Conhecer o Salar de Uyuni em um dia estava em meus planos desde que comecei a organizar minha viagem à Bolívia, depois de passar pelo Peru. Mas, para chegar a Uyuni, eu precisei viajar dez horas de ônibus, já que não queria pagar pelo voo que partia de La Paz.
Viajando noite adentro, acordei em uma cidade seca e sob um frio polar.
Caminhei de um lado para o outro tentando me esquentar nos raios de sol que, timidamente, apareciam, mas nada aliviava meu incômodo. Era dali que seguiria até a maior planície salgada do planeta.
Para ver como é o passeio completo pelo Salar, leia: Viagem de três dias pelo Salar de Uyuni.
Seguro viagem para a Bolívia
Apesar de não ser obrigatório, viajar para a Bolívia sem um seguro viagem não é uma boa ideia.
O custo de um seguro viagem é menor do que se costuma pensar e ele garante que você também terá atendimento em casos de emergências médicas, como acidentes de trânsito, intoxicações alimentares, acidentes vasculares e infartos cardíacos, por exemplo.
Se você for fazer qualquer atividade de risco – como trekking em vulcões, cruzar o Salar de Uyuni de carro ou conhecer a Amazônia boliviana, por exemplo – o seguro passa a ser essencial para sua viagem. Pode confiar em mim!
→ PLANOS MAIS INDICADOS
Eu sempre uso a plataforma da Seguros Promo para comparar valores antes de fazer a compra. Eles têm um suporte muito eficiente e preços sempre muito bons.
O plano TRAVEL ASSIST 30 AM. LATINA +COVID-19 tem cobertura médica e hospitalar de até USD 30.000 e um custo-benefício muito bom: ele é um dos preferidos dos viajantes.
O GTA 9 SLIM AMÉR. LATINA é um dos seguros mais baratos, mas ele só tem USD 9.600 de despesas médicas e hospitalares.
O meu preferido é o AC 35 MUNDO COVID-19 (Exceto EUA), que é super completo e tem cobertura de assistência médica e hospitalar de até USD 35.000.
Um mundo feito de sal
A extração de sal em Uyuni é artesanal. Não há máquinas, com exceção dos velhos caminhões que carregam o sal do deserto até o vilarejo. Porém, Uyuni é uma máquina de fazer dinheiro.
O turismo atrai para a região milhares de pessoas todos os anos. A maioria chega na época da seca e fica por, pelo menos, três dias, tempo suficiente para percorrer todo o Salar.
No meio do deserto de sal, as construções são igualmente salgadas: paredes, bancos, camas, teto e chão feitos de sal. O bom gosto rústico dos bolivianos me agrada, mas não é aqui que dormirei.
Hora do almoço
Por volta do meio-dia, o guia, que também fez o papel de motorista da expedição, anunciou que era hora de comer.
Em bom e claro espanhol, ouço: “Aquí paramos para almorzar”. Aqui? Aqui onde?
No meio do nada, nosso guia-motorista abriu o porta-malas do 4×4 que nos levava e prosseguiu, em um espanhol já meio corrido: “Solo se tarda cinco minutos para preparar todo”.
Por um milésimo de segundo imaginei que preferiria passar a tarde com fome a comer algo assim tão improvisado, mas mudei de ideia logo depois de sentir o cheiro e de ver a ‘cara’ da comida.
Quinoa, bife de lhama e salada de legumes preparados em casa e transportados em limpos e bem fechados recipientes. Como dois pratos até a barriga estufar.
Fotografar em Uyuni é uma experiência única. A ilusão de ótica criada pela imensidão plana e o reflexo das nuvens sobre o lençol d’água possibilitam criar e recriar imagens brilhantes.
Na região também está o Cemitério de Trens, uma área onde estão dezenas de locomotivas enferrujadas que datam do início da construção das estradas de ferro bolivianas.
Como fazer o Salar de Uyuni em um dia
Quanto custa
O passeio de um dia no Salar de Uyuni custa, em média, BOB 250, mas lembre-se que sempre é possível negociar. Nesse preço, estão inclusos o transporte e o almoço. O roteiro pode variar de acordo com o período do ano.
Como chegar
A melhor maneira de fazer esse passeio é contratando um tour que pode partir de San Pedro de Atacama ou de Uyuni. Se for de carro, esteja certo de que estará acompanhado de um bom guia. Aqui, GPS não funciona muito bem e os relatos de pessoas desaparecidas não são raros.
