Quem viaja no trem que sai de Curitiba tem o prazer de conhecer Morretes, uma das cidades mais charmosas do litoral paranaense.
Dona de casarões bem preservados e onde é servido o famoso barreado, a cidade tem aquele clima gostoso de interior: o rio Nhundiaquara corre lentamente enquanto alguns moradores veem o tempo passar sentados nos bancos das praças.
Entenda Morretes
Vivendo basicamente da agricultura e do turismo, Morretes tem um atrativo a mais: quem vem de carro para cá passa por uma das estradas mais lindas do país.
Antigo caminho dos índios que desciam a Serra para pescar no litoral, e depois subiam na época do pinhão, a Estrada Graciosa corta a Serra do Mar em um ziguezague majestoso por 33 quilômetros.
Pelo caminho, o maior conjunto de remanescentes de Mata Atlântica, riachos e cachoeiras completam a formosura dessa terra, e só essa viagem já valeria a pena. Mas há muito mais.
Na cidadezinha, a Ponte Velha é um dos cartões-postais. Mas tem também as construções do centrinho, o Hotel Nhundiaquara – que hospedou Dom Pedro II quando esteve na cidade – e a Igreja Matriz, todas no melhor estilo colonial para nos levar de volta ao passado.
Para quem estiver com tempo, dá para aproveitar o Santuário Nhundiaquara com suas piscinas naturais, cachoeiras e trilhas. Esse parque, com 400 hectares de extensão, possui uma ótima infraestrutura para lhe receber.
Nessa região também está o Parque Estadual Pico do Marumbi. Ele tem 64 quilômetros quadrados e suas terras se estendem pelos municípios de Morretes, Piraquara e Quatro Barras.
Muitos turistas vêm até aqui para escalar o pico que dá nome ao parque. Com 1.547 metros de altura, ele proporciona muita adrenalina nas escaladas e em muitas outras modalidades com diferentes graus de dificuldade.
Em Morretes tudo lembra banana. O principal prato da cidade – o barreado – é servido com banana. Os doces da sobremesa têm banana.
Na chegada da estação as barraquinhas vendem banana frita em saquinhos. Até a cachaça aqui tem cheiro e gosto de banana. Você tem que provar.
Planeje sua viagem para Morretes
Quando ir
Dá para conhecer Morretes o ano inteiro. Janeiro é o mês mais quente e a partir de maio as temperaturas já começam a cair na Serra do Mar, o que deixa a Estrada Graciosa com mais neblina.
Onde comer
No restaurante Ponte Velha eu comi um bem servido barreado. O prato é acompanhando de arroz, banana, peixe, camarão e salada. Essa refeição custa R$ 47 e serve facilmente até quatro pessoas.
Como chegar
Uma boa opção é chegar aqui no trem que sai de Curitiba. Eu explico como é esta viagem em: Curitiba: a viagem de trem para Morretes. Você também pode chegar aqui de ônibus. Quem faz o trajeto até a capital paranaense é a Viação Graciosa. Há também vans que cobram R$ 30 para fazer a viagem de Morretes a Curitiba. Elas ficam concentradas na área da estação rodoviária.
Quem leva
A Special Paraná tem pacotes que incluem o traslado, o tíquete do trem, o almoço em Morretes, e uma esticada até Antonina numa viagem que vai dos 960 metros de altitude até o nível do mar. Para fazer sua reserva basta acessar o site da agência.
Onde ficar em Morretes
A melhor área para ficar em Morretes é o Centro Histórico, que é pequeno e tem tudo perto.
Nessa área, estão os principais pontos turísticos da cidade e também restaurantes, lojas de artesanato, farmácia e outros serviços que você pode precisar durante a viagem.
Como a cidade é pequena, dá para fazer, praticamente, tudo a pé, sem pressa aproveitando para conhecer cada cantinho.
O Centro é cortado pelo rio Nhundiaquara e é exatamente nessa parte que a cidade é mais movimentada.
Mas, claro, existem outras opções além do Centro. Na área rural, por exemplo, você pode ficar em pousadas aconchegantes e ter mais contato com a natureza.
Com tempo, você vai poder visitar outras áreas da cidade, como o distrito de Porto de Cima, onde fica a charmosa Igreja de São Sebastião.
Melhores pousadas de Morretes
Levando em consideração que a melhor localização é o Centro Histórico, eu separei algumas excelentes opções.
São, realmente, as melhores pousadas – tem hotéis também – nos quesitos conforto, segurança, qualidade de atendimento e, claro, com um preço justo: há opções em várias faixas.
Então, veja a lista e escolha onde ficar em Morretes.
Hospedaria Solar de Morretes
A Hospedaria Solar de Morretes é um lugarzinho perfeito para quem vai passar pouco tempo na cidade e quer pagar um valor justo pela diária. Sem luxo, mas com conforto e aquele cafezinho feito com amor, a pousada é uma boa opção para ficar em Morretes.
