Cada lugar tem suas lendas e seu simbolismos. Histórias verídicas ou completamente improváveis, elas são fonte de conhecimento e, muitas vezes, nos deixam ainda mais encantados pelo que estamos conhecendo – isso aconteceu comigo quando soube da Lagoa de Guatavita.
Quando visitei o Museo del Oro de Bogotá, uma das peças me chamou muita atenção. Era um tipo de jangada feita de ouro e cheia de detalhes, que estava solitária em um salão escuro, cercado de curiosos – todos queriam ver e fotografar o objeto do melhor ângulo.
Um pouco mais tarde, fiquei sabendo que ela é o símbolo maior de um fato muito interessante, que alguns acreditam ser apenas uma lenda.
Seguro viagem para a Colômbia
Apesar de não ser obrigatório, viajar sem o seguro viagem não é uma boa ideia. Ainda que você esteja com a saúde em dia, é bom saber que terá atendimento médico e hospitalar na hora que mais precisar.
Além disso, o preço do seguro viagem é menor do que se costuma pensar e ele também garante que você estará amparado em situações como cancelamento da viagem, extravio de bagagem e muitas outras.
→ PLANOS MAIS INDICADOS
Eu sempre uso a plataforma da Seguros Promo para comparar valores antes de fazer a compra. Eles têm um suporte muito eficiente e preços sempre muito bons.
O plano TRAVEL ASSIST 30 AM. LATINA +COVID-19 tem cobertura médica e hospitalar de até USD 30.000 e um custo-benefício muito bom: ele é um dos preferidos dos viajantes.
O GTA 9 SLIM AMÉR. LATINA é um dos seguros mais baratos, mas ele só tem USD 9.600 de despesas médicas e hospitalares.
O meu preferido é o AC 35 MUNDO COVID-19 (Exceto EUA), que é super completo e tem cobertura de assistência médica e hospitalar de até USD 35.000.
Atrás do tesouro escondido
Para contar essa história de forma completa, eu precisei viajar 57 quilômetros, partindo de Bogotá, até a cidade de Sesquile, onde está a Lagoa de Guatavita, o lago sagrado dos colombianos.
A viagem começou cedo, seguindo pela via a La Calera. Muito bonita e arborizada, a rodovia é tomada por ciclistas nos finais de semana e é preciso ter atenção dobrada. Como não há ciclovia, dirigir desviando de bicicletas pode ser uma grande aventura.
Em La Calera, a 2.694 metros acima do nível do mar, fiz uma parada em uma das muitas barraquinhas para tomar café da manhã.
As opções incluem arepa – um tipo de pão feito de milho – e água de panela – uma espécie de chá feito à base de açúcar caramelizado.
Para completar, caldo de costela bovina, os tradicionais ovos mexidos, queijo branco e café com leite.
As barracas são muito simples, mas o atendimento é excepcional e o preço é justo.
De barriga cheia, segui viagem.
Lagoa de Guatavita
A Lagoa de Guatavita fica um tanto escondida, é verdade, mas há placas indicando o caminho nos últimos 20 quilômetros.
Os três restantes não calçados, porém facilmente transitáveis.
O Parque Natural Laguna de Guatavita, onde está o lago, tem 613 hectares e, para entrar, é preciso pagar COP 13.500.
Todas as visitas são feitas acompanhadas de um guia do parque – já incluso no ingresso.
A caminhada é feita por trilhas pavimentadas até o El Boquete, a entrada para a Lagoa, que foi escavada pelos espanhóis quando alcançaram a região.
Só que o caminho original foi fechado por causa de um terremoto que aconteceu em 2008. Desde então, o nível de água na Lagoa aumentou e, por isso, a caminhada ficou um pouco mais longa.
Rituais cheios de ouro
Depois de caminhar por, aproximadamente, uma hora sob um frio intenso, finalmente vi as águas sagradas da Lagoa de Guatavita.
Atualmente, ela tem 30 metros de profundidade, seguindo o formato cônico das montanhas ao seu redor. Entretanto, acredita-se que o volume de água era muito maior.
Como não há rios ou riachos ao redor, a lagoa se alimenta apenas da água das chuvas e do lençol freático, e o tom verde da água se dá devido às algas, foi o explicou o guia.
Afinal, por que a Lagoa de Guatavita é tão especial?