Não há ônibus regulares direto de La Paz para Uyuni. Você terá que passar por Potosí ou seguir até Oruro e, de lá, tomar um trem até a cidade destino. A melhor opção é comprar uma passagem em um ônibus turístico em uma das muitas agências de turismo espalhadas pelo centro de La Paz.
Quem leva
Eu escolhi a Uyuni Tour Bolívia. Para fazer a viagem de três dias, eu contratei a empresa Estrella del Sur, mas não a indico. Se preferir, você pode chegar na tarde anterior ao seu passeio e fazer sua reserva em uma das muitas agências que oferecem o passeio.
O que levar
Você vai precisar comprar água, já que isso não está incluso no passeio. Somente durante as refeições é que são servidos refrigerante e água. Jamais se esqueça de passar protetor solar e de levar óculos de sol. Mesmo durante o dia as temperaturas são baixas e o frio pode lhe incomodar.
Onde ficar em Uyuni
Há, basicamente, duas áreas interessantes para ficar em Uyuni: o Centro, nos arredores da Praça Aniceto Arce, ou no caminho para o Salar, em um dos hotéis feitos de sal no povoado de Colchani.
No Centro, você estará perto do pequeno movimento que a cidade tem: alguns comércios, restaurantes e muitas agências de viagem que organizam os passeios pelo Salar.
É, também, uma localização estratégica para quem viaja de avião, já que fica coladinha com o aeroporto, e também para quem está rodando o país de ônibus.
No mapa acima, você consegue visualizar melhor a localização de cada uma das opções que considero as melhores da cidade. É isso que eu mostro a partir de agora, começando pelos encantadores hotéis de sal de Colchani.
Hotel de Sal Luna Salada
O Hotel de Sal Luna Salada é lindo e fica de frente para o Salar, de onde a gente pode apreciar um pôr do sol encantador. Como tudo é feito de sal, é preciso avaliá-lo a partir do ponto de vista da realidade de estar em uma altitude superior a 3.000 metros e em plano deserto com todas as suas limitações.
Mesmo assim, ele é muito confortável, tem excelente sistema de calefação, os quartos são muito amplos, têm camas grandes e confortáveis e o visual de alguns é fantástico, voltado para o Salar. Há vários ambientes para relaxar e interagir com outros viajantes. O bar é ótimo e o restaurante é muito bom e serve pratos típicos, como carne de lhama.
Hotel de Sal Cristal Samaña
O Hotel de Sal Cristal Samaña é mais um que tem vista privilegiada para o Salar de Uyuni. Eu considero estes hotéis da região de Colchani perfeitos para quem quer ter uma experiência mais completa em um dos lugares que considero mais mágicos no mundo.
Além da excelente localização, o café da manhã é super elogiado, o restaurante tem um cardápio variado, com pratos locais e da culinária internacional. O atendimento é sempre muito especial, porque eles fazem de tudo para nos agradar. Os quartos são ótimos e as esculturas de sal nas paredes tão um toque especial.
Hotel Palacio de Sal
Como você pode imaginar, o Hotel Palacio de Sal tem uma das melhores estruturas da região de Uyuni e, por isso, vale cada centavo. Ele é uma verdadeira joia em pleno Salar e eu posso recomendá-lo tranquilamente para qualquer tipo de viajante, mas eu acho que ele é ainda mais perfeito para casais em uma viagem especial.
Tudo é impecável. Desde a recepção até o conforto dos quartos, que são amplos e muito bem limpos, com camas grandes e roupa de cama excelente. O café da manhã tem muitas variedades e a área da piscina é super interessante. É um excelente lugar para ficar em Uyuni.
Casa de Sal
No Centro de Uyuni, o Casa de Sal tem uma avaliação super alta, sinal de que agrada bastante em vários aspectos. Para começar, o atendimento é sempre muito elogiado e isso faz muita diferença. Os quartos são espaçosos, as camas são muito boas, os lençóis e as toalhas de banho também. O chuveiro é ótimo e tem água quente.
É uma boa oportunidade de ficar na área mais movimentada da cidade e ainda viver viver a experiência de dormir em um hotel de sal. O café da manhã é bom, com frutas, café, chá, suco de laranja, pão, queijo, presunto e omelete ou ovos mexidos. O suficiente!
