Seria praticamente impossível listar e sugerir tudo o que você pode fazer em Cartagena. Chegando à cidade você vai perceber como isso funciona.
São várias casinhas e prédios que abrigam museus, centros culturais, lojinhas, cafés, bares e restaurantes. Sem falar dos grandes e famosos monumentos turísticos que a cidade preserva ao longo de séculos.
Então, já que a minha tarefa é difícil, quero deixar claro que Cartagena tem muito mais a oferecer.
Eu listei algumas atrações que considerei mais interessantes, e que valem a pena serem visitadas, nem que seja enquanto você se desloca de um lugar para outro.
Seguro viagem para a Colômbia
Apesar de não ser obrigatório, viajar sem o seguro viagem não é uma boa ideia. Ainda que você esteja com a saúde em dia, é bom saber que terá atendimento médico e hospitalar na hora que mais precisar.
Além disso, o preço do seguro viagem é menor do que se costuma pensar e ele também garante que você estará amparado em situações como cancelamento da viagem, extravio de bagagem e muitas outras.
→ PLANOS MAIS INDICADOS
Eu sempre uso a plataforma da Seguros Promo para comparar valores antes de fazer a compra. Eles têm um suporte muito eficiente e preços sempre muito bons.
O plano TRAVEL ASSIST 30 AM. LATINA +COVID-19 tem cobertura médica e hospitalar de até USD 30.000 e um custo-benefício muito bom: ele é um dos preferidos dos viajantes.
O GTA 9 SLIM AMÉR. LATINA é um dos seguros mais baratos, mas ele só tem USD 9.600 de despesas médicas e hospitalares.
O meu preferido é o AC 35 MUNDO COVID-19 (Exceto EUA), que é super completo e tem cobertura de assistência médica e hospitalar de até USD 35.000.
História de Cartagena
Cartagena das Índias foi fundada em 1533 e tem esse nome em homenagem à cidade de Cartagena, na Espanha. Durante todo o período colonial, Cartagena teve um importante papel na administração e na expansão do império espanhol, devido à presença dos vice-reis que habitavam a cidade.
Com os anos, a vida moderna trouxe profundas transformações para Cartagena.
As mudanças podem ser percebidas nas áreas econômica, social, política e cultural. Uma grande parcela desse avanço se deve ao desenvolvimento industrial e à consolidação de uma forte classe empresarial, associada à imigração estrangeira.
Ao longo dos anos, Cartagena também se firmou como um importante destino turístico na América do Sul, atraindo para cá viajantes do mundo todo.
O Centro Histórico da cidade, conhecido como Ciudad Amuralhada, foi declarado Patrimônio Nacional da Colômbia, em 1959, e Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco, em 1984. Em 2007, sua arquitetura militar foi reconhecida como a quarta maravilha da Colômbia.
O que fazer em Cartagena
Ilhas RosáRio
Visitar o arquipélago das Ilhas Rosário é um dos programas que deve estar no topo de sua lista do que fazer em Cartagena.
As ilhas ficam a cerca de 45 minutos de barco e são as preferidas de praticamente todos os turistas que viajam para Cartagena.
→ Ilhas Rosário: um clássico de Cartagena
Aproveite para passar um dia em Playa Blanca desfrutando o melhor de Cartagena.
Castillo San Felipe De Barajas
Esta antiga fortaleza – que parece mesmo um castelo – é uma bela herança do tempo em que Cartagena lutava contra piratas e invasores.
Você pode fazer a visita sozinho ou contratar o serviço de um guia para desvendar, com as instruções dele, os segredos de cada cantinho da fortaleza, que foi erguida por escravos em uma obra demorou 121 anos para ficar pronta.
Não deixe de caminhar pelos interessantes túneis que serviram para estocar a pólvora usada nos canhões.
O Castillo San Felipe de Barajas funciona diariamente, de 8h as 18h. A entrada custa COP 17.000. O serviço de guia sai por cerca de COP 20.000, para grupos de até seis pessoas.
Las Bóvedas
Esse antigo prédio, onde atualmente funciona um mercado de artesanato, foi construído para também estocar pólvora e, mais tarde, usado como cadeia.
Caminhar pelo corredor, sob seus 47 arcos, e não cair na tentação de entrar em cada portinha é um desafio e tanto.
