A ideia de se jogar no mundo sem mais ninguém pode ser assustadora para algumas pessoas, mas se você quer um bom incentivo para vencer o medo, é bom conhecer os melhores países para viajar sozinho.
Claro que existem muitos outros, mas eu escolhi dez para você ter uma ideia de que realizar este sonho é possível, e por mais que o medo apareça de vez em quando, planejar cada passo e estudar sobre o destino ajuda muito.
Caso ainda não tenha tido a coragem de viajar sozinho, entenda que, na verdade, sozinho mesmo a gente nunca está. Assim que pisamos em um lugar desconhecido, a gente descobre várias outras pessoas fazendo a mesma coisa: se aventurando pelo mundo sem mais ninguém.
10 melhores países para viajar sozinho
Existem países que não são tão amigáveis, que são mais fechados e que podem dificultar a vida de quem já está com o pé atrás. Por isso, escolher os melhores países para viajar sozinho pode fazer da sua experiência algo ainda mais fantástico.
Se você é mais inseguro, pode começar viajando sozinho pelo Brasil. Perto de casa, você vai ganhar autoconfiança para dar voos mais altos. Agora, aproveite para quais são os melhores países para viajar sozinho e ter uma experiência cultural incrível.
1. Colômbia
A Colômbia é um país incrível para conhecer, independentemente da companhia – ou da falta dela. Com destinos que misturam história, cultura, festas e natureza exuberante, acho difícil alguém se jogar pra cá e não gostar.
Você pode conhecer Bogotá, a capital rica e apaixonante, e visitar paraísos como San Andrés, onde viajante são sempre muito bem recebidos pelo povo amigável e hospitaleiro.
2. Nepal
O Nepal é muito famoso entre os viajantes que gostam de natureza e de superar seus limites. O país fica ao norte da Índia, na região dos Himalaias, onde está o Monte Everest a montanha mais alta da Terra – que fica na fronteira com o Tibete.
Mesmo que você não vá subir a montanha, é possível fazer trilhas e caminhadas mais longas para mergulhar na cultura local e ainda conhecer pessoas que viajam com o mesmo propósito: o mesmo desejo de explorar um país diferente, que se desenvolve vagarosamente e mantém vivas suas fortes tradições.
3. Indonésia
Não é preciso insistir muito para que alguém dê atenção à Indonésia como um exótico destino turístico. Mas se você estava adiando a viagem em busca de companhia, saiba que o arquipélago é um ótimo destino para viajar sozinho.
Conhecer os paraísos escondidos, observar as ondas que atraem milhares de surfistas e também visitar o centro espiritual e cultural de Ubud será algo transformador – especialmente se você vier sozinho. Campos infinitos com plantação de arroz, a sagrada Monkey Forest e uma comunidade muito simpática aguardam você.
4. Islândia
A Islândia é um daqueles lugares que parece intocado pelo homem. Exatamente por isso, este é um ótimo destino para viajar sozinho e mergulhar no autoconhecimento. Entrar em contato com a grandeza da natureza e refletir um pouco sobre o rumo da vida.
Você vê a indescritível aurora boreal – a melhor época é entre dezembro e fevereiro –, se depara com cachoeiras no meio do nada, e chega pertinho de gêiseres e geleiras. Também dá para equilibrar toda essa introspecção com um pouco de agito à noite, principalmente nos hostels cheios de viajantes e com uma boa cerveja local.
5. Camboja
Assim como a maioria dos lugares no sudeste asiático, o Camboja está sempre fervendo com viajantes e aventureiros em busca da mistura entre o equilíbrio espiritual e muita festa. Exatamente por isso, viajar sozinho para o país pode resultar em uma viagem de muito autoconhecimento, mas sem perder os momentos de diversão e distração.
O país tem um passado sofrido e, hoje, exibe sua exótica beleza para o mundo. São muitos templos – como o famoso Angkor Wat – cachoeiras, e uma arquitetura impressionante. Além da simplicidade de seus adoráveis moradores.
6. Canadá
Eu sou apaixonado pelo Canadá. O país tem um pouco de tudo e uma população extremamente educada e agradável. Você pode conhecer grandes cidades, passar uns dias no agito metropolitano de lugares como Toronto e Vancouver, mas também pode se deixar impressionar pela natureza do país e seus diversos Parques Nacionais.
São montanhas, lagos, trilhas e florestas neste que é o segundo maior país do mundo. Ao conhecer Niagara Falls e as Rocky Mountais você prender o fôlego por causa da beleza estonteante desses lugares.
7. Brasil
Nosso país também é um ótimo lugar para viajar sozinho e descobrir lugares paradisíacos. Apesar de todos os problemas que nós bem sabemos que existem, vale a pena ter um olhar mais otimista e de admiração diante de toda a natureza do nosso Brasil. Ilha Grande está sempre cheia de viajantes, Búzios e também Foz do Iguaçu. A Bahia atrai muitos viajantes também, especialmente em Salvador e Arraial D’Ajuda.
Não é preciso ir muito longe para realizar sua primeira viagem solo: dá pra escolher um dos cantinhos do nosso país e se jogar. Outra grande vantagem é que o idioma não é uma barreira, como acontece em outros destinos.
8. Sri Lanka
Mais um país do sudeste asiático para mostrar que não é à toa que o continente é o que mais recebe viajantes independentes do mundo. Com uma cultura única que permanece extremamente viva, o Sri Lanka atrai muitos surfistas e aventureiros.
Mas para quem quer viajar sozinho e curtir um ritmo leve, também há paisagens fantásticas, como as de Sigyria, antiga capital do país, que é considerada por muitos como a oitava maravilha do mundo.
9. Austrália
Não é nenhuma surpresa que o gigante da Oceania entre para a lista de ótimos destinos para viajar sozinho. Além de mais praias do que dias do ano, desertos, cachoeiras, trilhas e cidades modernas, a Austrália tem algo que é muito positivo: o governo incentiva a população a viajar pelo país. Por isso, as estradas são ótimas e há muitas rotas turísticas por todos os lados.
Na Austrália, você pode visitar super atrações como a Grande Barreira de Corais, o Lago Rosa e também Uluru, e conhecer melhor suas paisagens exóticas que parecem ser uma mistura de tudo que a natureza tem de melhor.
10. Espanha
Dá para fazer sua primeira aventura sozinho pela Europa, começando pela Espanha, que tem um idioma não tão diferente do nosso. O país é amigável quando se trata de viajantes e as opções de hospedagem costumam ser ótimas.
Além disso, independentemente de estar em centros como Madri ou no litoral como Barcelona e Alicante, você sempre encontra outros viajantes ávidos por aventuras e novos amigos.
Veja mais dicas importantes
Gostou das minhas dicas e sugestões? Se tiver alguma dúvida, deixe sua pergunta nos comentários que eu respondo.
Se preferir, pode falar comigo no Instagram: @altiermoulin.