa a partir da Praça. Por isso, não é bom ficar muito longe dessa área.
Outro aspecto que você deve observar é o clima. Sucre tem temperaturas amenas durante todo o ano, mas especialmente nos meses de junho e julho faz bastante frio. Por isso, escolher um quarto com aquecedor é muito importante.
Preço da diária
Agora que você já sabe a melhor área para ficar em Sucre, veja no mapa abaixo os preços das diárias.
Você pode ver todas as opções de hospedagem e para saber mais, você só precisa clicar nos pins.
Melhores opções para ficar em Sucre
Para ir direto ao ponto, você pode ver abaixo as opções mais reservadas pelos leitores.
→ HOTÉIS E POUSADAS
On Hotel Boutique: ambiente acolhedor, com quartos modernos e serviços de qualidade, perfeito para quem busca conforto e estilo.
Hotel Boutique La Posada: decoração charmosa, atendimento dedicado e oferece uma experiência aconchegante e agradável aos hóspedes.
Hostal Sucre: quartos simples e funcionais, com uma atmosfera tranquila e um bom custo-benefício para quem busca praticidade.
Parador Santa Maria La Real: estrutura histórica e elegante, proporcionando uma estadia confortável e cheia de charme.
Hostal Patrimonio: ambiente acolhedor e pessoal atencioso, com quartos limpos e bem cuidados, ideal para quem busca um lugar tranquilo.
El Hotel de Su Merced: design sofisticado, com quartos espaçosos e serviços de qualidade, garantindo uma estadia confortável.
Mi Pueblo Samary Hotel Boutique: tem uma decoração encantadora, com um ambiente tranquilo e atendimento personalizado, perfeito para quem busca uma experiência única.
Hotel San Felipe: atendimento excelente, quartos confortáveis e um bom custo-benefício, sendo uma opção prática para hospedagem.
Glorieta Hotel: quartos espaçosos, um ótimo atendimento e um ambiente calmo e acolhedor para uma estadia relaxante.
Hotel Villa Antigua: mansão colonial de 1860, quartos espaçosos e aconchegantes, com ótima estrutura e excelente custo-benefício.
Capital Plaza Hotel: quartos bonitos e aconchegantes, ótimo atendimento e excelente custo-benefício, situado no coração de Sucre.
Casa Ramirez: charme colonial com quartos com mobília antiga, além de um terraço com vista para as montanhas, perfeito para relaxar.
Villa Oropeza Guest House: jardim espaçoso para relaxar, equipe elogiada e um ambiente tranquilo, ideal para descansar após o dia de passeio.
→ HOSTEL
Dragonfly Guest House: quartos acolhedores e um ambiente descontraído, sendo uma boa opção para quem deseja uma hospedagem simples e confortável.
Villa Oropeza Hostel: ambiente agradável e descontraído, com quartos simples e um bom custo-benefício para quem busca economia.
Colors House: atmosfera vibrante, com quartos bem decorados e um ambiente confortável, ideal para quem gosta de um lugar animado e acolhedor.
Kultur Berlin: ambiente animado, sendo um hostel e bar, com aluguel de bicicletas para explorar a cidade de forma divertida.
Melhores hotéis de Sucre
Um dos pontos muito positivos de Sucre é que os preços não são absurdos. Por isso, a gente consegue ficar em um dos melhores hotéis da cidade sem gastar uma pequena fortuna – como eu mostro mais para frente.
A maioria desses hotéis funciona em casarões restaurados e cheios de personalidade. Sem dúvida, isso colabora muito para que a gente entre no clima da cidade.