Catedral de Cartagena
Também chamada de Basílica Menor, essa Catedral fica em frente ao Palacio de la Proclamación, a sede do governo da província de Bolívar.
Sua origem remonta à primeira igreja da cidade, que foi destruída por um incêndio em 1552.
Paroquia San Pedro Claver
Originalmente construída em 1580 e, depois, reconstruída no século 17.
No altar-mor da igreja estão os restos mortais de San Pedro Claver, o apóstolo dos escravos.
Esse templo é o que tem a arquitetura mais importante, considerando o seu valor estético. Em frente à igreja, há várias esculturas muito interessantes que ilustram profissões comuns na cidade.
Convento de la Popa
Construído no início do século 17, pelos padres agostinianos, esse conjunto arquitetônico está a 150 metros de altura, no topo de uma colina.
Originalmente, ele serviu como um refúgio para escravos fugitivos e, mais tarde, foi palco de batalhas e até usado como quartel e fortaleza.
Monumento à índia Catalina
Este é um dos símbolos mais queridos da cidade que lembra a história da indígena Catalina: quando Pedro de Heredia, fundador de Cartagena, chegou à então Vila Kalamary, ela foi intérprete do conquistador junto ao seu povo.
Índia Catalina nasceu na aldeia de Galerazamba, onde hoje é o município de Santa Catalina.
Torre del Reloj
Onde, atualmente, está essa Torre del Reloj ficava a única entrada para a Cidade Murada.
O relógio, que adorna a parte superior da edificação, foi acrescentado no século 19 e se tornou um importante atrativo da cidade.
Teatro Adolfo MejíA
Este teatro foi construído sobre as ruínas da antiga Igreja de la Merced, em 1625, e em 1933, foi rebatizado Teatro Heredia, para marcar o sexto centenário da cidade.
Faça uma visita guiada pelo teatro e se informe sobre os espetáculos, que são frequentes.
Eu assisti ao Festival de Artes Cênicas, com artistas de vários países, e sinceramente, eu não esperava encontrar algo tão legal assim para fazer em Cartagena.
As visitas guiadas acontecem de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 14h às 18h.
Passeio de Charrete
Este é um passeio bem tradicional, que muita gente adora fazer em Cartagena. Por COP 55.000, você é guiado durante 30 minutos por cenários que jamais sairão de sua memória.
O passeio faz a volta na Cidade Murada e é muito interessante, especialmente para casais que desejam celebrar seu romance saboreando um ótimo champanhe.
Bocagrande
Esta é a área mais moderna da cidade e tem grandes prédios e hotéis bonitões.
Em Bocagrande estão as principais marcas de fast food, os restaurantes mais caros e, também, as lojas de marcas famosas.
As praias de Bocagrande e região não são muito interessantes para banho.
Café del Mar
Esse é um programa imperdível e deve estar em sua lista de coisas para fazer em Cartagena: é que gente do mundo inteiro se encontra no Café del Mar para apreciar o pôr do sol.
Construído sobre a muralha, esse bar parece uma Torre de Babel com suas tantas diferentes línguas. Peça um drinque, arraste uma poltrona e, simplesmente, relaxe.
Igreja e Faculdade de Santo Domingo
A construção desses dois prédios foi realizada entre 1579 e 1698 – é a mais antiga construção civil da cidade.
Na frente dessa igreja, fica a Plaza Santo Domingo, que tem uma escultura enorme de Fernando Botero e inúmeros bares e restaurantes. É um ótimo lugar para terminar o dia.
Programe sua viagem para Cartagena
Quando ir
Cartagena tem um clima quente e úmido, com pouca variação de temperatura durante o ano.
Os meses mais chuvosos são setembro, outubro e novembro, sendo que, em outubro, sua chance de pegar chuva é bem maior.
Em compensação, os meses de dezembro a abril têm dias claros e quentes, ideais para a gente aproveitar o mar do Caribe.
A temperatura da água sempre está perto dos 28 graus.
Como chegar
A Viva Air tem as melhores tarifas para Cartagena, partindo de Bogotá, Cáli, Medellín ou Pereira.
A chegada será no Aeroporto Internacional Rafael Núñez (CTG), que fica bem perto da Cidade Murada.
Na Cidade Murada é possível fazer tudo a pé.