Os quartos são simples, mas há opções que acomodam até quatro pessoas, isso é perfeito para quem viaja com família ou com amigos. A localização é boa, pertinho da Igreja Matriz, a poucos minutos de caminhada do centrinho.
Pousada Guanumbi
A Pousada Guanumbi fica pertinho do Centro, a pouco mais de 20 minutos de caminhada da Estação Ferroviária. Ela foi inaugurada há pouco tempo e tem instalações básicas, adequadas para quem quer gastar menos e ainda ter acesso fácil aos atrativos da cidade.
O quartos são básicos, mas sempre limpos e arejados, a piscina é pequena e o café da manhã é bom, com algumas variedades, como bolos, pães, ovos mexidos e frutas, por exemplo. A internet é gratuita e há quartos para família. Mas o que todo mundo elogia é mesmo o atendimento dos donos da pousada.
Pousada Bella Morretes
A Pousada Bella Morretes é uma das mais tradicionais da cidade. Ela fica no Centro e tem uma decoração bem característica, com vários itens de antiquário – alguns fazem parte da história da cidade.
Isso garante muita personalidade à pousada, que tem uma das melhores avaliações da cidade, com muitos elogios ao atendimento dos proprietários, que é sempre muito cordial.
Os quartos da Pousada Bella Morretes são básicos, mas muito aconchegantes e sempre muito limpos e arejados. A cama é espaçosa, o colchão e os travesseiro são de ótima qualidade: tudo que a gente precisa, não é?
Pousada Cidreira
A Pousada Cidreira tem meu carinho especial, porque é um lugar muito aconchegante e sempre bem cuidado. Além disso, os donos e os funcionários nos tratam tão bem que dá vontade de voltar mais vezes.
Os quartos são ventilados, limpos, bem decorados e as camas são ótimas: a gente deita e não dá vontade de levantar mais, sabe como é isso?
A Pousada Cidreira tem uma piscina com uma área de convivência muito agradável, perfeita para os dias mais quentes e o café da manhã é muito bom, sempre com muita variedade.
Porto Real Hotel
O Porto Real Hotel é um hotel antigo, mas completamente renovado e a aparência externa não revela o estilo dos quartos que, apesar de pequenos, são confortáveis.
É um hotel básico, para quem vai passar o dia fora e quer apenas um lugar parar dormir. Se o seu pensamento é esse, tudo certo. Lembrando que hotel é diferente de pousada, especialmente no aspecto atendimento.
O café da manhã do Porto Real Hotel é bom, tem bastante opções, com variedades de bolos, pães e frutas. O preço é justo, não muito diferente dos praticados em Morretes.
Melhores pousadas na área rural
Quem busca um contato maior com a natureza pode ficar em uma pousada mais afastada do Centro.
Um pouco mais longe, no distrito de Porto de Cima, também há boas opções. Todas têm uma pegada mais rústica, com áreas verdes e oportunidades de contato mais próximo com a natureza.
Casas Di Monte Ecopousada
Na área rural, mas ainda perto do Centro a melhor opção é a Casas Di Monte Ecopousada. Ela fica a apenas cinco minutos de carro do Centro e tem uma estrutura muito boa.
Cercada por jardins muito bem cuidados, a pousada tem uma piscina ótima e quartos confortáveis, num estilo rústico, que combina com o ambiente externo.
A Casas Di Monte Ecopousada é um ótimo lugar para quem quer relaxar e tem alguns dias de folga para a aproveitar.
Recanto Mata
O hotel Recanto Mata também fica um pouco mais afastado do Centro – cerca de cinco minutos de carro. Ele tem uma das melhores avaliações da cidade e sempre tem muita procura. Isso acontece porque o hotel tem uma área verde muito apreciada.
Além disso, o restaurante é muito bom, com aquele tempero que nos conquista, e isso também vale para o café da manhã. Apesar dos quartos serem básicos, é um bom lugar para quem quer tranquilidade ou está viajando com crianças.
Pura Vida Residence
A Pura Vida Residence fica a meia hora do distrito de Porto de Cima, e funciona no esquema de chalés, o que é perfeito para quem busca mais privacidade, mas não abre mão dos serviços da pousada, como o café da manhã.
Todos os chalés acomodam até duas pessoas. As camas são boas, muito aconchegantes, e as roupas de cama estão sempre limpas. Os banheiros são pequenos, mas bem resolvidos. A cozinha é bem equipada, tem tudo o que precisamos para preparar refeições básicas. É uma excelente opção para ficar em Morretes.
