Balneário Camboriú tem cerca de 110 mil habitantes, mas o número de pessoas na cidade pode ultrapassar facilmente os dois milhões no período entre o Natal e o Ano Novo. Nessa época, uma massa de turistas chega de várias partes do país e do exterior para explorar suas praias e para descobrir o que fazer em Balneário Camboriú.
De fato, a cidade fica lotada neste período, mas é fácil entender por que ela é uma das mais desejadas do litoral catarinense.
Não são apenas as suas belas e preservadas praias com águas verdes e areias pesadas que atraem essa multidão para cá.
Sua gastronomia diversificada, as ótimas opções de balada e a proximidade com o grande centro também contribuem: Balneário Camboriú está a apenas 80 quilômetros de Florianópolis.
Por isso, a cidade ganhou o apelido de Dubai Brasileira em comparação com a maior cidade dos Emirados Árabes Unidos e que é extremamente desenvolvida e cheia de prédios gigantescos.
O que fazer em Balneário Camboriú
Vamos começar explorando BC – como Balneário Camboriú é carinhosamente chamada – pelas praias. São dez praias de estilos bem diferentes.
Praias
A cidade tem exatamente dez praias que agradam a todos os gostos. A mais urbana delas é a Praia Central. Ela é ideal para famílias com crianças e para quem quer a comodidade de ter por perto bons restaurantes.
Já a Praia de Taquarinhas é a mais preservada de todas. Como o acesso é restrito, você precisa caminhar um pouco para chegar até à areia. Não há qualquer construção por perto e a cobertura vegetal nativa desce das encostas e encontra a praia formando um cenário empolgante.
Já a Praia do Pinho foi a primeira dedicada ao naturismo em todo o território nacional. Sua beleza especial a transformou na quinta praia mais bela do mundo no segmento.
Agora, se a sua onda é mesmo encontrar uma galera mais descolada, apreciar corpos trabalhados na academia e ouvir o batidão da música eletrônica, corra para a Praia do Estaleirinho. É aqui que você vai se sentir no paraíso.
Por outro lado, a exclusiva Praia do Buraco é para quem quer tranquilidade. Envolta por um cinturão verde, o acesso é feito pelas passarelas que a ligam ao Pontal Norte. A Praia é toda ocupada pelo Infinity Blue Resort & Spa.
Parque Unipraias
Em uma das extremidades da Praia Central está o bondinho que nos leva voando para a Praia de Laranjeiras.
Em meio à Mata Atlântica você poderá viver aventuras radicais, como descer de uma tirolesa com mais de 750 metros de extensão a uma altura de 240 metros. Para saber os horários do teleférico acesse o site unipraias.com.br.
Passeio de Escuna
Os barcos são caracterizados como navios pirata e partem do píer da Barra Sul, que fica ao lado do terminal do bondinho.
Esta é uma ótima opção para conhecer um pouco mais da beleza natural da região. Montanhas cobertas por mata nativa, garças que se equilibram nos galhos do manguezal e praias que se revelam em cada esquina compõem o cenário.
Quando fiz o passeio de escuna, duas baleias – provavelmente um filhote acompanhado de sua mãe – resolveram aparecer.
Ainda estávamos bem perto da Ilha das Cabras quando vieram nos saudar. Baleias franca são comuns no litoral do sul do país nos meses de julho a setembro.
O capitão da nossa embarcação disse nunca ter visto algo parecido em seis anos de trabalho na região. Mais tarde, o secretario de turismo da cidade confirmou a raridade do fato.
Cristo Luz
Este complexo turístico religioso tem uma vista panorâmica espetacular da cidade. A estátua do Cristo segurando um holofote tem 33 metros de altura, 22 de largura e pesa 528 toneladas.
A cada noite, o Cristo é iluminado com uma cor diferente. Cada uma delas tem um significado como fé, energia, natureza, saúde, reflexão, amor e felicidade.
O acesso ao complexo onde está o Cristo Luz é feito pela Avenida do Estado. Quem estiver no Centro, pode usar o transporte gratuito que parte de sete pontos da avenida Brasil. Veja a programação completa em cristoluz.com.br.
Zoológico
O Complexo Ambiental Cyro Gevaerd, mais conhecido como o Zoo de Balneário Camboriú, é uma imensa área verde com mais de 40 mil metros quadrados que reúne aves, mamíferos, répteis, peixes e um museu com centenas de animas embalsamados, ossadas de baleias e outras espécies da fauna brasileira.