Uma boa opção são as busetas, que nos levam a todos os bairros, dentro e fora da muralha. Os táxis não têm taxímetro, então sempre pergunte quanto custará a corrida antes de entrar no carro.
Onde comer
Para almoçar, o Nativo Caribe Fusion, um restaurante que – como o nome diz – ainda é frequentado basicamente por quem mora ou trabalha no Centro, tem preços muito camaradas e um menu que vai lhe agradar.
Pergunte pelas sugestões do dia e pague pouco para comer muito. Eu paguei COP 13.000 por uma refeição com entrada, prato principal e bebida.
A Gelateria San Lorenzo tem um sorvete artesanal servido numa deliciosa casquinha. Eu experimentei o de ciruela, que é a ameixa fresca, por COP 3.500, e gostei demais.
Já no La Paletteria você vai achar picolé artesanal dos sabores mais diferentes possíveis. Os preços variam entre COP 4.000 a e COP 5.000.
Onde ficar em Cartagena
Eu indico quatro bairros para ficar em Cartagena.
→ Centro Histórico
→ San Diego
→ Getsemani
→ Bocagrande
A parte histórica de Cartagena fica dentro da Ciudad Amuralhada, que foi declarada Patrimônio Nacional da Colômbia em 1959 e Patrimônio da Humanidade pela Unesco em 1984.
Dentro dos muros, os bairros mais procurados são Centro Histórico e San Diego.
Ao longo dos anos, Cartagena foi crescendo para além das muralhas e se firmou como um importante destino turístico na América do Sul, atraindo viajantes do mundo todo.
Para quem pretende ficar fora da Cidade Amuralhada, a melhor opção é Bocagrande. Essa área moderna tem hotéis grandes, lojas, bares e restaurantes bem disputados.
Há, também, o Getsemani, que pode ser interessante para quem quer gastar menos.
Eu vou explicar quais os pontos positivos e negativos de cada um deles.
Quanto custa uma diária em Cartagena?
Cartagena tem muitas opções de hospedagem dentro e fora da Cidade Amuralhada, mas encontrar um hotel bom e econômico não é tão fácil – principalmente na área do Centro Histórico.
Os preços das diárias variam mais ou menos assim:
→ Hostel: de R$ 70 a R$ 150
→ Hotel econômico: de R$ 130 a R$ 250
→ Hotel intermediário: de R$ 250 a R$ 750
→ Hotel de luxo: acima de R$ 1.000
No mapa abaixo, você encontra todas as opções de hospedagem de Cartagena. Especialmente, as que ficam na parte mais turística, dentro da Cidade Amuralhada.
Você só precisa clicar sobre os pins azuis para ver mais detalhes de cada uma delas.
Melhores opções para ficar em Cartagena
Para ir direto ao ponto, você pode ver abaixo as opções de hotéis, pousadas, hostels e casas de temporada mais reservadas pelos leitores.
Centro Histórico
Há muitas boas opções no Centro Histórico e o preço da diária varia bastante de acordo com o que cada hotel oferece.
→ DIÁRIA ATÉ R$ 250
República Hostel: um dos melhores da cidade.
The Clock Hostel & Suites: boa pedida para ficar no Centro Histórico.
Ayenda El Viajero #2: hotel com excelente localização.
Candilejo Hotel Boutique: hotel com a cara de Cartagena.
→ DIÁRIA ATÉ R$ 450
Casa India Catalina: tem uma localização excelente.
Hotel El Viajero Centro: localização excelente e quartos básicos.
Apartamento Ganem 505a: estúdio com vista para o mar.
306Hermoso: avaliado com nota 9,0 pelos hóspedes.
Apto 6 Hostal Doña Yola: novinho, muito bem arrumado e aconchegante.
→ DIÁRIA ATÉ R$ 750
Casa Cordoba Román: pousada excelente, com tudo muito bem planejado e decorado.
Hotel Casa Agustina: prático, tem quartos bons, confortáveis e atendimento atencioso.
Hotel Gallery Cartagena: funciona em um casarão restaurado.
Ganem Suites Cartagena: tem apartamentos lindos e muito bem decorados.
Catedral: apartamento de dois quartos com 50 metros quadrados.
Cartagena Mar Azul: tem 75 metros quadrados e acomoda até quatro pessoas.
