Durante o Império Inca, a Isla del Sol era considerada um santuário onde estava o templo dedicado ao deus Sol. Hoje, a ilha é habitada por comunidades de origem quéchua e aimará. Eles se dedicam basicamente à agricultura, ao turismo, ao artesanato e à criação de lhamas e outros mamíferos.
A ilha fica a 20 quilômetros de Copacabana, na Bolívia, e seu ponto mais alto atinge os 3.925 metros. Muita gente escolhe subir a escadaria que leva até o topo. Se você for um desses, esteja consciente de que poderá ser uma caminhada muito mais cansativa do que habitualmente seria.
Eu já expliquei um pouco sobre o famoso mal de altitude. Nosso corpo reclama com dor de cabeça e enjoo, quando alcançamos altitudes superiores a 3.500 metros acima do nível do mar. Por isso, você deve evitar movimentos rápidos ou fazer grandes esforços. Assim você não sente tanto os efeitos.
Para chegar à Isla del Sol, é preciso navegar por cerca de uma hora pelo Lago Titicaca. Os barcos partem, geralmente, da praia do centro da cidade. Ela fica no final da Rua 6 de Agosto, e chegam ao simples cais da ilha.
Na Isla del Sol, há dois píeres conhecidos como Portal Sul e Portal Norte. A maioria das pessoas que visitam a ilha chega à parte norte, na localidade chamada de Challapampa. Depois, fazem a caminhada de sete quilômetros até o lado sul, na área conhecida como Yumani. Dali, tomam o barco de volta a Copacabana.
Seguro viagem para a Bolívia
Apesar de não ser obrigatório, viajar para a Bolívia sem um seguro viagem não é uma boa ideia.
O custo de um seguro viagem é menor do que se costuma pensar e ele garante que você também terá atendimento em casos de emergências médicas, como acidentes de trânsito, intoxicações alimentares, acidentes vasculares e infartos cardíacos, por exemplo.
Se você for fazer qualquer atividade de risco – como trekking em vulcões, cruzar o Salar de Uyuni de carro ou conhecer a Amazônia boliviana, por exemplo – o seguro passa a ser essencial para sua viagem. Pode confiar em mim!
→ PLANOS MAIS INDICADOS
Eu sempre uso a plataforma da Seguros Promo para comparar valores antes de fazer a compra. Eles têm um suporte muito eficiente e preços sempre muito bons.
O plano TRAVEL ASSIST 30 AM. LATINA +COVID-19 tem cobertura médica e hospitalar de até USD 30.000 e um custo-benefício muito bom: ele é um dos preferidos dos viajantes.
O GTA 9 SLIM AMÉR. LATINA é um dos seguros mais baratos, mas ele só tem USD 9.600 de despesas médicas e hospitalares.
O meu preferido é o AC 35 MUNDO COVID-19 (Exceto EUA), que é super completo e tem cobertura de assistência médica e hospitalar de até USD 35.000.
O imperdível da Ilha
Na chegada, você será abordado por guias locais que prometem lhe mostrar o melhor da ilha durante seu tempo de permanência aqui. Contratar esse serviço é realmente opcional, já que dá para explorar muita coisa sozinho.
Caminhando pela ilha, você vai conhecer diferentes sítios arqueológicos. Além disso, terá oportunidade de entrar em contato com os moradores, que quase sempre se comunicam nas línguas indígenas.
Alguns atrativos que você não pode deixar de visitar. São eles: o Museu do Ouro da Cidade Submersa, a Pedra Sagrada, o Templo del Inca, a Mesa de Rituais e as ruínas do Templo de Chicana. Este último também é conhecido como El Labirinto.
É bom saber que as comunidades indígenas que vivem aqui cobram uma taxa de BOB 15 de quem deseja visitar os atrativos da ilha.
Diferentemente de alguns turistas que reclamam dessa cobrança, você deve estar ciente de que essa é uma forma de ajudar as comunidades a desenvolverem o turismo e se sustentarem. Além disso, o valor é tão baixo que não há motivos para reclamações.
Programe seu passeio na Isla del Sol
Quanto custa
O passeio na Isla del Sol custa, em média, BOB 25. O valor é altamente negociável, dependendo do número de pessoas que viajam juntas. Grande parte das embarcações deixa Copacabana no início da manhã. Esse é o horário escolhido pela maioria dos turistas que vai fazer o bate-volta. Também há traslados por volta do meio-dia. O retorno é sempre às 16h.