A história colombiana conta que o povo chibcha, da etnia muisca, usava as águas da Lagoa de Guatavita para fazer suas oferendas e seus rituais religiosos.
Eles lançavam nas margens da lagoa, sempre de costas, as peças que produziam em ouro, e somente o sacerdote podia ir até o ponto mais profundo, utilizando la balsa de la ofrenda para realizar os rituais mais especiais.
Lenda do El Dorado
A lenda do El Dorado conta que o cacique muisca entrava na balsa, que era feita de madeira e banhado em ouro, e navegava até o centro da Lagoa. Depois, mergulhava carregando os tesouros para deixá-los no fundo como oferenda e símbolo de adoração a Chie, a deusa das águas.
Com a chegada dos colonizadores, o povo chibcha perdeu a sua identidade: eles foram catequizados e obrigados a abandonar costumes, religião e língua. Hoje, autoridades incentivam o resgate do dialeto muisca nas escolas da região.
Além disso, quando chegaram à região da Lagoa, os invasores espanhóis descobriram que a lagoa estava entupida de ouro e, com a autorização da Coroa Espanhola, iniciaram o processo de escavação para drenar a agua até que o tesouro aparecesse – sim, é um absurdo.
Como não possuíam equipamentos e pessoal em quantidade adequada, estima-se que os espanhóis tenham tirado – apenas – cerca de duas mil peças de ouro da Lagoa. Impedidos e expulsos pelos britânicos, os espanhóis fugiram deixando para trás uma quantidade imensurável do metal mais cobiçado do mundo naquela época.
Entretanto, diferentemente do que se propunham, os britânicos não chegaram para defender a Lagoa de Guatavita: depois de expulsar os concorrentes, eles voltaram com equipamentos e pessoal na medida certa para concluir o trabalho.
Assim, o ouro foi levado e a Lagoa de Guatavita agredida até quase desaparecer. Hoje, protegida, ela começa a se recuperar.
Como chegar
Seguindo pela rodovia norte de Bogotá, você chega à entrada de Sesquilé e continua em direção a Guatavita. A lagoa fica a oito quilômetros na estrada que vira à esquerda, depois de margear o reservatório de Tominé.
De Bogotá, partem ônibus até o povoado de Guatavita. Depois, tome um táxi até a Lagoa, já que não existe transporte público que faz essa rota. Para descer da lagoa e voltar ao ponto de partida, você pode fazer uma caminhada de três quilômetros – que não achei nada interessante – ou tomar um micro-ônibus pagando apenas COP 1.000.
Quanto custa
A entrada no parque custa COP 13.500 e inclui um serviço de guia – exclusivamente em espanhol.
O que levar
Não se esqueça de colocar na sua mochila água, casaco, repelente (caso você se incomode com insetos), protetor solar (apesar do frio, o sol é forte nessa área) e um lanche.
Onde ficar em Bogotá
Na minha opinião, as áreas mais interessantes para ficar em Bogotá são La Candelária, onde está o Centro Histórico, e as Zona T e Zona G.
O bacana de ficar no La Candelária é que você estará muito perto de lugares que não devem ficar de fora do seu roteiro.
A Zona T, também chamada de Zona Rosa, é famosa pelos restaurantes e pelas lojas badaladas, e pode ser uma uma boa pedida se você estiver disposto a pagar um pouco mais.
Se quiser uma região mais moderna, uma boa escolha para ficar em Bogotá é a Zona G. Nela, estão os prédios de arquitetura contemporânea, as grandes redes de hotéis e o centro financeiro da capital colombiana.
Há muitos usuários do Couchsurfing em Bogotá. Este programa consiste, basicamente, na troca de hospedagem sem custo. Se você tem uma alma aventureira e curte o contato com moradores, vale a pena experimentar.
Faixas de preço em Bogotá
Agora que você já viu as minhas opções preferidas – não só as minhas, mas as de muita gente também – é hora de dar uma olhada nos preços antes de decidir onde ficar em Bogotá.
No mapa acima estão todas as opções de hospedagem da cidade, especialmente as do Centro. Para saber mais, você só precisa clicar nos pins azuis e pronto.
Hotéis no La Candelária
Uma das áreas mais interessantes para ficar em Bogotá. É onde está grande parte das atrações históricas e também fica pertinho da Usaquém.