Apartamento en el corazón del Centro Histórico: dois quartos que acomodam até quatro pessoas.
Hotel Boutique Casa Córdoba Estrella: ótimo para quem quer mais conforto.
La Passion by Masaya: qualidade de atendimento e quartos muitos bons.
→ DIÁRIA ACIMA DE R$ 1.000
Bastión Luxury Hotel: quartos espaçosos e piscina na cobertura.
Hotel Boutique Casona del Colegio: também tem quartos fabulosos e piscina no terraço.
Leones de Alba Hotel Boutique: um dos hotéis mais premiados da cidade.
Hotel Casa San Agustin: fica em uma área muito agradável, a poucos minutos da beira-mar.
Casa La Merced by Mustique: hotel perfeito com decoração perfeccionista e ambiente tranquilo.
Calle de la iglesia 35-59: apartamento grande com 138 metros quadrados.
Casa Pombo: apartamentos de até quatro quartos e funciona no esquema apart-hotel.
Casa Virrey Eslava: apartamento com 180 metros quadrados que acomodam até oito pessoas.
San Diego
San Diego é um bairro bem eclético no quesito hospedagem e é por isso também que ele é uma excelente opção para fugir dos preços altos do Centro Histórico.
→ DIÁRIA ATÉ R$ 250
Viajero Cartagena: hostel mais famoso, na localização preferida de viajantes.
Casa Movida Hostel: tem instalações boas e sempre estão muito limpas.
Casa Torres Centro Histórico: tem ambientes claros, leves e sempre muito organizados.
Casa Zaguan: fica em uma parte mais tranquila do Centro Histórico.
Casa de la Cruz: lugar simples, acolhedor, muito bem organizado e limpo.
Hotel Luka Cartagena: localização é perfeita e os funcionários são super simpáticos.
→ DIÁRIA ATÉ R$ 450
Hotel Marie Real Cartagena: pequeno, muito acolhedor e tem tudo no lugar.
Santa Alejandría Hotel: fica dentro da Cidade Amuralhada e tem uma localização sensacional.
ETHNIC Thematic Hotel: colorido, vibrante, com quartos básicos e práticos.
Hotel Casa la Tablada: tem quartos muito confortáveis e localização excelente.
Casa Del Curato: é o melhor da lista e tem localização excelente.
Beautiful Apartment: custo-benefício excelente.
Hermoso Apartamento: acomoda até quatro pessoas.
→ DIÁRIA ATÉ R$ 750
Hotel Cartagena Royal Inn: tem uma localização excelente, pertinho de ótimos restaurantes.
Hotel Don Pedro de Heredia: fica no coração do San Diego.
Maloka Boutique Hostel: tem quartos amplos e com camas bastante confortáveis.
Hotel 3 Banderas: fica em um rua mais calma, boa para quem gosta de tranquilidade.
Hotel Kartaxa: quatro estrelas muito charmoso e bonito.
Soy Local Centro Histórico: um espetáculo, com quartos são grandes e bem mobilhados.
Hotel Boutique Callecitas: pequeno, mas muito agradável.
Apartamentos Casa Gimani: localização é excelente, cozinha equipada e tudo bem conservado.
→ DIÁRIA ACIMA DE R$ 1.000
Hotel Bantu by Faranda Boutique: tem uma piscina maravilhosa.
Sofitel Legend Santa Clara Cartagena: o alto padrão de hospedagem que muita gente procura.
Hotel Casa Quero: tem quartos ótimos e bastante aconchegantes.
Getsemani
É muito interessante ver como as opções do Getsemani são envolventes, com um toque de vida local e um pouco mais afastado do foco dos turistas.
→ DIÁRIA ATÉ R$ 250
Hostal Seven Nights Cartagena: colorido, animado e sempre está cheio de viajantes.
Media Luna Hostel Cartagena: fica mais para dentro do bairro, boa opção para quer precisa economizar.
Santuario Getsemani Hostel: tem uma estrutura fantástica, com cabines aconchegantes e piscina.
Hotel La Magdalena: muito bem avaliado em aspectos como organização, limpeza, funcionários e custo-benefício.
Casa Ebano 967: sensacional e tem localização ótima.