Hotel Kachi De Uyuni
O Hotel Kachi de Uyuni não é grande, mas tem conforto e segurança, itens importantes para a nossa escolha, certo? Além disso, ele é sempre muito bem cuidado e higienizado – não se esqueça de que, em Uyuni, tudo é muito simples e os hotéis que escolhi estão acima da média.
Os quartos são super confortáveis, principalmente os quartos que tem uma salinha de estar. O atendimento é impecável, daquele tipo que nos fazer sentir em casa, sabe como é? É uma boa opção para ficar em Uyuni e não gastar muito, porque o custo-benefício é super interessante.
Almudena Suites Uyuni
O Almudena Suites Uyuni fica em um prédio novo, construído há pouco tempo e tudo é, igualmente, novo: dos móveis à decoração mais moderna e leve. A localização é excelente, a poucos metros da praça principal.
Os quartos são muito bons, práticos e sempre muito limpos e bem cuidados. As camas são ótimas e a roupa de cama e os travesseiros também. É uma boa ideia para quem quer aproveitar e bater pernas pelo Centro para conhece um pouco mais de Uyuni.
Hotel Jardines de Uyuni
Na mesma área, o Hotel Jardines de Uyuni é outra grande escolha para ficar em Uyuni. É um hotel excelente, com sistema de calefação funcionando perfeitamente – isso é indispensável em Uyuni independentemente da estação do ano.
Os quartos são bons, decorados no estilo andino e são muito bem cuidados. Os banheiros também são ótimos e o chuveiro tem água quente. O café da manhã é bem servido, sempre com muitas variedades. A piscina é aquecida e maravilhosa. Por isso tudo, vale a pena da uma olhada com calma neste hotel.
Cristales Joyas de Sal
O Cristales Joyas de Sal vai agradar a quem procura um bom lugar para ficar em Uyuni, mas precisa economizar umas pratas. Então, fique de olho neste hotel porque o custo-benefício é muito interessante.
A localização é boa, apenas algumas quadras da praça principal, perto de tudo. Os quartos são simples, mas silenciosos e bem cuidados. O atendimento é bastante elogiado e se precisar de ajuda, pode falar com o pessoal da recepção.
Hostal Cagnapa Restobar
Também na faixa mais econômica, o Hostal Cagnapa Restobar é uma pousadinha bem aconchegantes com a cara de Uyuni. Os quartos e todas as áreas estão sempre limpos e bem arrumados, exaltando as cores fortes da decoração andina.
A localização também é boa, com acesso fácil a qualquer lugar do Centro com poucos minutos de caminhada. Por último, mas não menos importante, os funcionários são muito gentis e agradáveis. Isso, de fato, faz muita diferença.
Le Ciel D’Uyuni
Apesar de ser classificado como hostel, Le Ciel d’Uyuni não permite mais reservar apenas uma cama – será que foi uma mudança pós-pandemia? Porém, ele continua sendo uma das opções mais interessantes da cidade para quem não quer gastar muito e ter conforto como garantia.
O atendimento na recepção é muito elogiado, os quartos são muito confortáveis, com camas ótimas. O café da manhã é bom, com o suficiente para nos dar energia para começar o dia. Outro ponto positivo é a localização, do lado da praça principal.
La Maison Martinet
Quem procura um lugar com um pouco mais de privacidade, pode escolher um dos apartamentos do La Maison Martinet. Eles ficam de frente para a praça central, onde está tudo o que você precisa para passar seus dias na cidade.
Não espere encontrar apartamento perfeitos, super confortáveis e com tudo funcionando impecavelmente. Todos são unidades simples de um negócio familiar que pode ser uma opção para quem não quer ficar em hotel ou pousada. Então, é importante avaliar antes de decidir onde ficar em Uyuni.
Faixas de preço em Uyuni
Agora que você já viu as minhas opções preferidas – não só as minhas, mas as de muita gente também – é hora de dar uma olhada nos preços antes de decidir onde ficar em Uyuni.
No mapa acima estão todas as opções de hospedagem da cidade, especialmente as do Centro. Para saber mais, você só precisa clicar nos pins azuis e pronto.
Informações Básicas
Visto
Brasileiros não precisam de visto para entrar e permanecer no país por até 90 dias. Esse prazo pode ser estendido por mais 90 dias.