BH Bicentenario
No La Candelária, onde fica o Centro Histórico, o BH Bicentenario é um quatro estrelas simplesmente espetacular que não tem um preço absurdo. Aqui, você encontra ambientes modernos e bem confortáveis, com serviços que vão garantir sua tranquilidade.
Camas confortáveis, atendimento muito agradável, café da manhã farto e com muitas opções. É disso que você gosta? Se ficar nos andares mais altos, você ainda ganha de brinde uma vista bem interessante da parte histórica de Bogotá.
A localização é simplesmente fantástica: a Casa da Moeda e o Monserrate ficam pertinho e o aeroporto a 20 quilômetros. Não é por acaso que este hotel é um dos meus preferidos da cidade, né?
Arche Noah
Sim, isso é um hostel. O Arche Noah une o conforto de um hotel com aquela vibe gostosa de hostel, com gente do mundo todo interagindo. Ele fica no coração do La Candelária, perto de vários museus, bibliotecas e prédios históricos, e é por isso, também, que todo mundo gosta daqui: dá para fazer tudo a pé.
Os funcionários são muito atenciosos e os quartos atendem bem às expectativas: a cama é ótima. Sem falar que ele tem cozinha, áreas de convivência – salas de estar e terraço -, serviço de lavanderia realmente eficiente e a um preço justo – a gente sabe muito bem como é isso, né? – e até uma sauna.
Os banheiros são bons, limpos e os chuveiros têm um sistema de economia de água – muito importante. Se quiser que limpem seu quarto, você deve avisar na recepção. No mais, é aproveitar o hostel e a cidade que está logo ali.
Botanico Hostel
A localização do Botanico Hostel é excelente: dá para caminhar para vários pontos turísticos. As instalações são lindíssimas e o terraço é especial – que energia. O hostel é muito limpo e a equipe muito gentil e atenciosa.
O café da manhã é servido com fartura e durante todo o dia, é servido chá sem custo adicional o que é uma grande gentileza do hostel. Os quartos são muito organizados, arejados e há opções para quem procura ambientes compartilhados ou com mais privacidade.
Hotel Casa de la Vega
O Hotel Casa de la Vega é muito bem localizada, no Centro Histórico de Bogotá. As instalações são boas, limpas e bem cuidadas, sem luxo, mas com aconchego. O café da manhã é gostoso, simples, mas muito bom.
Um item que sempre é elogiado pelos hóspedes é o atendimento do pessoal da recepção. Isso faz muita diferença, né? É um hotel interessante para ficar em Bogotá, especialmente para quem busca opções com custo-benefício interessante.
Hotel Casa Deco
Um dos pontos fortes do Hotel Casa Deco é a receptividade. Tem, também, limpeza impecável e quartos grandes, bem acima da média. O café da manhã é bem servido e os funcionários são super gentis.
A localização é realmente privilegiada: coladinho com os mais importantes atrativos turísticos do Centro de Bogotá. Se você quer explorar a parte histórica da cidade, esta é uma excelente opção para ficar em Bogotá.
Hotéis em Usaquém
O Usaquém tem um polo gastronômico agitado, com restaurantes de culinária de fusão asiática, bistrôs franceses sofisticados e joviais cafés com áreas externas que se agrupam em torno do Parque Usaquén, o ponto focal do distrito
Enquanto cervejarias e bares chiques mantêm a agitação até mais tarde, multidões se reúnem – especialmente aos domingos – para aproveitar o mercado de pulgas de Usaquén com músicos de rua, shows de marionetes, pontos de comida gourmet e barracas que vendem de joias feitas à mão a grãos de café locais.
Santafe Boutique Hotel
Quando eu falo que dá para ficar em uma área boa e pagar pouco, eu não estou mentindo. O Santafe Boutique Hotel é um cinco estrelas que fica na Zona Norte, a área mais moderna de Bogotá, perto dos shoppings Unicentro e Hacienda Santa Barbara.
Se você é aquele tipo de viajante que não liga muito para a parte histórica – você até vai lá conhecer, mas não faz questão de ficar perto – esse hotel é para você. Eu também acho ele perfeito para quem quer conhecer um pouco da agitada vida noturna bogotana: há ótimos restaurantes, bares e cafés por perto.