Hotel La Casona de Getsemani: muito agradável e tudo fica ainda melhor com o atendimento caloroso
→ DIÁRIA ATÉ R$ 450
Zana Hotel Boutique: pequeno, aconchegante e um ótimo lugar para descansar.
Casa Amanzi Hotel Cartagena: um dos melhores nesta faixa de preço.
Hotel Galeria la Trinidad: tem tudo na medida, sem luxo mas com aconchego e tranquilidade.
Hotel Casa Mara By Akel Hotels: preço justo e conforto na medida.
Casa Villa Colonial By Akel Hotels: hotel com bom custo-benefício.
Hotel Casa Mara By Akel Hotels: tem tudo que precisamos com bom custo-benefício.
→ DIÁRIA ATÉ R$ 750
Hotel Casa Cytia: muito elogiado pela localização, simpatia e presteza dos funcionários.
Hotel Dorado Plaza Centro Histórico: fica a nove minutos de caminhada da Cidade Amuralhada.
Hotel Boutique La Artilleria: Funciona em um casarão reformado, tem piscina e quartos acolhedores.
Hotel Casa Tere: é um achado, com uma piscina muito gostosa, decoração clean e quartos muito aconchegantes.
→ DIÁRIA ACIMA DE R$ 1.000
Hotel Capellán de Getsemaní: foi totalmente reformado e está com tudo prontinho para nos receber.
Hotel Casa Lola Deluxe Gallery: tem uma decoração encantadora e cheia de elegância.
GHL Arsenal Hotel: tem quartos super aconchegantes e uma piscina fantástica.
Bocagrande
Eu selecionei as opções de hospedagem mais bem avaliadas para você ter um ideia do que pode encontrar no Bocagrande.
→ DIÁRIA ATÉ R$ 250
Bocagrande Houstel Ctc Small: novo, colorido e tem boa localização.
Hotel Amoek: central, perto de restaurantes e da praia.
Hotel Ocean View: fica a uma bem perto da Playa Laguito e Playa Bocagrande.
→ DIÁRIA ATÉ R$ 450
Hotel G Cartagena: fica perto de mercado e de restaurantes, e tem um bom custo-benefício.
Hotel Boutique Sol Caribe: tem quartos todos novos, super limpos, com conforto básico.
Hotel El Marqués De Manga: tem quartos claros, com decoração limpa e atendimento super elogiado.
GIO hotel Cartagena Tama: bom para curtir o lado moderno de Cartagena à noite.
Hotel Blue Concept: fica em uma área bem movimentada cheia de restaurantes, bares e lojas.
→ DIÁRIA ATÉ R$ 750
Hampton by Hilton Cartagena: tem uma ótima localização, café da manhã dentro do esperado e limpeza criteriosa.
Madisson Boutique Hotel Cartagena: fica a apenas cem metros da praia.
Hotel Barlovento: é menor, mais intimista e caprichado.
Hotel Almirante Cartagena Colombia: tem tudo que um cinco estrelas oferece.
Apartamento Infinitum: tem 66 metros quadrados e acomoda até quatro pessoas.
→ DIÁRIA ACIMA DE R$ 1.000
Hyatt Regency Cartagena: fica de frente para a praia e tem quartos super aconchegantes, com tudo na medida.
Estelar Cartagena de Indias Hotel: piscina maravilhosa com vista incrível, de frente mar com pôr do sol espetacular.
Holiday Inn Express – Cartagena Bocagrande: bom para quem não quer ter surpresas desagradáveis.
Oz Hotel Cartagena: quatro estrelas mais intimista, com excelente estrutura e atendimento.
Informações Básicas
Visto
Brasileiros não precisam de visto para entrar na Colômbia. O prazo máximo de permanência no país é de 90 dias, podendo ser prorrogado por mais 90 dias.
Documentos
Você pode viajar com o passaporte, que tenha validade de seis meses, ou com a carteira de identidade, desde que ela tenha sido emitida há menos de dez anos.
Dinheiro
A moeda local é o peso colombiano, identificado pela sigla COP. Para sua viagem, leve dólares e troque nas casas de câmbio.
Vacinas
A vacinação contra febre amarela é obrigatória. Veja como emitir o Certificado Internacional de Vacinação.
Informações sobre covid-19
As autoridades colombianas revogaram todas as restrições sanitárias implementadas durante a pandemia. No entanto, todos os viajantes ainda precisam preencher o CheckMig.