Para quem quiser pernoitar na ilha, a fim de descobrir seus diferentes pontos de vista, há algumas alternativas de acomodação. Todas elas são bem simples, com opções básicas e refeições em que a truta é, quase sempre, o prato principal.
Quando ir
Copacabana está a mais de 3.800 metros acima do nível do mar, e os ventos gelados vindos do imenso Lago Titicaca sopram durante o ano todo. Já as chuvas são mais comuns entre novembro e março. Então, a melhor época para visitar a cidade é entre abril e outubro, quando os dias são mais longos e ensolarados.
Como chegar
O aeroporto mais perto de Copacabana fica em La Paz, onde pousam aviões das companhias nacionais Boliviana de Aviación (BoA), Transporte Aéreo Militar (TAM), Lloyd Aéreo Boliviano (LAB), Aerocon, Amaszonas e Northeast Bolivian Airways.
Da rodoviária de La Paz, partem ônibus diários para Copacabana, mas, se o seu estilo for mais econômico, há opções saindo também do terminal do Cemitério – especialmente as empresas Manco Kapac e Transporte 2 de Febrero. Geralmente, a viagem dura cerca de 3h30, e as tarifas mais baratas custam cerca de BOB 25. As principais empresas de ônibus do país são Transcopacabana, Todo Turismo, Panasur, Tour Peru,Mopar e Trans Omar.
É muito comum que viajantes cheguem a Copacabana partindo de Puno, no Peru. A viagem também dura cerca de 3h30, mas é preciso lembrar que esse tempo pode ser maior devido às formalidades de fronteira, necessárias para deixar um país e ingressar em outro. Há três ônibus diários de Puno para Copacabana e a passagem custa, aproximadamente, BOB 30.
Tanto para quem vem de La Paz ou de Puno, é preciso descer do ônibus para fazer a travessia de balsa por um braço do Lago Titicaca. O valor cobrado para essa travessia gira em torno de BOB 2.
Onde ficar em Copacabana
Como a cidade não é grande, a região mais prática para ficar em Copacabana é o entorno da Avenida 6 de Agosto, que é cheia de hotéis e pousadas baratinhas.
Se você quiser economizar um pouco mais, à medida que se afastar da área turística, os preços ficam ainda mais baixos.
Se quiser ficar em áreas mais tranquilas, os hotéis perto do Morro do Calvário e na beira do lago são os melhores.
Como tudo é perto, dá para fazer muita coisa a pé: restaurantes, cafés, lojas, mercadinhos e o píer de onde partem os passeios de barco ficam a poucos minutos de caminhada. Se preferir, você pode chamar um táxi, que também tem tarifas muito em conta.
No mapa acima, você consegue entender melhor o que expliquei e ver a localização dos hotéis e das pousada mais indicados para ficar em Copacabana.
Hotel La Cupula
O Hotel La Cupula fica a uns 300 metros do Monte do Calvário, uma colina de onde é possível ter uma vista panorâmica da cidade e do Lago Titicaca. Além disso, ele fica a pouco mais de 5 minutos de caminhada do Centro. Isso significa que o sossego é garantido, mas, ainda assim, você vai poder explorar a cidade sem muito esforço.
O café da manhã é ótimo, tem chá de cortesia o dia inteiro. Relaxar no lounge de frente para a lareira e apreciar a vista das enormes janelas do hotel são dois programas perfeitos para o fim do dia. O restaurante local oferece pratos típicos da região e você ainda pode usar a cozinha comunitária para preparar suas próprias refeições. É um ótimo lugar para ficar em Copacabana.
Hotel Rosario del Lago
O Hotel Rosario del Lago tem uma arquitetura colonial charmosa e vista para o Lago Titicaca, principal atração da cidade. Você pode curtir os dias de sol – que são maioria – no jardim, apreciando a paisagem privilegiada da região. Todos os quartos são ótimos, confortáveis, com camas boas e roupa de cama de primeira.
O restaurante do hotel tem um cardápio bem interessante, incluindo pratos vegetarianos. O café da manhã é maravilhoso, com muitas opões da culinária local, e é servido chá durante todo o dia gratuitamente. Se quiser dicas de passeios pela região, aproveite o pessoal da recepção que eles ajudam a organizar tudo.