Caminhando pelas trilhas arborizadas, você será guiado pelo canto dos pássaros e vai se espantar com a peculiaridade das cores, dos estilos e dos tamanhos desses simpáticos animais.
Na ala dos mamíferos, os enormes tigres se destacam entre lhamas, leões, camelos, macacos e tantos outros. Consulte preços e horários no site zoobalneariocamboriu.com.br.
Balneário Camboriú fica a 80 quilômetros de Florianópolis e chegar à cidade é fácil. Isso já expliquei como chegar a Balneário Camboriú: principais rotas e meios de transporte.
As grandes atrações de Balneário Camboriú são suas praias. Como falei, há praias lindas, com vários estilos diferentes e, como as distâncias são curtas, dá para visitar todas.
Onde ficar em Balneário Camboriú
A cidade tem várias praias e cada uma tem seu estilo, sua peculiaridade. Isso é muito bom, porque todo mundo vai encontrar aquela que se encaixa perfeitamente no que procura.
Há praias muito movimentadas na área mais urbanizada e tem praias mais naturais e com muito verde. Como a Praia das Laranjeiras, que não tem hotéis, mas é ótima para passar o dia.
Para se localizar, dê uma olhada no mapa abaixo e note que eu marquei alguns pontos interessantes para você conhecer, como o bondinho do Parque Unipraias, o Cristo Luz, o Morro do Careca e o Zoológico – especialmente se você estiver com crianças.
Agora, tudo o que você precisa antes de decidir onde ficar em Balneário Camboriú é prestar atenção nestas dicas.
Praia Central
Esta é a principal praia de Balneário Camboriú e, claro, a mais movimentada da cidade. Ela é totalmente urbanizada, com muitos serviços e comércios para todo lado.
De dia ou à noite, é o lugar do agito em Balneário Camboriú.
Há, também, muitas opções de hospedagem com diferentes preços – dos mais simples, aos mais luxuosos.
Como o nome diz, é a localização mais central da cidade, de onde é fácil explorar outras áreas e praias.
Depois das recentes obras, a largura da faixa de areia passou de uma média de 25 para 70 metros.
Hotel Rieger
O Hotel Rieger é um hotel prático, tranquilo e um dos mais procurados de Balneário Camboriú. Os todas as áreas são muito bem decoradas e também bem cuidadas: sempre limpas, arejadas e prontas para nos receber.
A localização é boa, na parte mais central da praia e dá para fazer tudo com poucos minutos de caminhada. O hotel aceita animais de estimação e o atendimento é muito elogiado. É uma opção com bom custo-benefício.
Mercure Camboriú
O Mercure Camboriú é um hotel moderno, com ambientes claros, arejados e muito bem cuidados. As áreas comuns são ótimas, com piscina aquecida e coberta, piscina ao ar-livre, jacuzzi, sauna, academia e restaurante. Todos muito bons de verdade.
O hotel fica na praia, de frente para a Ilha das Cabras, uma área muito boa de Balneário Camboriú. As diárias não são absurdas e isso é outro ponto muito positivo do Mercure.
Marambaia Hotel & Convenções
O Marambaia Hotel & Convenções é para quem gosta de hotel grande. Ele fica de frente para a praia, bem no começo, e este é um dos seus pontos fortes. O atendimento, sempre muito elogiado, é outro aspecto muito positivo.
Os quartos são básicos, bem resolvidos, com cama confortável e alguns têm vista para o mar. As áreas das piscinas são ótimas – incluindo a jacuzzzi – sempre muito limpas e higienizadas. O café da manhã também é preparado e servido com muito capricho e sempre tem variedades.
Ibis Styles Balneário Camboriú
O Ibis Styles Balneário Camboriú segue o mesmo padrão mundial da rede, mas tem uma pitada de irreverência. Isso a gente vê nos ambientes coloridos e despojados: há um fusca na recepção e os números dos quartos são placas de carro.
O hotel tem uma piscina muito boa e a localização também é ótima, perto de tudo que a gente precisa. O café da manhã e o atendimento são sempre elogiados. Se não quiser ter surpresas desagradáveis, esta é uma ótima escolha.
Hotel Bella Camboriú
O Hotel Bella Camboriú já é um clássico de Balneário Camboriú e tem um custo-benefício muito bom. Como ele fica no Centro, a gente consegue fazer muita coisa a pé e sem pressa. Na mesma área da praia, tem shopping, mercados, padarias e outros serviços que a gente sempre precisa.