Formulário CheckMig
O CheckMig é um formulário online que serve como uma declaração de saúde obrigatória para qualquer pessoa que deseja viajar para a Colômbia. Ele deve ser preenchido tanto para entrada quanto na saída do país.
O formulário deve ser preenchida dentro de um período de 72 horas a 1h antes de atravessar a fronteira colombiana, a partir do site Migración Colombia.
Seguro viagem
Apesar de não ser obrigatório, viajar sem o seguro viagem não é uma boa ideia. Ainda que você esteja com a saúde em dia, é bom saber que terá atendimento médico e hospitalar na hora que mais precisar.
Além disso, o preço do seguro viagem é menor do que se costuma pensar e ele também garante que você estará amparado em situações como cancelamento da viagem, extravio de bagagem e muitas outras.
→ PLANOS MAIS INDICADOS
Eu sempre uso a plataforma da Seguros Promo para comparar valores antes de fazer a compra. Eles têm um suporte muito eficiente e preços sempre muito bons.
O plano TRAVEL ASSIST 30 AM. LATINA +COVID-19 tem cobertura médica e hospitalar de até USD 30.000 e um custo-benefício muito bom: ele é um dos preferidos dos viajantes.
O GTA 9 SLIM AMÉR. LATINA é um dos seguros mais baratos, mas ele só tem USD 9.600 de despesas médicas e hospitalares.
O meu preferido é o AC 35 MUNDO COVID-19 (Exceto EUA), que é super completo e tem cobertura de assistência médica e hospitalar de até USD 35.000.
Veja mais sobre a Colômbia
Ficou mais fácil planejar sua viagem? Se tiver alguma dúvida, deixe sua pergunta nos comentários que eu respondo.
Se preferir, pode falar comigo no Instagram: @altiermoulin. Agora, aproveite para ver outras dicas da Colômbia.
Respostas de 44
Oi, Aline.
Você pode baixar o guia digital da Colômbia:
https://www.penaestrada.blog.br/guia-colombia-lugares-incriveis/
Um abraço.
Olá!! Seria muito bom poder ler todas as dicas em um aplicativo ou se pudesse baixar ou até mesmo compartilhar para visualizar off-line.
Parabéns pelo post!! Obrigada pelas dicas!
Pela manhã pode ser mais fresco, Fernanda.
Um abraço.
Melhor ir ao Castillo San Felipe pela manhã ou a tarde?
Oi, João.
Você terá pouco tempo durante o dia, né? Então não via conseguir ir à praia. Aproveite para passear na cidade murada e para curtir a noite de Cartagena.
Veja isso: https://www.penaestrada.blog.br/o-melhor-da-noite-de-cartagena/
Um abraço.
Olá, parabéns pelos posts que muito nos ajuda nas viagens.
Vou fazer um stopover de 17 horas em cartagena.
Chegarei em Cartagena no dia 1 de julho, às 16h00 e voar para Miami no dia seguinte, às 09h30.
O que posso fazer nesse tempo “livre”?
(Vou ficar no hotel Dann a beira mar)
Por nada. 🙂
obrigado amigo.. excelente site. parabens e otimo ano novo
Dá sim, João. A cidade tem muitas opções. É só redobrar o cuidado com o sol.
Um abraço.
Amigo, boa tarde estava pensando em ir para la, porem tenho uma filha, minhas ferias e so em junho, e ela vai esta com 1 ano e 4 meses. da para ir e passear? o que vc acha? provavelmente meus pais irao. logo serao 4 adultos e ela. abracos
e obrigado
Obrigado, Lidiane!
Oie, acabei de chegar de lá e adorei sua dica, fui realmente pela viva colombia, foi mais barato e paguei bagagem extra porque sabe como são as mulheres rs. Amei San Andrés só não deu para visitar a ilha de providência, porque fiquei mais tempo em Cartagena, consegui fazer o passeio de Parasail vendo o mar do caribe de cima e aconselho a todos a fazerem.
Agora próximo destino está em little Corn uma ilha da Nicarágua.
