A capital da Alemanha é um dos principais destinos da Europa. Eu arrisco a dizer que é difícil alguém chegar a Berlim e não gostar da cidade. Organizada, limpa, charmosa e cheia de parques, caminhar por aqui é um passeio delicioso. Sem contar, claro, com os diversos museus e pontos históricos da região, como os clássicos Memorial do Holocausto e o Portão de Brandemburgo.
Reserve já o seu hotel em Berlim e garanta os melhores preços.
Para quem está planejando chegar a Berlim, é preciso organizar não somente os dias na cidade, como também o dinheiro. Para isso, eu sugiro que você leia: Dinheiro na Alemanha: câmbio, saques e taxas.
É possível chegar à cidade de avião, ônibus ou trem, mas para quem sai do Brasil, o jeito é ir voando mesmo.
Como chegar a Berlim
Avião | Berlim tem dois aeroportos internacionais, o Berlin-Schönefeld (SXF) e o Tegel (TXL). Ambos recebem voos partindo do Brasil que fazem escala em Frankfurt (FRA), também na Alemanha, ou em outra cidade europeia. A partir destes aeroportos, você consegue acessar facilmente o transporte público, que é muito organizado e eficiente.
A Lufthansa é a principal companhia do país e responde por um dos melhores serviços da Europa, de acordo com indicadores da própria empresa. Para quem já está no continente, companhias low cost como a Easy Jet, Vueling e Ryanair deixam a viagem mais barata e rápida.
Ônibus | Chegar a Berlim de ônibus só é uma boa opção para quem está em alguma cidade ou região próxima da capital. A viagem, apesar de mais atrativa financeiramente, pode ser muito longa e cansativa. Isso sem contar que você acaba perdendo muitas horas – se não dias – do seu roteiro.
Eu fiz a viagem de Praga, na República Tcheca, até Berlim, com uma parada em Dresden. Os ônibus são muito confortáveis, seguros e as estradas são excelentes. Isso faz a viagem passar mais rápido. Se viajar durante o dia, você ainda poderá ver a paisagem linda do interior da Alemanha.
As principais companhias têm partidas diárias de capitais como Londres, Paris, Viena, Moscou e Roma. Os tíquetes podem ser comprados nas estações rodoviárias ou pela internet, na maioria dos casos. As empresas que eu mais indico são Eurolines, Flixbus, Dein Bus e LuxExpress.
Trem | Assim como o ônibus, chegar a Berlim de trem só vale a pena para quem está perto da cidade ou para quem está conhecendo o continente europeu usando o Eurail. Este é um ticket que deixa a viagem mais em conta quando você usa por muitos dias. Isso porque, o trem muitas vezes tem bilhetes mais caros do que as companhias aéreas low cost, e demora mais.
A Estação Central Hauptbahnhof fica no centro da cidade e, se você quer fazer pelo menos um trecho de trem durante sua estadia por aqui, eu aconselho que compre o bilhete com antecedência.
Carro | Para os apaixonados por estrada, uma boa ideia é chegar a Berlim de carro. Para dirigir na Alemanha, brasileiros podem usar a Carteira de Habilitação, que deve ser apresentada juntamente com o passaporte.
As estradas da Alemanha – chamadas de Autobahn – são excelentes. Elas têm no mínimo quatro pistas e são muito bem sinalizadas.
Só fique ligado, porque dirigir sob o efeito do álcool é intolerável em qualquer parte do país, e nos grandes centros, policiais com uniforme azul-marinho multam quem estaciona em local proibido ou quem não paga a taxa de estacionamento.