Os quartos são básicos, mas muito confortáveis, limpos e arejados. A área da piscina aquecida – que também tem jacuzzi – é muito boa, assim como o salão de jogos e a brinquedoteca para as crianças. O café da manhã sempre é muito elogiado e tem muita variedade.
Hotel Torre Sol
Uma das opções mais econômicas da cidade, o Hotel Torre Sol é ótimo para ficar em Balneário Camboriú sem estourar a fatura do cartão. Os quartos são simples, básicos, mas as camas são muito confortáveis: tudo que a gente precisa para os momentos de descanso, não é?
As áreas comuns são muito bem cuidadas e sempre limpas: a piscina, a recepção, a sala de jogos e a pequena academia. A localização é ótima, perto de tudo.
Hotel Rosenbrock
O Hotel Rosenbrock tem tudo que a gente precisa para uma estadia confortável: quartos simples, práticos e confortáveis, áreas comuns limpas e bem organizadas, atendimento atencioso e café da manhã com opções deliciosas de pães, bolos, frutas e muito mais.
Como fica em uma área bem central, perto da praia e de vários bares, restaurantes, dá para fazer tudo a pé. A área da piscina, que é aquecida, é muito boa também. Enfim, é um hotel com bom custo-benefício.
H Hotel
Uma boa opção para quem não quer gastar muito, o H Hotel tem uma localização excelente e dá para fazer muita coisa a pé: a praia é pertinho e há muitos comércios a poucos metros.
Os quartos são elegantes e muito aconchegantes – básicos e práticos. A piscina é coberta, o café da manhã é muito variado e o atendimento é ótimo. É um básico que deve ser considerado.
Praias dos Amores e Brava
A Praia Brava já fica na cidade vizinha, Itajaí, mas há uma parte bem pequena que é conhecida como Praia dos Amores e que ainda é Balneário Camboriú. Na prática, a gente aproveita tudo da mesma forma, né?
A praia tem uma estrutura muito boa, ótimos bares e restaurantes, mas o mar é forte e perigoso em algumas partes: o lado direito da praia é melhor para banho.
Antes de escolher onde ficar em Balneário Camboriú dê uma olhada na Pousada Ondas da Brava e no sensacional Felissimo Exclusive Hotel.
Pousada Ondas da Brava
A Pousada Ondas da Brava fica pertinho do mar e tem o poder de nos fazer sentir em casa. Os quartos são muito aconchegantes, sempre muito limpos e bem cuidados.
A piscina não é grande: com a praia ali do lado, ela sempre será uma coadjuvante, não é mesmo? O atendimento é muito elogiado, o café da manhã tem uma ótima variedade e o preço é justo, o que também é muito importante.
Felissimo Exclusive Hotel
O Felissimo Exclusive Hotel é um hotel de alto padrão, com poucas suítes e impressiona pela arquitetura inovadora, decoração detalhista e perfeita e pelo conforto de todas a áreas. É, na minha opinião, o hotel mais sensacional da região.
Ele fica em uma área mais reservada, um pouco afastada da praia e é perfeito para casais que querem comemorar uma data especial. O bristô do hotel tem pratos sensacionais, que só complementam a valiosa experiência de hospedagem.
Praias de Taquaras e Taquarinhas
As praias do sul estão ligadas ao Centro pela Avenida Interpraias e, diferentemente do que a gente vê na parte central, não há prédios altos, nem bares e restaurantes lotados.
A partir da Praia de Taquaras, o ambiente é mais natural e é mais comum ver casas de veraneio e pousadas, mas há também ótimos hotéis.
Taquarinhas é a praia mais preservada de Balneário Camboriú. Ela fica ao lado de Taquaras e é ótima fazer uma caminhada pela areia e se fartar da natureza.
Na Praia de Taquara, especificamente, há uma comunidade de pescadores e muitas casas de veraneio. Nesta parte, é mais comum encontrar pousadas pequenas e aconchegantes. Há restaurantes e bares em uma parte da praia, mas, geralmente, é uma praia tranquila.
O meu lugar preferido é o Reserva Praia Hotel.
Reserva Praia Hotel
O Reserva Praia Hotel fica na avenida da praia, de frente para o mar, e tem quartos muito aconchegantes, confortáveis e com uma vista linda – mesmo os que estão voltados para a montanha.