On Hotel Boutique★★★★★☆ | Nota de Avaliação: 9,1 Se você está buscando onde ficar em Sucre com um toque de sofisticação, o On Hotel Boutique é uma excelente opção! Os hóspedes adoram o ambiente tranquilo e a localização central, que facilita a exploração da cidade. Os quartos são super modernos, com camas confortáveis e um clima bem acolhedor. O atendimento é de primeira, fazendo você se sentir em casa. O hotel conta com áreas comuns bem estruturadas, perfeitas para relaxar após um dia de passeios. Além disso, o café da manhã é bem elogiado pelos visitantes, com opções fresquinhas e saborosas. Quem se hospeda nele geralmente destaca a limpeza impecável e o cuidado nos detalhes, tornando a estadia ainda mais agradável. |
Hostal Patrimonio★★★★☆ | Nota de Avaliação: 8,5 Se você quer um lugar com charme e história para se hospedar em Sucre, o Hostal Patrimonio é uma escolha que agrada muito! Instalado em um edifício colonial, a pousada é um mix de tradição com conforto. Os quartos são simples, mas super aconchegantes, e alguns até têm uma vista linda da cidade. A localização é excelente, perto de tudo que você precisa para explorar Sucre. A atmosfera é super acolhedora e a equipe é muito elogiada pela simpatia e ajuda durante a estadia. As áreas comuns são bem legais para interagir com outros viajantes e o terraço oferece um ambiente tranquilo para relaxar. O custo-benefício é ótimo, especialmente se você quer uma estadia mais acessível sem perder a experiência local. |
Hotel Villa Antigua★★★★☆ | Nota de Avaliação: 8,4 O Hotel Villa Antigua funciona em uma enorme mansão colonial de 1860 e fica a poucas quadras do Centro Histórico. Os quartos são elegantes, espaçosos e extremamente aconchegantes. Alguns têm vista para a cidade e outros para o jardim. É um hotel bem completo com academia, sauna, restaurante e o atendimento é impecável. Além disso, o custo-benefício é ótimo, perfeito para quem quer economizar ao ficar em Sucre. |
Mi Pueblo Samary Hotel Boutique★★★★★ | Nota de Avaliação: 9,1 O Mi Pueblo Samary Hotel Boutique faz jus ao nome de hotel boutique e é uma das opções mais elegantes para ficar em Sucre. Ele funciona em uma mansão colonial com obras de arte que acrescentam charme à construção. Os quartos são muito bem decorados com detalhes esculpidos em madeira e com tapeçaria colorida. O café da manhã reforçado garante energias para aproveitar o dia. Você também pode conhecer o restaurante Los Tejados e aproveitar o menu internacional. |
Hotel Boutique La Posada★★★★☆ | Nota de Avaliação: 9,0 Muito bem localizado, o Hotel Boutique La Posada tem quartos ótimos, bem cuidados e arejados. Todas as áreas são sempre limpas e o atendimento é muito elogiado por quem escolheu este hotel para ficar em Sucre. O café da manhã é ótimo, muito variado e sempre com produtos fresquinhos. Outro ponto positivo é o custo-benefício. |
Parador Santa Maria La Real★★★★★ | Nota de Avaliação: 9,5 O Parador Santa Maria La Real é um dos melhores hotéis de Sucre: localização perfeita, atendimento espetacular, serviços de primeira e café com muitos produtos regionais são alguns pontos favoráveis. Como se não bastasse, os quartos são extremamente aconchegantes e têm camas que abraçam a gente, sabe com é isso? Vale a pena dar uma olhada com calma neste hotel antes de decidir onde ficar em Sucre. |
Capital Plaza Hotel★★★★☆ | Nota de Avaliação: 8,5 O Capital Plaza Hotel fica em uma área ótima, exatamente na Plaza 25 de Mayo, o coração de Sucre. Os quartos são bem bonitos, aconchegantes e suprem bem as nossas necessidades. O custo-benefício é muito interessante e o atendimento é muito elogiado. |
Casa Ramirez★★★☆☆ | Nota de Avaliação: 9,1 O Casa Ramirez funciona em um prédio colonial de 400 anos e é cheio de charme, como a cidade: parece que a gente está se hospedando em um museu. Os quartos têm mobília antiga e decoração coerente com o passado da construção. As camas são grandes e confortáveis. Depois de explorar a cidade, não deixe de relaxar e curtir o pôr do sol no terraço ao ar livre com vista das montanhas. |
Villa Oropeza Guest House★★★☆☆ | Nota de Avaliação: 9,1 O Villa Oropeza Guest House é outro casarão colonial com muito charme. E isso a gente percebe no jardim, que é espaçoso e ótimo para relaxar: existe uma área específica para piqueniques e você pode usar a churrasqueira também. A equipe é muito elogiada e o ambiente é leve, com uma atmosfera perfeita para integração. Mas não se preocupe: durante a noite os hóspedes garantam que o silêncio paira e você dormirá tranquilamente. |
Kultur Berlin★☆☆☆☆ | Nota de Avaliação: 7,6 O Kultur Berlin é um hostel completo que oferece um ótimo ambiente para curtir tanto o dia quanto a noite, já que ele é um bar também. Por isso é um dos preferidos para ficar em Sucre. Então, não se sinta culpado se acabar passando mais tempo no hostel. Uma boa dica é conhecer o charme de Sucre passeando pelos parques Bolívar e Surapata de bicicleta, que pode ser alugada no hostel. |
Informações Básicas
Visto
Brasileiros não precisam de visto para entrar e permanecer no país por até 90 dias. Esse prazo pode ser estendido por mais 90 dias.
Documentos
Você pode usar o passaporte, com validade de seis meses, ou a carteira de identidade, emitida há menos de dez anos.
Dinheiro
A moeda oficial é o boliviano, representado pela sigla BOB. Veja como usar seu dinheiro na Bolívia.
Vacinas
A vacinação contra febre amarela é obrigatória. Veja como emitir o Certificado Internacional de Vacinação.
Seguro viagem
Apesar de não ser obrigatório, viajar sem um seguro viagem não é uma boa ideia.