Beijos e obrigado pelas dicas…
Oi Melina,
Você pode ficar em um dos hotéis da Cidade Murada. Tem uma lista neste post: https://www.penaestrada.blog.br/onde-se-hospedar-em-cartagena/
Sobre os passeios mais interessantes, eu sugiro as Ilhas Rosário, veja aqui: https://www.penaestrada.blog.br/cartagena-passeio-pelas-ilhas-rosario/
Um abraço.
Olá, Boa tarde!
Irei a Cartagena em fevereiro de 2017. Será uma viagem de casal e passaremos alguns dias para esperar o navio. Alguma dica de hotel próximo ao porto para ficarmos? E qual melhor passeio pois teremos praticamente apenas dois dias na cidade. Se puder me mandar um e-mail.
Oi Lidiane,
San Andrés fica muito longe e a melhor forma de chegar lá é de avião com a Viva Colombia.
Veja aqui: https://www.penaestrada.blog.br/como-e-voar-viva-colombia/
Um abraço.
Oie Altier,
Sabe me dizer se tem algum passeio de Cartagena para San Andres? vou ficar 10 dias e estou tentando convencer minha amiga a irmos à San Andres.
Grata.
Oi Rommel,
Embora seja a época chuvosa, isso não significa que choverá todos os dias. Depende mesmo da sorte.
Sobre o hotel, infelizmente não tenho informações sobre ele.
Um abraço.
Confesso que fiquei meio preocupado. Estou indo agora dia 20 de setembro para Cartagena e ficarei 7 dias com minha noiva, que lá já será esposa – lua de mel. Rs. Mas vi que é período que pode chover. Tomara que não chova muito, ou mesmo nada. Mas ficarei em um hotel que vc não falou, além de eu ter feito reserva pelo Expedia. Ficarei no Hotel Almirante Cartagena. Vc conheceu ou viu/ouviu algo a respeito. A única coisa não muito positiva que vi é que o café da manhã não é grande coisa. E fiz questão de ficar lá pelo custo benefício, além de ser beira-mar e ter banheira, digamos que essencial para lua de mel. Rs. No mais, ótimas matérias. Faça muitas viagens e nos delicie com tantas experiências. Abraço
Oi Lucas,
Cartagena é extremamente agitada durante a noite. São inúmeros bares, casas de salsa e outras opções para você curtir muito.
Como ela sempre fica lotada de viajantes, sempre há gente bonita e interessante para interagir.
Vocês vão aproveitar muito.
Um abraço.
Ótimo seu post. Estou planejando ir em janeiro/2017, só que ainda me tenho algumas duvidas a respeito da vida noturna de Cartagena. Estou indo com varios amigos e gostaríamos de saber se tem bares e boates para curtir também a noite da cidade. Voce sabe me informar?
Oi Thais,
Acho que você deve passar o fds em Cartagena. Há baladinhas, bons cafés, restaurantes e muitas coisas boas, inclusive praias.
Pense em quatro dias em Cartagena e três em Bogotá, mais ou menos.
Um abraço.
Boa noite Altier, parabéns pelo sue blog.
Pretendo ir para Cartagena e Bogotá, viagem de oito dias contando embarque e desembarque.Pretendo ir em uma terça e voltar em uma quarta. O que você sugere: quantos dias devo ficar em Bogotá e quantos em Cartagena? Em qual cidade passar o final de semana?
Oi Jaqueline,
Obrigado, viu! 😉
Sim, conheci Medellín. Veja todos os meus textos aqui.
Bogotá: https://www.penaestrada.blog.br/category/relatos/exterior/colombia/bogota/
Cáli: https://www.penaestrada.blog.br/category/relatos/exterior/colombia/cali/
Medellín: https://www.penaestrada.blog.br/category/relatos/exterior/colombia/medellin/
Cartagena: https://www.penaestrada.blog.br/category/relatos/exterior/colombia/cartagena/
San Andrés: https://www.penaestrada.blog.br/category/relatos/exterior/colombia/san-andres/
Um abraço.
Altier,
Achei seu blog um maximo!
Estou planejando uma viagem a Cartagena em Janeiro de 2017, e estou adorando sua dicas! Você chegou a conhecer Medellin, ou visitar a Fazenda de Pablo Escobar?? Quero muito conhece-la, aproveitar Cartagena, e também passar uns dias nas Ilhas do Rosário.