Hotel Lago Azul
O Hotel Lago Azul tem uma vista privilegiadas do Lago Titicaca: a maioria dos quartos fica exatamente de frente para ele, e os janelões e as varandas nos permitem sentir a brisa que que carrega aa energia positivo que vem deste o tempo em que ancestrais incas o declararão sagrado.
É um hotel familiar, bem cuidado, tranquilo e excelente para quem não quer ficar na área mais movimentada da cidade. É uma das melhores opções em custo-benefício e perfeito para quem busca uma experiência especial em um lugar com tanta importância para o mundo antigo e atual.
Hotel Utama
O Hotel Utama tem alguns quartos com vista para o grandioso Lago Titicaca e todos são equipados com televisão, internet e banheiro privativo. O estacionamento é seguro e está disponível para os hóspedes. O café da manhã é bom, com gostinho de Bolívia e isso é ótimo – eu adoro o chá da folha de coca.
Para as outras refeições, você pode conhecer o restaurante do hotel ou os muitos outros que ficam na Avenida 6 de Agosto. Se for chegar de ônibus, o hotel oferece traslado gratuito de ida e volta para a estação rodoviária. É uma mão na roda!
Hotel Gloria Copacabana
O hotel Gloria Copacabana fica a uns poucos minutos de caminhada do Lago Titicaca e os quartos têm uma vista privilegiada desta paisagem. Todos são bem iluminados, com internet, aquecedor – item muito importante em Copacabana – e televisão. As camas são boas e o atendimento é muito elogiado.
O café da manhã de todos os dias também tem vários pratos da culinária andina e, para almoçar e jantar, o restaurante local serve cozinha pratos da cozinha internacional. Quando quiser relaxar, aproveite o jardim ou o lounge. Para algo mais descontraído, o salão de jogos tem mesa de pingue pongue e sinuca.
Hostal Las Olas
O Hostal Las Olas é uma ótima opção para ficar em Copacabana. Ele fica mais para o lado do Monte do Calvário, a uma curta caminhada do Centro. Então, você poderá explorar a região a pé e conhecer tudo em poucos minutos. O Lago também está perto, a apenas seis minutos andando.
Os quartos têm varandas térrea com vista para o Lago Titicaca, mas esqueça qualquer padrão, porque o bacana desta pousada é a criatividade que não está apenas do lado de fora dos quartos: camas redondas, ovais, janelões que deixam entrar a luz e a brisa do Lago, tudo na melhor energia da cidade. É um lugar especial para ficar em Copacabana.
Center Copacabana
Como o nome diz, a Center Copacabana fica no Centro de Copacabana, na principal avenida da cidade e onde tudo acontece, como já expliquei anteriormente. Ela é uma pousada daquelas aconchegantes, com quartos limpos e café da manhã feito na medida, com produtos de qualidade e servidos fresquinhos.
Não tem luxo, mas tem riqueza de atendimento e tudo funciona perfeitamente: chuveiro quente, internet boa, mas o melhor de tudo é o preço. Uma opção excelente para quem precisa economizar e não abre mão de conforto e segurança. É um forte candidato para você ficar em Copacabana.
Hotéis afastados do Centro
Para quem quer mais privacidade, espaço e dias mais tranquilos, há dois hotéis muito bons que ficam mais afastados do Centro e que considero especiais.
Eles deixarão sua viagem muito mais agradável, e só pelo fato de poder sair do hotel e molhar os pés no sagrado Titicaca já dá para ter uma ideia de como será a experiência de ficar em um deles.
Hotel Onkel Inn Torres de Copacabana
O Hotel Onkel Inn Torres de Copacabana fica mais ao sul da cidade e tem uma vista incrível do Lago Titicaca, porque, na verdade, o hotel fica bem próximo da margem dele. Para quem quer curtir o sossego e tranquilidade, esta é uma ótima opção, já que fica a pouco mais de um quilômetro do Centro, em meio à natureza.
O café da manhã é muito elogiado e garante energias suficientes para curtir o dia pela região. Caso queira dicas de passeios ou de transporte, é só pedir ajudar ao pessoal da recepção, que funciona 24 horas. Além disso, nos dias em que preferir relaxar no hotel, fique à vontade para escolher um filme e pedir serviço de quarto. É um hotel moderno e bem completo!
Ecolodge Copacabana
O Ecolodge Copacabana é um hotel cercado de área verde e com acesso direto ao Titicaca. Os quartos têm vista para o Logo e para o jardim, além de seres decorados em um estilo rústico que tem tudo a ver com a cidade.