O hotel tem uma piscina de borda infinita que é sensacional e muito espaço e atividades para crianças, como salão de jogos e brinquedoteca – o que é perfeito para quem viaja com família. É, realmente, um ótimo lugar para descansar.
Praia do Pinho
A Praia do Pinho é bem pequena, tem uma vegetação ainda muito bem preservada. Ela é considerada a primeira praia de naturismo do Brasil – para pessoas que praticam o nudismo e que vivem essa filosofia.
Toda a estrutura da praia é voltada para o público naturista e saber as regras de visitação é muito importante.
Se você já entende o assunto ou quer experimentar algo novo, a praia é uma ótima opção. A Pousada Nudista Praia do Pinho fica pertinho da praia.
Praia do Estaleirinho e Estaleirinho
Estas duas praias também ficam na parte sul, um pouco distantes do Centro.
A Praia do Estaleiro é onde está a maior concentração de casas de veraneio. Protegida por encostas cobertas pela Mata Atlântica, ela preserva suas caraterísticas naturais com águas transparentes – como nas outras praias, o mar é agitado.
A melhor opção da Praia do Estaleiro é a Pousada Ponta do Lobo.
Já a Praia do Estaleirinho é menos conhecida e ainda preserva muita vegetação de restinga e é isso que dá uma visual mais natural a ela.
É a praia preferida da galera jovem por causa das festas de música eletrônica que acontecem nas barracas, especialmente durante a alta temporada.
A melhor opção para se hospedar na Praia do Estaleirinho é o Parador Estaleiro Hotel Exclusive.
Pousada Ponto do Lobo
A Pousada Ponta do Lobo fica na Praia do Estaleiro e é muito bem cuidada: as áreas comuns e os quartos estão sempre limpos, cheirosos e com decoração em dia. É um bom lugar para relaxar com a família ou com os amigos, principalmente se você não quiser gastar muito.
O café da manhã é excelente, sempre com muita variedade de pães, bolos e frutas. A área da piscina é ótima e os quartos, apesar de compactos, cumprem bem as expectativas: uma boa cama, aconchego e silêncio.
Hostel em Balneário Camboriú
Existem várias opções de hostel em Balneário Camboriú, mas a melhor delas é o Hostel 325.
Hostel 325
Quem tá procurando um quarto compartilhado em hostel, o melhor de todos é o Hostel 325. Ele fica no Centro, a poucos metros da praia em uma área que tem tudo perto: mercado, padaria, farmácia, bancos e outras coisas que a gente sempre precisa em uma viagem.
A atmosfera é super descolada e a equipe sempre está animada. Dá para conhecer gente do mundo inteiro e se divertir no bar – que tem uma sinuca – ou nas áreas comuns, onde o pessoal se junta para conversar e tocar violão. Se quiser relaxar, o terraço é seu lugar.
Faixas de preço em Balneário Camboriú
De forma geral, os hotéis não são caros. Mas, isso depende do que ele oferece, da época do ano e, claro, da antecedência que você faz a reserva. Então, não deixe para fazer sua reserva na última hora.
Fazer as reservas com antecedência é um dos grandes segredos de viajar mais, sem gastar tanto. Isso se chama planejamento.
Agora, veja o mapa com todas as opções para ficar em Balneário Camboriú e as faixas de preço da cidade.
Veja mais dicas de Santa Catarina
Ficou mais fácil planejar sua viagem? Se tiver alguma dúvida, deixe sua pergunta nos comentários que eu respondo.
Se preferir, pode falar comigo no Instagram: @altiermoulin. Agora, aproveite para ver mais dicas de Santa Catarina.
Respostas de 10
Obrigado pela dica, Raimunda.
Balneário Camboriú é uma cidade fantástica, há muitos lugares que aí da não fui, porém, quando fores lá da próxima vez, visite a praia de Bombinha, paradisíaca… linda demais
Maravilha.
Há muitas coisas para fazer em Balneário Camboriú! Nós ❤ BC
Eu que agradeço, Paulo.
Um abraço.
Um dos primeiros passeios que fiz com a minha família a muitos anos atrás e ainda está maravilhoso.
Muito legal você descrever Altier….. Me senti fazendo estes passeios e lugares que indicou. Me deu muitas saudades…..
Obrigado, Márcia.
Adorei a cobertura da viagem a Santa Catarina. São tantos os detalhes que dá pra viajar por este lindo relato. Parabéns
Dá maior vontade de conhecer.
Obrigado, Vagner! Um abraço.
Muito Legal!
Parabéns Pelo Seu Blog!