Documentos
Você pode usar o passaporte, com validade de seis meses, ou a carteira de identidade, emitida há menos de dez anos.
Dinheiro
A moeda oficial é o boliviano, representado pela sigla BOB. Veja como usar seu dinheiro na Bolívia.
Vacinas
A vacinação contra febre amarela é obrigatória. Veja como emitir o Certificado Internacional de Vacinação.
Informações sobre covid-19
Desde 31 de julho de 2023, não há restrições para entrada na Bolívia. Isso significa que não é mais necessário apresentar comprovante de vacinação ou testes de covid-19.
Veja mais dicas da Bolívia
Ficou mais fácil planejar sua viagem? Se tiver alguma dúvida é só deixar sua pergunta nos comentários que eu respondo.
Se preferir, pode falar comigo no Instagram: @altiermoulin. Agora, aproveite para ver outras dicas da Bolívia.
Respostas de 15
Da sim, eu fiz isso em uma das vezes que visitei o Salar.
Aproveite, Carlos!
Um abraço.
Olá. Ficarei quatro dias em La Paz e quero aproveitar um dos dias pra ir ao Salar. Acha que dá certo? vou de manhã e volto à noite?
Pagou quanto no ônibus e o que estava incluso?
Oi, Jordan.
Santa Cruz fica bem longe de Uyuni. :/
Um abraço.
chegando em santa cruz dia 1 ás 16h e com passagem de volta para 5 ás 08h dá tempo de fazer esse passeio?
Oi, Camila.
Não dá para fazer em um dia.
A viagem de um dia só é possível do lado boliviano.
Um abraço.
Bom dia!!!
Eu tenho poucos dias para fazer essa viagem e teria que partir de Atacama até o deserto de sal. Essa viagem de um dia seria possível partindo do Atacama? Tenho que partir de lá e retornar para lá.
Oi, André.
Essa viagem é feita por uma região de desertos, onde o sinal de GPS oscila muito.
Já ouvi relatos de pessoas que fizeram a viagem, mas isso exige muito planejamento.
Acho que é possível sim.
Um abraço.
Olá Altier,
Tira uma dúvida, vc indica dirigir de atacama até a cidade de uyunir?
Oi, Flavia.
Achei o serviço prestado pelo guia muito ruim. Ele era motorista e guia, mas não explicava nada, a não ser que eu perguntasse e sempre com muita má vontade.
Um abraço.
Ola Altier,
Vou em abril com meu esposo e estou conversando com a empresa Estrela Dell sur.No post Vc falou que não recomenda,poderia explicar o motivo? Agora fiquei com o pé atras.
Oi, Letícia.
Isso mesmo, fui duas vezes à Bolívia. Todas em janeiro.
Em março, há chance de não ter mais o efeito do espelho, mas tudo depende de como serão as chuvas na estação anterior.
Olha, não tive problemas com a altitude, mas muita gente tem.
Se quiser ir com sua mãe, vá subindo gradativamente para se adaptarem melhor à altura.
Depois que encontrei um casal com mais de 80 anos fazendo a trilha no Atacama, percebi que tudo é questão de querer e de se organizar pra isso.
Um abraço e ótima viagem para vocês.
Olá Altier tudo bem?
Obrigada pelo relato e pelas lindas fotos, estão me ajudando mto a programar minha viagem para a Bolívia! estou cada vez mais animada!
Mas deixa te perguntar, que mês vc foi para o Uyuni? (vc foi 2x né? passeio de 1 dia e outra ocasião de 3 dias certo?), quero mto ver o salar espelhado, estou pensando em março…
Vc sofreu com a altitude? estou planejando levar minha mãe, e ela é senhora 65 anos mto bem de saúde…mas todo cuidado é pouco né, vc chegou a ver senhoras/senhores por lá?
Abraço!
Oi, Vanessa.
Provavelmente, é porque você está confundindo algumas coisas.
O passeio de um dia no Salar é exatamente como eu descrevi no texto.
Se não mencionei as lagunas, os termas e etc, é porque o passeio não contempla isso. 🙂
Você só vei ver esses atrativos se fizer a viagem de três dias.
Espero ter ajudado,
Um abraço.
Altier. .porque todos os blogs q leio..não diz os pontos inclusos no roteiro de 1 dia ..no salar? É possível fazer laguna colorada, termas, salar, e hotel de sal..no tour de 1 dia? Grata Vanessa