Os quartos são bem espaçosos – mesmo os mais baratos – e alguns têm dois ambientes: quarto e sala. Os funcionários são mega atenciosos e você pode até alugar uma bicicleta para conhecer a cidade na recepção.
Holiday Inn Express & Suites Bogota Dc
O Holiday Inn Express & Suites Bogota DC é muito bem localizado. Pertinho do comércio, inclusive do Centro Comercial Avenida Chile, onde há ótimas casas de câmbio. Para quem vem do aeroporto, o ônibus M86 para a duas quadras do hotel.
Os quartos são excelentes, tudo sempre muito bem cuidado e limpo, com colchões e roupas de cama de qualidade. O café da manhã e o atendimento ganham muitos elogios dos hóspedes que escolhem o conforto de ficar na Zona G, uma da melhores de Bogotá.
Hotéis em Chapinero
No Chapinero a gente se dá conta de que Bogotá é uma metrópole que cresceu para o Norte, a partir do antigo centro. Nesta área mais contemporânea, rica e organizada da cidade, há dois núcleos principais: o arredores do Parque de la 93 e a Zona Rosa, que vai da Calle 79 à 85, entre as carreras 11 e 15.
Na Zona Rosa fica a famosa Zona T, cujo centro é a Calle 82, famosa como passarela de bares, restaurantes e boates.
Mercure Bogota Bh Zona Financiera
O Mercure Bogota BH Zona Financiera tem muitos pontos a favor. Vamos começar pela excelente localização, perto de tudo e com acesso fácil a todas as áreas da cidade. Além disso, tem o lindo projeto arquitetônico, o conforto dos quartos e as camas que parecem uma nuvem.
O atendimento é simplesmente impecável, daqueles que vale a pena elogiar mesmo, sabe? O café da manhã é fantástico, com muitas variedade e tudo é fresquinho, feito com produtos de qualidade. Sem dúvida, é um dos melhores lugares para ficar em Bogotá.
Hilton Bogotá
A localização do Hilton Bogotá também é ótima, coladinho na Zona G. O café da manhã é muito bom, com muitas opções e o atendimento de todos os funcionários é super profissional – a gente percebe isso nos detalhes.
É um hotel super completo, com quartos muito bons, serviços de primeira, terraço gostoso com uma piscina fantástica e restaurante com bom cardápio. É outra grande escolha para ficar em Bogotá.
Morrison 84
Se você não mede esforços – nem dinheiro – para estar nas nuvens em sua hospedagem, apresento o Morrison 84. Com um megaterraço panorâmico, gente bacana, serviços luxuosos e bares finíssimos, aqui você vai ter uma experiência bem exclusiva na Zona Rosa, a área mais cool de Bogotá.
O hotel está perto das melhores galerias de arte, dos principais shoppings e de ótimos bares e restaurantes. Se você vem com tempo para fazer tudo com calma e pode pagar por uma hospedagem fantástica, esse é o hotel ideal.
E o preço nem é absurdo e, nesse caso, vale cada centavo: uma diária para casal custa cerca de R$ 400, mas a experiência não tem preço. Isso inclui um atendimento impecável, o acesso rápido a vários pontos da cidade – do hotel para o Centro Histórico você gasta menos de 30 minutos – e todas as mordomias de um cinco estrelas.
Mercure Bogota BH Retiro
O Mercure Bogota BH Retiro tem um ótimo custo-benefício. Isso porque todos os ambientes foram reformados e estão novinhos, com tudo funcionando perfeitamente bem. Isso vale para chuveiro, televisão e internet, que é estável e rápida.
Os quartos são muito confortáveis, com camas grandes e ótimas. O banheiro é muito funcional, de super bom gosto. O ponto extra vai para a máquina de café espresso do quarto. Sem deixar de citas os funcionários super atenciosos e empáticos.
Hotel Saint Simon
O Hotel Saint Simon é um hotel muito bem localizado, próximo a bares, restaurantes e centros comerciais. Os funcionários são sempre muito atenciosos e ajudam em tudo. Os quartos são grandes e com camas muito confortáveis.
O café da manhã é muito bom e também por isso, é super indicado para quem quer ficar em uma área segura sem gastar muito: o custo-benefício é muito interessante.