O café da manhã do hotel é a melhor maneira de começar o dia e não deixe de conhecer o restaurante que serve pratos típicos deliciosos no almoço e jantar. Na casa principal, tem uma cozinha completa, com lava louças, utensílios para preparar café e chá, além mesmo suas próprias refeições
Faixas de preço em Copacabana
Agora que você já viu as minhas opções preferidas – não só as minhas, mas as de muita gente também – é hora de dar uma olhada nos preços antes de decidir onde ficar em Copacabana.
No mapa acima estão todas as opções de hospedagem da cidade, especialmente as do Centro. Para saber mais, você só precisa clicar nos pins azuis e pronto.
Informações Básicas
Visto
Brasileiros não precisam de visto para entrar e permanecer no país por até 90 dias. Esse prazo pode ser estendido por mais 90 dias.
Documentos
Você pode usar o passaporte, com validade de seis meses, ou a carteira de identidade, emitida há menos de dez anos.
Dinheiro
A moeda oficial é o boliviano, representado pela sigla BOB. Veja como usar seu dinheiro na Bolívia.
Vacinas
A vacinação contra febre amarela é obrigatória. Veja como emitir o Certificado Internacional de Vacinação.
Informações sobre covid-19
Desde 31 de julho de 2023, não há restrições para entrada na Bolívia. Isso significa que não é mais necessário apresentar comprovante de vacinação ou testes de covid-19.
Veja mais dicas da Bolívia
Ficou mais fácil planejar sua viagem? Se tiver alguma dúvida é só deixar sua pergunta nos comentários que eu respondo.
Se preferir, pode falar comigo no Instagram: @altiermoulin. Agora, aproveite para ver outras dicas da Bolívia.
Respostas de 16
Dois ou três dias, Bruno.
Um abraço.
Quantos dias vc indica ficar na Isla del Sol e Copacabana ?
Não sei, Mônica.
Olá, sabe me dizer se está liberado para brasileiros? como estão na prática as restrições do covid?
Oi, Dalila.
Não, tem que passar por Copacabana.
Um abraço.
Sabem se tem como ir da isla del sl direto para o aeroporto de Juliaca?
Que maravilha, Paulo.
Eu gosto demais da Bolívia.
Já fui duas vezes e quero voltar.
Um abraço.
Obrigado pelo Blog. Está me ajudando muito no meu planejamento para ir à Bolívia em meados de julho.
Há vários horários, Felipe.
Você pode conferir no momento que for comprar o bilhete.
Um abraço.
Oi, tudo bem?
Pode me confirmar que horas chega os barcos chegam em Copacabana? Queria saber se dá tempo de pegar um bus em Puno as 22h para Arequipa.
Obrigado!
Muito obrigado pela informação, Cris.
Vou incluir no post.
Um abraço.
Oi Altier,
Estou aqui em Copacabana agora e infelizmente a parte norte da Isla del Sol está fechada mesmo… Segundo a guia já faz um tempo que estão rolando conflitos entre as comunidades e fecharam essa parte da ilha.
Obrigado, Roberto.
Procurei por informações atualizadas e não encontrei.
Um abraço.
Boa noite, Altier. Fui procurar por passeios e encontrei um que fazia bate e volta, partindo de La Paz as 7:00 e terminando às 23:00 de volta a La Paz. Puxado né ?! Perguntei como seria o passeio e se poderia ficar na região para visitar toda ilha e me disseram que a parte norte estava fechada para turistas. Fiquei intrigado e dei uma pesquisada, li sobre a disputa e até sobre a destruição de monumentos. Mas só sei disso mesmo, sem maiores detalhes. Uma pena.
Oi, Roberto.
Obrigado!
Realmente houve um conflito entre os moradores na metade do ano passado, mas eu não tenho informações de como está a situação agora.
Você tem notícias atualizadas?
Um abraço.
Primeiramente, seu blog é excelente. Parabéns!
Tenho lido bastante, repetidas vezes inclusive rs.
Agora infelizmente, a parte norte da Isla del Sol está fechada por conta de uma disputa entre as comunidades, acredita? Parece que o pessoal do centro da ilha está ficando a ver navios na repartição dos pedágios e taxinhas que os locais cobram dos turistas. Inclusive parece que até destruíram alguns monumentos =/