É que nem todos os países têm um sistema de saúde público e gratuito. Na verdade, na maioria deles, viajantes estrangeiros não têm acesso a assistência médica gratuita. Por isso, é muito importante ter o seguro internacional de saúde – também chamado de seguro viagem –, mesmo que ele não seja obrigatório.
O preço de um seguro viagem é mais barato do que se costuma pensar e ele garante que você terá atendimento em casos de emergências médicas comuns, como acidentes de trânsito, intoxicações alimentares, acidentes vasculares e infartos cardíacos, por exemplo.
→ PLANOS MAIS INDICADOS
A Seguros Promo é a plataforma que eu sempre uso para comprar o seguro viagem. Com ela, é possível comparar os preços e as coberturas das seguradoras mais confiáveis do mercado.
Compras feitas através do Seguros Promo com o cupom de desconto PENAESTRADA5 têm 5% de desconto. Se quiser mais 5% de desconto extra, é só pagar no Pix ou no boleto — totalizando 10% de desconto. Também é possível pagar em até 12x no cartão.
Os planos mais indicados para quem vai fazer uma viagem para a Bolívia são os que mostro abaixo. Todos têm telemedicina 24 horas por dia em português. Antes de contratar, eu sugiro que você veja como funciona o seguro e porque ele é obrigatório.
SM 30 AMERICA LATINA
Este plano é um dos mais baratos e cobre até USD 60.000 em despesas médicas e hospitalares, ideal para imprevistos de saúde durante a viagem, incluindo tratamento para covid-19. Em caso de problemas com bagagem, o seguro garante até USD 1.200 por extravio. Também inclui cobertura para cancelamento de voo pela companhia aérea e reembolso de até USD 2.000 em despesas não reembolsáveis se for preciso cancelar a viagem por motivos previstos na apólice. VEJA O PREÇO E COMPRE |
ITA 60 AM. LATINA
O plano cobre até USD 30.000 em despesas médicas e hospitalares, incluindo tratamento para covid-19. Em caso de extravio de bagagem, a cobertura é de até USD 1.200. Também há reembolso de até USD 2.000 para cancelamento da viagem pelos motivos cobertos, como problemas de saúde ou falecimento. É uma opção mais acessível, mas ainda completa para quem quer viajar com segurança. VEJA O PREÇO E COMPRE |
MTA 150 AM. LATINA
Neste plano, a cobertura para despesas médicas e hospitalares é de até USD 60.000, incluindo o tratamento para covid-19. Em caso de problemas com bagagem, há cobertura de até USD 1.200 por extravio. O seguro também garante reembolso de até USD 3.000 no caso de cancelamento da viagem por motivos previstos em apólice, como emergências médicas ou falecimento. VEJA O PREÇO E COMPRE |
AC 150 PROMOCIONAL AM. LATINA
Este plano é um dos melhores e tem cobertura de até USD 15.000 para despesas médicas e hospitalares, incluindo tratamento para covid-19. Em caso de extravio de bagagem, o segurado tem direito a até USD 1.200. Cobre também cancelamento de viagem por motivos previstos, com reembolso de até USD 2.000 em despesas não reembolsáveis. VEJA O PREÇO E COMPRE |
Veja mais dicas da Bolívia
Ficou mais fácil planejar sua viagem? Se tiver alguma dúvida é só deixar sua pergunta nos comentários que eu respondo.
Se preferir, pode falar comigo no Instagram: @altiermoulin. Agora, aproveite para ver outras dicas da Bolívia.
Respostas de 6
Oi, Marcia.
Não sei se entendi bem, mas vou tentar responder. 🙂
Acredito que seja melhor você ir até Santa Cruz de la Sierra e lá pegar um voo para Sucre.
Não há necessidade de ir a La Paz.
Um abraço.
gostaria de ir a sucre daqui 15 dias, moro em rio branco no Acre, sei que se for por porto maldonado seria bom, na fronteira com Assis brasil e de lá como faço? ou vou pra brasileia de carro que são 3h e de lá pego avião p la paz e de la paz pra Sucre?
grata
Márcia
Oi, Carolina.
Você pode ir para La Paz ou para Santa Cruz de la Sierra e, de lá, pegar um voo para Sucre.
Não há voos saindo do Brasil para Sucre.
Um abraço.
Olá! Estou planejando ir a Sucre em outubro, saindo de Belo Horizonte. Sugere alguma rota de viagem? Não encontrei vôo de BH para lá.
Grata!
Oi, Maria.
Que viagem legal. Sugiro que você leia isso: https://www.penaestrada.blog.br/bolivia-de-carro/
Um abraço.
Ola,
Estou planejando uma viagem de carro a Cusco, moro no RS e estaria viajando pela Argentina Bolívia e Peru. Poderia obter mais informações sobre viajar de carro pela Bolívia?