Oi Thatiane,
Eu acho que 13 dias é muito, mas isso depende do seu ritmo e o que quer fazer por lá. De repente dá pra incluir outros destinos nos arredores. Veja esse post: https://www.penaestrada.blog.br/de-cartagena-ao-parque-tayrona/
Um abraço.
Altier,
Muito útil seu blog!
Estava pensando em passar uns 13 dias em Cartagena, depois de 8 em Bogotá e agora me parece muito.
Seria melhor alterar esse tempo ou realmente há o que fazer por tantos dias?
Abraço!
Rodrigo,
Eu fui em abril e o clima estava ótimo. Sol, mas sem muito calor.
Dólar sempre. Sim, nos caixas eletrônicos.
Um abraço.
Bom dia amigo,
Pretendo ir em maio de 2016, é uma época boa?
Real ou Dolar? referente a saque no débito, é feito em banco 24 horas?
Abraço
Oi Pablo,
Rapaz, se o calor apertar a única coisa que você deverá fazer é mergulhar no incrível Mar do Caribe. Que problemão, hein?! 🙂
De qualquer forma, leve roupas leves e abuse do protetor solar.
Você já reservou seu hotel? Se não, aqui estão as minhas dicas: https://www.penaestrada.blog.br/onde-se-hospedar-em-cartagena/
Um abraço.
Olá Altier,
Irei para Colômbia agora em dezembro, conhecer Bogotá e Cartagena, e seu blog muito me ajudou. Parabéns pelo ótimo trabalho. As fotos também estão muito boas. Levarei dólares e um cartão de crédito para eventualidades e/ou compras. O que me preocupa é a temperatura em Cartagena, tenho notado que, a essa época, de tarde, a sensação térmica chega facilmente aos 40º. Pergunto: você sofreu muito com o calor?
Tenho várias. 🙂 Leia tudo aqui: https://www.penaestrada.blog.br/category/relatos/exterior/colombia/
Um abraço.
Olá! Vou com meu marido e mãe para Colômbia no carnaval, tem alguma dica ?
Oi Debora,
Você precisa de quatro dias. Sim, acho que você deve ir ao Parque Tayrona, mas só se gostar de fazer longas caminhadas. E não, eu não fui solteiro.
Um, abraço.
Oláá!! vou para colombia agora no final de novembro, gostaria de saber quantos dias são suficientes em cartagena, se vale a pena pegar uma van e conhecer o parque tayrona.
Você foi solteiro? É um bom país para solteiros conhecerem? hehehe
beijos
Oi Daniela,
O dólar é a melhor opção.
Um abraço.
Olá. Qual moeda você levou pra trocar em Cartagena?
Oi Francesca,
Não há bancos brasileiros em Cartagena, mas você pode usar seus cartões de débito para fazer saques nos caixas eletrônicos normalmente, desde que eles sejam de uma bandeira internacional, como Visa ou Master Card. Ah, lembre-se de autorizar o uso do cartão no exterior antes de embarcar. Fale com seu gerente.
Um abraço.
Oi!! Quais bancos brasileiros tem caixa eletrônico por lá? Itau tem?
Sarah,
Eu fiquei no Hostel El Viajero, como eu conto em um dos posts.
Boa viagem!
Estamos indo para Cartagena na páscoa 🙂 Para visitar esses pontos que você cita e depois ir mergulhar na ilha de rosário, onde eu me hospedo?
Obrigada! Seu blog é demais!
Obrigado pela dica, André.
Olá,
Minha esposa e eu seguimos um conselho de trocar o dinheiro no aeroporto de Bogotá. Não faça isso. As taxas do aeroporto são ofensivas e voce encontra boas taxas de cambio em Cartagena. Evite cartões de crédito pois eles convertem COPs para Dolares e depois Dolares para Reais, ou seja, voce perde dinheiro em duas conversões.
Enfim, meu conselho é trocar dinheiro nas casas de câmbio de Cartagena. Tem uma rua em frente a torre do relógio que é cheia de casas de câmbio.
Oi Patthy,
Eu usei meu cartão de débito e fiz saques na moeda local usando caixas eletrônicos.
Consulte seu banco sobre como habilitar seu cartão. Essa é a forma mais prática que conheço.
Um abraço!
Como você levou seu dinheiro? Você recomenda alguma casa de câmbio em Cartagena?