Pousada Serra Verde
A Pousada Serra Verde também funciona no esquema de chalés, com opções perfeitas para quem viaja em casal ou com a família: há opções com dois quartos, que acomodam até cinco pessoas. A pousada fica na zona rural, mas bem pertinho do Centro: são apenas 15 minutos de carro.
A área verde é super bem cuidada e os chalés no estilo rústico combinam perfeitamente com a paisagem: rio e montanha no alcance dos olhos. É considerada por muitos hóspedes umas das melhores no quesito custo-benefício e o atendimento é sempre muito elogiado.
Pousada do Oasis
A Pousada do Oasis é uma das opções econômicas de Morretes e fica no distrito de Porto de Cima, a 12 minutos de carro do Centro de Morretes. É uma pousada básica, bem rústica e sem qualquer luxo. É para quem quer tranquilidade, sem muitas opções de entretenimento.
Os quartos são básicos, mas sempre estão limpos e bem cuidados. O café da manhã é bom, sempre com produtos frescos e o atendimento é muito elogiado.
Pousada Itupava
A Pousada Itupava tem chalés para duas ou três pessoas. Eles são bem rústicos, mas muito acolhedores e aconchegantes. Camas boas, roupas de cama de primeira e banheiro sempre limpo. O jardim é super bem cuidado e isso deixa tudo mais agradável.
O atendimento é sempre muito elogiado e o café da manhã também, sempre tem variedades e comidinhas da região. Tudo isso a pouco mais de dez minutos do Centro de Morretes.
Dona Siroba
A pousada Dona Siroba fica no centrinho do distrito de Porto de Cima, uma área super agradável para quem procura tranquilidade e precisa desacelerar por alguns dias. O distrito fica a pouco mais de 15 minutos dos principais atrativos de Morretes e, se puder, vale a pena conhecê-lo.
Além de ser super tradicional, tem espaços verdes ótimos, com um jardim muito bem cuidado e um lago. Os quartos e as suítes acomodam até sete pessoas e isso é perfeito para quem está viajando com a família. A pousada tem um restaurante super reconhecido que serve o tradicional prato local, o barreado, como eu explico mais abaixo.
Casa Poletto
A Casa Poletto é um lugar que acolhe bem a todos. Bom para quem viaja com crianças, para quem tem deficiência física ou dificuldade de locomoção e para aqueles que não viajam sem seu animalzinho de estimação.
Como fica na área rural, o contato com a natureza é muito próximo e a tranquilidade reina – a internet à vezes cai, então venha preparado. O café da manhã é muito elogiado, sempre com muitas gostosuras e o atendimento é super acolhedor. É um bom lugar para ficar em Morretes.
Faixas de preço em Morretes
Agora que você já viu as minhas opções preferidas – não só as minhas, mas as de muita gente também – é hora de dar uma olhada nos preços antes de decidir onde ficar em Morretes.
No mapa acima estão todas as opções de hospedagem da cidade, especialmente as do Morretes. Para saber mais, você só precisa clicar nos pins azuis e pronto.
Veja mais dicas do Paraná
Ficou mais fácil planejar sua viagem? Se tiver alguma dúvida, deixe sua pergunta nos comentários que eu respondo.
Se preferir, pode falar comigo no Instagram: @altiermoulin. Agora, aproveite para ver mais dicas do Paraná.
Respostas de 29
Olá gostaria de informações sobre ir de São Paulo/ Morretes.
2 o passeio de trem sai todos os dias da semana?
3 da rodovia de Curitiba tem transporte para até a estação ferroviária Morretes
4 ida / volta para Curitiba ??
Oi, Débora.
Não tenho esta informação.
Um abraço.
Há transporte da Ilha do Mel para Morretes?
Oi, Larissa.
Você consegue comprar a passagem aqui: https://serraverdeexpress.com.br/
Para ver um lugar para ficar, dê uma olhada neste post: https://www.penaestrada.blog.br/onde-ficar-em-morretes/
Um abraço.
Boa noite gostaria de saber como eu faço para compra passagem de trem Curitiba Morretes e se tem quarto barato para fica um dia obrigada Deus de já
Tem essa aqui, Wellington:
https://serraverdeexpress.com.br/passeios-de-trem
Um abraço.
Tem alguma página na internet que eu possa comprar independente o ingresso sem envolver agência????
Oi, Suzana.
Eu expliquei que há várias vans que fazem o trajeto, mas é melhor ir com tudo organizado. Sem dúvida.
Um abraço.
Olá Altier! Vc falou acima que posso contratar uma Van para voltar para Curitiba. Mas é fácil de conseguir no dia? não corro o risco de ter ficar por lá por falta de transporte de volta? ou vc aconselha comprar a passagem de ônibus da Viação Graciosa com antecedência? Obrigada. Suzana
Oi, Juju.
Acho uma boa ideia.