GHL Hotel Hamilton
A lista de pontos positivos do GHL Hotel Hamilton é grande, mas eu vou tentar resumir: localização perfeita – na região da Zona T –, café da manhã muito bom com produtos de qualidade, funcionários educados, colchões, lençóis e toalhas limpas e sempre cheirosas.
Quer mais? Decoração super elegante, conforto sem medida e ainda dá para fazer uma comprinhas nos shoppings que ficam ao redor. É, assim temos que concordar que ele é um forte candidato a ser seu lugar para ficar em Bogotá.
Holiday Inn Express Bogotá
O Holiday Inn Express Bogotá é perfeito para quem quer um bom hotel por um preço razoável. Ele tem serviços e instalações de alta qualidade e a localização é perfeita, em uma área segura e muito bonita.
É fácil caminhar até bares, restaurantes, cafés, lojas, shoppings e tudo mais. E você ainda pode contar com a cordialidade dos funcionários, que sempre são muito elogiados pelos hóspedes. Vale a pena dar uma olhada com mais calma neste hotel.
Best Western Plus 93 Park Hotel
O Best Western Plus 93 Park Hotel tem uma boa infraestrutura, com ambientes muito bem cuidados e sempre limpos. O estacionamento para os hóspedes é gratuito e a localização é muito boa, perto do Parque 93, que tem a noite bem agitada.
Os quartos são muito confortáveis, arejados e a cama é sensacional, perfeita para uma noite de sono revigorante. Vale ainda lembrar o atendimento gentil dos funcionários – isso é uma marca dos colombianos.
Hotel Bh Parque 93
Com um custo-benefício bastante interessante, o Hotel bh Parque 93 tem café da manhã bom e localização ótima, em uma área tranquila com ótimas opções de restaurantes, bem próximo da Zona T. A equipe da recepção é muito simpática e solícita, sempre dispostos a nos ajudar com dicas.
Os quartos são modernos, decorados com cores fortes, mas arejados e leves. É um lugar muito interessante para se hospedar pela localização e pela qualidade do serviço, e ainda com preço justo.
GIO Suites Parque 93 Bogotá
O GIO Suites Parque 93 Bogotá é muito bem localizado, em uma área bonita e segura, pertinho do Parque 93. Os atendentes são sensacionais, muito receptivos e atenciosos. O café da manhã é maravilhoso, com ovos mexidos feitos na hora, frutas frescas e boa variedade. De forma geral, a comida é gostosa e com preço justo.
Os quartos são grandes, sempre muito limpos e os chuveiros são ótimo – com águia quente. Também é uma opção super vantajosa no quesito custo-benefício. Por isso tudo, pode ser um lugar interessante para ficar em Bogotá.
Informações Básicas
Visto
Brasileiros não precisam de visto para entrar na Colômbia. O prazo máximo de permanência no país é de 90 dias, podendo ser prorrogado por mais 90 dias.
Documentos
Você pode viajar com o passaporte, que tenha validade de seis meses, ou com a carteira de identidade, desde que ela tenha sido emitida há menos de dez anos.
Dinheiro
A moeda local é o peso colombiano, identificado pela sigla COP. Para sua viagem, leve dólares e troque nas casas de câmbio.
Vacinas
A vacinação contra febre amarela é obrigatória. Veja como emitir o Certificado Internacional de Vacinação.
Informações sobre covid-19
As autoridades colombianas revogaram todas as restrições sanitárias implementadas durante a pandemia. No entanto, todos os viajantes ainda precisam preencher o CheckMig.
Formulário CheckMig
O CheckMig é um formulário online que serve como uma declaração de saúde obrigatória para qualquer pessoa que deseja viajar para a Colômbia. Ele deve ser preenchido tanto para entrada quanto na saída do país.
O formulário deve ser preenchida dentro de um período de 72 horas a 1h antes de atravessar a fronteira colombiana, a partir do site Migración Colombia.
Seguro viagem
Apesar de não ser obrigatório, viajar sem o seguro viagem não é uma boa ideia. Ainda que você esteja com a saúde em dia, é bom saber que terá atendimento médico e hospitalar na hora que mais precisar.
Além disso, o preço do seguro viagem é menor do que se costuma pensar e ele também garante que você estará amparado em situações como cancelamento da viagem, extravio de bagagem e muitas outras.