Eu adorei Antonina, mas acredito que a escolha de ficar em Morretes é boa porque a cidade tem mais estrutura.
Você vai gostar.
Um abraço.
Oi Altier !
Obrigada pela resposta, mas eu vou a pé mesmo.
Na verdade, sou uma caminhante e mochileira inveterada!
Uma dúvida:
Eu gostaria de ficar uma noite por ali, em Morretes ou Antonina.
O que vc recomenda ?
Ja li que em Antonina, depois das 15 hs fica td fechado e nao tem onde comer!
Pensei pernoitar em Morretes e no outro dia ir visitar Antonina e a tarde voltar pra Morretes.
O que vc acha ?
Oi, Juju.
Você pode comprar a passagem na estação ferroviária e ir de forma independente.
O centrinho fica perto, mas você pode tomar um táxi. Deve dar cerca de R$ 10.
Um abraço.
Olá Altier!
Eu gostaria de fazer o passeio por conta propria, sem contratar agência, é possivel?
Tem trem tds os dias para Morretes?
Outra coisa: a estação de trem fica bem no centro onde tem estas lojinhas da foto, e onde eu possa me alojar ?
Gostaria de ficar um dia a mais para ir ate Antonina.
Grata
Juju
Oi, Dilcinei.
A maioria das lojas fecha, mas bares e restaurantes funcionam normalmente.
Um abraço.
Como é o comércio em Morretes aos domingos? Alguém pra informar?
Sim, Ari.
Dá para ir e voltar no mesmo dia.
Você vai curtir demais essa viagem.
Um abraço.
Altier, Vou passar o Natal em Curitiba. Pretendo fazer o passeio, de moto, de Curitiba a Morretes no domingo dia 23/12, se o tempo estiver com sol.
Saindo cedo, consigo ir e voltar no mesmo dia, correto?
Quais dicas poderá me passar? Agradeço desde já sua atenção.
arisn0409@gmail.com
Um abraço e fique com Deus !
Oi, Elizabeth.
Você pode ver minhas dicas aquyi:
1. Curitiba: https://www.penaestrada.blog.br/category/relatos/brasil/regiao-sul/parana/curitiba/
2. Morretes: https://www.penaestrada.blog.br/category/relatos/brasil/regiao-sul/parana/morretes/
Um abraço.
Olá Altier.
Quero sair de SP para Morretes, mas, não há ônibus em muitos horários. O melhor é ir até Curitiba e de lá pegar o trem. Iremos eu e minha filha. O que vc sugere sobre Curitiba, onde ficar e dormir uma noite e no dia seguinte pegar o trem. O que conhecer em Curutiba . Em Morretes como estarei sem carro, qual melhor roteiro??
Obrigada
Oi, Maria Angelina.
Há várias vans que fazem o transporte de Morretes a Curitiba. Elas ficam parada na estação, próximo à saída dos passageiros. Não será difícil encontrar uma.
Um abraço.
Vou com um grupo de 9 pessoas. Vamos de trem e voltaremos de van ou onibus. Depois iremos para Ilha do Mel. Pensei em ir direto de Morretes para Ilha do Mel mas acho que ficará cansativo e corrido. Sabe dizer se lá em morretes consigo van com facilidade para não ficar dependente do horário do ônibus? Conhece algulma empresa que faz o transporte de van??
Obrigada
Angelina
Isabela, não saberia lhe dizer porque cada agência faz uma negociação diferente.
Um abraço.
Olá! Vou a Curitiba dia 24 de maio. Quero fazer o passeio de trem para Morretes.
Sabe dizer se sai mais barato, comprar a ida de trem e só contratar a volta de van em Morretes?
Ou é melhor comprar o pacote ( ida de trem e volta de van, com alguma empresa de turimo)?
Obrigada
Oi, Sandra.
Você pode ir de van/carro até o começo da estrada e voltar de trem depois de fazer a descida de bike.
Infelizmente não tenho contato de grupos de bikers. Fico lhe devendo essa. 🙁
Um abraço.
Olá, vou me hospedar em Morretes . Vou de carro mas estarei com minha bike. Qual é a opção para ir até o início da serra da graciosa ? Para poder descer de bike. Tem como pegar o trem invertido com a bike para subir e, depois, descer de bike? Algum contato de grupos de bikers?
Por nada, Juliana.
Obrigada por compartilhar a experiência. Foi muito útil.
Oi, Paulo.
Infelizmente não compreendi sua mensagem por falta de pontuação. Mesmo assim, obrigado por ler o blog. 😉
Um abraço.
Uma vergonha convidar pra passear numa cidade onde invadem um metro e meio da estrada planta árvore no meio da estrada veja beira do rio porto de cima estrada da prainha esta as marcas que a maquina passava na estrada ai existe prefeitura fiscalização .