→ PLANOS MAIS INDICADOS
Eu sempre uso a plataforma da Seguros Promo para comparar valores antes de fazer a compra. Eles têm um suporte muito eficiente e preços sempre muito bons.
O plano TRAVEL ASSIST 30 AM. LATINA +COVID-19 tem cobertura médica e hospitalar de até USD 30.000 e um custo-benefício muito bom: ele é um dos preferidos dos viajantes.
O GTA 9 SLIM AMÉR. LATINA é um dos seguros mais baratos, mas ele só tem USD 9.600 de despesas médicas e hospitalares.
O meu preferido é o AC 35 MUNDO COVID-19 (Exceto EUA), que é super completo e tem cobertura de assistência médica e hospitalar de até USD 35.000.
Veja mais sobre a Colômbia
Ficou mais fácil planejar sua viagem? Se tiver alguma dúvida, deixe sua pergunta nos comentários que eu respondo.
Se preferir, pode falar comigo no Instagram: @altiermoulin. Agora, aproveite para ver outras dicas da Colômbia.
Respostas de 18
Maravilha, Amanda!
Aproveite muito.
Um abraço.
Adorei as informações detalhadas! Estarei lá na próxima semana e quero visitar. Obrigada pelas dicas!
Oi, Verônica.
Você pode contratar na chegada ao parque mesmo.
Um abraço.
Por nada, Robson.
Que bom que você gostou do passeio.
Um abraço.
Bom dia, tive o privilégio de conhecer este lugar, realmente é uma obra de Deus, que coisa mas linda. Quero agradecer pelo este belíssimo resumo, até porque o guia fala espanhol e tive um pouco de dificuldade de interpretação. Mesmo assim o guia explica com uma maior naturalidade e estar de parabéns.
Bom dia, como faço para contratar esse guia do parque e comprar o ingresso? Na hora mesmo, ou compro com antecedência? Obrigada 🙂
Oi, Alexssander.
Sim, isso mesmo. Eu fiz a viagem de carro, então, não tenho muitos detalhes do percurso de ônibus, além dos que descrevi.
Um abraço.
Oi Altier!
Os ônibus que vão até a Laguna imagino que devem sair da rodoviária de Bogotá. Pelo o que entendi se deve pegar o ônibus até Sesquile e de lá pegar um táxi até a Laguna. É isso? O retorno para Bogotá de ônibus é tranquilo no que diz respeito a frequência de ônibus, enfim se não há dificuldade para sair da Laguna.
Um abraço!
Oi, Letícia.
Não há nenhuma informação sobre o fechamento da Lagoa. Então, deve estar aberta sim.
Um abraço.
ola boa tarde, sabe me informar Lagoa de Guatavita esta aberto no periodo de março 10 a 17 de março aproximadamente, ou tem alguma restriçao de funcionamento?
Eu fui de carro, Fernanda.
As informações de transporte estão no item ‘como chegar’ do texto. 😉
Um abraço.
Olá, você alugou um carro ou foi de onibus? Qual você recomenda? Se alugou carro, quanto gastou? Obrigada!
Eu fiz as duas no mesmo dia, Cecília. De manhã, a Laguna e, à tarde, a Catedral.
Um abraço.
Oi Altier! Suas dicas estão sendo fundamentais para traçarmos a nossa viagem! Como que você orienta a fazer a Catedral e a Laguna no mesmo dia? Qual seria a primeira? Desde já, grata por todas as dicas! (:
Oi Carlos,
Sim, todo o trecho tem cobertura de GPS. Você pode consultar e alugar seu carro por esse link: http://www.rentcars.com.br/?requestorid=120
Um abraço.
Fala meu amigo, irei nesse mesmo roteiro do amigo acima. Gostaria de saber se apenas com GPS é tranquilo ir? Não tem problema, perigo? Aqui no RJ não se pode confiar muito no GPS. Queríamos ir à Catedral e a Laguna em um dia também. Ah e onde você alugou o carro? Abraços.
Ps. ótimo relato
Consegue sim, Robson. Eu fiz no mesmo dia.
Um abraço e aproveite a viagem.
Boa tarde. Ótimo seus relatos. Vamos em 5 casais de novembro. Faremos Bogota , Cartagena e San Andrés.Seu alugar um carro consigo fazer a laguna e a Catedral em um dia ? Abraço